Skip to content

Mix de produtos: 3 dicas para ganhar mais com seu mix

mix de produtos

Com a economia em baixa está sendo um grande desafio para os empreendedores manter os negócios financeiramente estáveis e garantir a continuidade no mercado, sendo assim as empresas estão adotando diversas estratégias para redução de custos e aumento de faturamento, tentando manter-se competitivas no mercado, então como aumentar o faturamento utilizando mix de produtos?

Uma excelente estratégia para auxiliar no incremento do faturamento é oferecer aos clientes um mix de produtos que realmente atenda às necessidades do consumidor.

No entanto, apenas ofertar um mix de produtos combinado não vai satisfazer as necessidades do cliente, ele deve ser escolhido de forma estratégica, levando em consideração as expectativas do cliente.

Veja a seguir, 3 dicas para aumentar o faturamento através do mix de produtos!

Fazendo a escolha correta do mix de produtos

A escolha do mix de produtos ofertado é de vital importância para o sucesso das vendas. O primeiro passo para definir um mix eficaz é escolher produtos estratégicos de forma segmentada para cada perfil de cliente, satisfazendo todas as necessidades do público alvo.

Para auxiliar na definição dos melhores produtos, escolha aqueles com maior rotatividade de vendas e os que possuem maior margem de lucro.

Crie dependências entre os produtos, de forma que a utilização do produto principal torne necessário a utilização de um produto acessório, como por exemplo em uma loja de tintas onde o produto principal é a própria tinta, porém para realizar a pintura é necessário utilizar um rolo, uma bandeja e uma trincha.

Tenha cuidado para não exagerar na quantidade de produtos pois um mix muito grande representa uma despesa alta para o seu negócio.

 

Treinamentos e capacitações para a equipe

Independente do segmento em que a empresa esteja inserida conhecer os atributos e características do mix de produtos é de fato a forma mais eficaz para vender, porém isto não é suficiente para a empresa manter-se sólida em meio à maior crise financeira já registrada no país.

Deve ser elaborada uma estratégia onde seja possível entregar ao cliente soluções e não apenas produtos, sendo assim muitas empresas investem em treinamentos para capacitar as equipes e formar consultores, o que proporciona ao colaborador um amplo conhecimento e aos clientes maior segurança na tomada de decisões.

Os treinamentos devem ser constantes e são essenciais para entregar um bom atendimento, garantindo qualidade e confiança aos clientes. Não deixe de investir em capacitações.

 

Impulsionando as vendas com o mix de produtos

Desenvolva campanhas e ações promocionais para promover o mix, com a equipe comercial quanto com clientes, utilizando estratégias em conjunto é possível obter excelentes resultados.

Defina os objetivos por produto e ticket médio, este processo pode ser facilitado através da Curva ABC de Produtos que apresenta a participação de vendas de cada produto do mix e através dos indicadores de faturamento onde será possível calcular o ticket médio.

Leia mais sobre metas, curva ABC e ticket médio em nosso artigo: Como vender mais utilizando metas no varejo. Analise a carteira de clientes e direcione a equipe de vendas para os clientes com potencial de crescimento, assim como os produtos para cada perfil.

Por fim, acompanhe os resultados de forma constante e garanta o aumento do faturamento da sua loja!

Para o empresário alcançar este nível de gestão é necessário que o comércio possua um sistema eficiente, que proporcione a gestão inteligente da carteira de clientes e produtos.

Conheça o TED, que atua há mais de 10 anos entregando soluções de gestão com qualidade. Gostou do nosso post? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência conosco.

 

Saiba Mais

Contudo, caso queira entender mais sobre o assunto, leia esse artigo disponibilizado pela SEBRAE.

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *