4 Dicas para criar promoções de sucesso para sua loja

No varejo normalmente trabalhamos com centenas ou até milhares de produtos e muitos destes produtos ficam parados no estoque por muito tempo, pois não recebem a atenção necessária para gerar demanda de vendas.

Para aumentar a rotatividade dos produtos e consequentemente o faturamento, vamos apresentar 4 dicas para elaborar promoções de sucesso no varejo.

1º - Definir os objetivos e público alvo da ação promocional

Para iniciar o desenvolvimento de qualquer promoção o primeiro passo é definir objetivos da campanha: aumentar carteira de clientes, faturamento, mix de produtos vendido.

A estratégia a ser desenvolvida precisa ser específica para cada objetivo, sendo analisado os resultados atuais e definido o percentual de crescimento necessário.

Assim como os objetivos deve ser escolhido o público alvo: gêneros, idades, canais de vendas, etc.

Após a definição dos objetivos e público alvo é possível desenvolver ideias de promoções.

2º - Desenvolver as ideias de promoções

Próximo passo é realizar análise de investimento necessário, ou seja, quanto será disponibilizado para publicidade e propaganda, qual o percentual de descontos será aplicado nos produtos em promoção, entre outros.

Com estas definições podemos desenvolver a ação promocional, portanto seja criativo e desenvolva uma ação que agregue valor ao consumidor.

A seleção dos produtos deve ser realizada com cuidado, analise o histórico de vendas dos meses anteriores assim como o histórico do ano anterior e utilize com parâmetro para a seleção dos produtos.

Procure selecionar produtos que estão parados no estoque mesclando com produtos de alto giro, pois desta forma além de garantir resultados positivos no faturamento é possível impulsionar as vendas de produtos de baixa rotatividade.

Lembre-se que para as promoções serem bem-sucedidas devem apresentar ao consumidor benefícios concretos, portanto pense como se fosse o próprio consumidor.

Não esqueça de estipular a vigência e como será divulgado para os clientes!

3º - Acompanhar o andamento e medir os resultados

O andamento de qualquer ação promocional deve ser acompanhado como o mesmo empenho despendido nas fases de elaboração, garantindo que os resultados sejam atingidos e que todos os envolvidos estejam engajados com os processos.

Este acompanhamento deve ser realizado com periodicidade diária, semanal e/ou mensal, dependendo do tempo de duração da ação promocional.

Ao término de qualquer promoção é necessário medir os resultados obtidos, comparando as vendas realizadas durante a promoção com os dados analisados no planejamento.

Assim você define o sucesso ou fracasso da ação promocional.

Os passos apresentados podem ser aplicados em qualquer empresa do varejo.

O segredo para ter sucesso nas ações promocionais é entregar valor e garantir a satisfação do consumidor.

4º - Automatize a criação das promoções para sua loja

A criação de promoções e ofertas no varejo é, sem dúvida, uma medida que traz resultados comprovados para aumentar o faturamento e reduzir produtos “encalhados” no estoque.

Utilizar ferramentas que identifiquem os produtos com baixo giro, integrado a sistemas de venda e caixa que aplicam o desconto da promoção de forma automática, traz muitas vantagens para estabelecimentos que querem melhorar seus processos, reduzir erros, elevar a satisfação dos seus clientes e aumentar o faturamento.

Um bom sistema de gestão deve possuir funcionalidades que automatize as promoções, devendo respeitar as condições da oferta no momento da venda, como por exemplo: quantidade mínima, valor minimo, kits de produtos, forma de pagamento específica, período limite da oferta.

O Sistema de Gestão TED vem sendo implementado com sucesso em empresas que querem melhorar suas ações promocionais, podendo ser utilizando em lojas físicas ou até mesmo virtuais.

Espero que você tenha gostado deste artigo e que ele possa colaborar para uma melhor gestão da sua empresa.

Comente abaixo o que você achou destas dicas. Até a próxima.

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