Skip to content

Controle financeiro: 5 dicas para manter sua loja organizada

controle financeiro

A gestão financeira quando mal planejada ou desorganizada, causa dor de cabeça ao empresário, deixando a saúde financeira da empresa instável. Diante destes problemas, elaboramos 5 dicas que vão ajudar a sua empresa manter o controle financeiro no varejo organizado.

Não misture pessoa física e pessoa jurídica

Um erro grave é misturar as contas pessoais com as empresariais, isto prejudica a apuração das finanças, pois não é possível analisar os resultados empresariais. O correto é definir um pró-labore para os sócios e separar as naturezas físicas e jurídicas.

 

Registre todas as movimentações para melhorar seu controle financeiro

Existem diversas formas para organizar as finanças, tanto em planilhas quanto sistemas, porém é imprescindível que todas as movimentações de entradas e saídas sejam registradas.

 

Fique atento aos prazos

Uma das rotinas mais importantes no setor financeiro é estar ciente dos prazos, portanto utilize uma agenda para controlar as datas das obrigações, pois assim como os pagamentos podem não estar organizados, os recebimentos dos seus clientes podem atrasar, gerando um caos nas finanças da empresa.

 

Defina centros de custos em sua empresa

Assim, com a utilização de centros de custos é possível dividir a empresa em departamentos, separando as receitas e despesas oriundas de cada setor. Desta forma podemos obter uma visão financeira simplificada e objetiva de cada departamento, identificando facilmente os gargalos financeiros e investimentos necessários por setor.

 

Melhore o controle financeiro contabilizando as tarifas bancárias

Quase todas as transações bancárias são cobradas tarifas pelas instituições financeiras, portanto é necessário que estas tarifas sejam contabilizadas, para serem incorporadas na formação dos custos e para barganhar vantagens com as próprias instituições, ou até mesmo encontrar soluções com menores taxas.

Portanto, quando a empresa consegue atingir a maturidade financeira é possível visualizar de forma clara as suas receitas e despesas, o que facilita a tomada de decisão, podendo programar-se para novos investimentos e projetos com os riscos calculados.

Isto é, sabemos que o processo da gestão financeira não é fácil, com isso desenvolvemos o sistema TED, que atua no varejo ajudando as pequenas e médias empresas a controlarem suas finanças de forma descomplicada. Se a sua empresa necessita de um sistema de gestão para o varejo, conheça o TED!

 

Saiba Mais

Caso queira saber mais sobre o assunto, veja esse documento e acesse um “Caderno de gestão financeira” disponibilizado pelo SEBRAE.

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *