5 dicas para você melhorar o controle do estoque

Melhorar o controle do estoque, mantendo organizado, devidamente controlado, onde se sabe exatamente quais mercadorias entraram e saíram ao longo do dia, da semana e do mês é fator fundamental para que se tenha eficiência nas vendas e se evite prejuízo, seja por excesso ou falta de produtos.

Assim como em vários outros setores, investir em tecnologia é um caminho que deve ser seguido pelo varejo.

Digitalizar o estoque, contar com softwares criados especialmente para atender o comércio em diferentes segmentos, seja varejo, moda, calçado ou material de construção, por exemplo, tornam uma empresa muito mais preparada para crescer, se desenvolver e superar a grande concorrência.

O objetivo do controle de estoque é informar, de forma objetiva, clara e precisa, as quantidades de cada item existente.

Quando esse processo é realizado de forma eficaz e profissional, não haverá dúvidas ou enganos que podem causar prejuízos, como situações em que quantidades reais de um determinado item não batem com aquilo registrado no sistema.

Veja abaixo cinco dicas importantes de como melhorar o controle de estoque e se manter cada vez mais competitivo no mercado.

Conte com um sistema de gestão

Invista em um sistema informatizado que atenda às necessidades do seu segmento de atuação.

Com uma ferramenta criada para o seu tipo de produto ou mercadoria, você conseguirá organizar o seu estoque de forma mais completa, atendendo às suas reais necessidade e conforme o seu volume de entrada e saída de itens.

A tecnologia será fator primordial nesse contexto. Atualmente, existem sistemas informatizados capazes de organizar todos os detalhes de cada produto, da forma mais eficiente possível, facilitando essa gestão e minimizando falhas.

controle de estoque

Além disso, alguns softwares contam com funcionalidades práticas especiais, como alertas para a validade de itens perecíveis que estão estocados ou ainda automatização de regras de estoque, como os itens que entram primeiro devem sair primeiro do estoque.

Faça inventários periódicos para melhorar o controle do estoque

Fazer inventários periódicos de forma eletrônica, por meio do código de barras, é outra dica importante.

Esse tipo de procedimento evita erros de identificação e a boa acuracidade do estoque, garantindo ganho de velocidade e rapidez no acerto do estoque quando for identificada alguma divergência.

O inventário é uma lista detalhada de bens e materiais disponíveis em estoque que são armazenados por uma empresa.

Dependendo do tamanho do seu negócio e do seu material estocado, pode compensar a terceirização do inventário, o que também agilizará o andamento dos trabalhos.

Não pule processos

É preciso lançar as entradas e saídas de estoque, vendas ou qualquer outra movimentação no sistema.

Somente dessa forma será possível um controlar com total precisão seu estoque.

Sem esse registro inicial, nem mesmo os melhores softwares darão conta de apresentar os relatórios corretos, fazendo realmente o controle de tudo que está chegando e saindo de sua loja.

controle de estoque

Padronize as descrições dos produtos

Crie um padrão bem claro para descrever de cada item no sistema informatizado para que se evite confusões sobre o que está ou não disponível para venda no estoque.

É importante utilizar uma ficha de controle de produtos objetiva, completa e esclarecedora.

Como esse padrão e uma descrição minuciosa, é possível saber exatamente qual é o item sem precisar ir pessoalmente até o estoque para conferir.

Esse procedimento facilita e agiliza as operações.

Não exagere nas compras

Ter um estoque enxuto facilita a organização e o controle, evita desperdícios além de permitir que se trabalhe com áreas menores para armazenamento.

Os comércios que trabalham com produtos sazonais devem prestar ainda mais atenção nessa dica, já que a compra em excesso desses itens pode significar prejuízo certo.

Ter uma relação próxima com o fornecedor pode ajudar na manutenção do estoque reduzido, já que pode facilitar a obtenção dos produtos em prazos mais curtos, evitando a falta dos mesmos.

Vantagens de melhorar o controle do estoque

Como já foi relatado nesse artigo, uma boa gestão de estoque evita desperdícios, garante processos mais rápidos, eficientes e, consequentemente, mais rentáveis para o varejo.

gestão de estoque tedsys

Veja mais algumas vantagens contratar um sistema para melhorar o controle do estoque digital:

Sem erros: softwares não erram, seja por cansaço ou distração, como acontece com o ser humano, por isso a possibilidade de perdas ou registros equivocados é nula.

Rapidez: sistemas executam as tarefas de forma automática e mais rápida do que de forma manual. Dessa forma, a equipe de trabalho fica livre para a realização de outros serviços que podem ser mais importantes e necessários para o crescimento do negócio.

Economia de recursos: Com um setor mais eficiente, preciso e livre de erros, os lucros aumentam e o custo para execução das atividades tende a ser mais barato.

Posts Recomendados

No comment yet, add your voice below!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *