4 Dicas para criar promoções de sucesso para sua loja
No varejo normalmente trabalhamos com centenas ou até milhares de produtos e muitos destes produtos ficam parados no estoque por muito tempo, pois não recebem a atenção necessária para gerar demanda de vendas ou são pouco envolvidos em ofertas, o que reduz as chances de promoções de sucesso para sua empresa.
Para aumentar a rotatividade dos produtos e consequentemente o faturamento, vamos apresentar 4 dicas para elaborar promoções de sucesso no varejo.
1º - Definir os objetivos e público alvo da ação promocional
Para iniciar o desenvolvimento de qualquer promoção o primeiro passo é definir objetivos da campanha: aumentar carteira de clientes, faturamento, mix de produtos vendido.
A estratégia a ser desenvolvida precisa ser específica para cada objetivo, sendo analisado os resultados atuais e definido o percentual de crescimento necessário.
Assim como os objetivos deve ser escolhido o público alvo: gêneros, idades, canais de vendas, etc.
Após a definição dos objetivos e público alvo é possível desenvolver ideias de promoções.
2º - Desenvolver as ideias de promoções de sucesso
Próximo passo é realizar análise de investimento necessário, ou seja, quanto será disponibilizado para publicidade e propaganda, qual o percentual de descontos será aplicado nos produtos em promoção, entre outros.
Com estas definições podemos desenvolver a ação promocional, portanto seja criativo e desenvolva uma ação que agregue valor ao consumidor.
A seleção dos produtos deve ser realizada com cuidado, analise o histórico de vendas dos meses anteriores assim como o histórico do ano anterior e utilize com parâmetro para a seleção dos produtos.
Procure selecionar produtos que estão parados no estoque mesclando com produtos de alto giro, pois desta forma além de garantir resultados positivos no faturamento é possível impulsionar as vendas de produtos de baixa rotatividade.
Lembre-se que para as promoções terem sucesso devem apresentar ao consumidor benefícios concretos, portanto pense como se fosse o próprio consumidor.
Não esqueça de estipular a vigência e como será divulgado para os clientes!
3º - Acompanhar o andamento e medir os resultados
O andamento de qualquer ação promocional deve ser acompanhado como o mesmo empenho despendido nas fases de elaboração, garantindo que os resultados sejam atingidos e que todos os envolvidos estejam engajados com os processos.
Este acompanhamento deve ser realizado com periodicidade diária, semanal e/ou mensal, dependendo do tempo de duração da ação promocional.
Ao término de qualquer promoção é necessário medir os indicadores e os resultados obtidos, comparando as vendas realizadas durante a promoção com os dados analisados no planejamento.
Assim você define o sucesso ou fracasso da ação promocional.
Os passos apresentados podem ser aplicados em qualquer empresa do varejo.
O segredo para ter sucesso nas ações promocionais é entregar valor e garantir a satisfação do consumidor.
4º - Automatize a criação das promoções de sucesso para sua loja
A criação de promoções e ofertas no varejo é, sem dúvida, uma medida que traz resultados comprovados para aumentar o faturamento e reduzir produtos “encalhados” no estoque.
Utilizar ferramentas que identifiquem os produtos com baixo giro, integrado a sistemas de venda e caixa que aplicam o desconto da promoção de forma automática, traz muitas vantagens para estabelecimentos que querem melhorar seus processos, reduzir erros, elevar a satisfação dos seus clientes e aumentar o faturamento.
Um bom sistema de gestão deve possuir funcionalidades que automatize as promoções, devendo respeitar as condições da oferta no momento da venda, como por exemplo: quantidade mínima, valor minimo, kits de produtos, forma de pagamento específica, período limite da oferta.
O Sistema de Gestão TED vem sendo implementado por empresas que querem criar promoções de sucesso e lucrarem mais, podendo ser utilizando em lojas físicas ou até mesmo virtuais.
Espero que você tenha gostado deste artigo e que ele possa colaborar para uma melhor gestão da sua empresa.
Comente abaixo o que você achou destas dicas. Até a próxima.

O time de Marketing da Tedsys é responsável por conectar tecnologia de ponta a empreendedores do varejo, ajudando-os a alcançar novos patamares de eficiência e resultados. Com foco em estratégias de comunicação, criação de conteúdo relevante e ações voltadas para o sucesso dos clientes, o Marketing Tedsys trabalha para destacar soluções inovadoras e práticas que transformam a gestão empresarial.