8 estratégias para lidar com o estoque excedente no setor varejista

Sempre chega um momento em que é preciso reorganizar seu negócio e avaliar o que fazer com o estoque excedente. Manter um estoque excedente por muito tempo pode prejudicar os varejistas, e você não pode ficar preso a prateleiras estagnadas. Com os dados corretos e boas estratégias, você pode identificar o estoque excedente e lidar com ele sem perder todo o seu investimento. Para ajudá-lo a começar a atualizar seu estoque, vamos abordar:

  • A importância de identificar quando sua loja está com estoque excedente
  • Estratégias para lidar com o estoque excedente, como promoções, descontos e vendas

Sabemos que gerenciar um estoque pode não ser uma tarefa fácil, e estamos aqui para guiá-lo nesse processo de gerenciamento de estoque excedente.

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Quando o estoque é considerado obsoleto?

O estoque é considerado obsoleto quando está no final de seu ciclo de vida do produto. Em outras palavras, seu estoque obsoleto é tudo aquilo que não está mais vendendo. O estoque excedente impacta negativamente a taxa de giro do estoque.

Por que é prejudicial ter um estoque excessivo?

Ter um estoque excessivo pode ser um sinal de um gerenciamento inadequado de produtos. Isso significa que você pode estar comprando em excesso. Manter um estoque excessivo acarreta quatro principais custos:

  • Custo de capital: é o custo total dos itens do estoque, ou seja, o preço de compra.
  • Custo de espaço de armazenamento: refere-se ao custo do espaço de armazenamento que abriga seu estoque, como um armazém ou armazenamento adicional fora de sua localização física.
  • Custo de serviços do estoque: inclui impostos e custos de seguro do estoque.
  • Custo de risco do estoque: trata-se do risco de seu estoque depreciar em valor. O custo corresponde à receita perdida que você esperava obter com esse estoque, mas que pode não ser alcançada caso ele não seja vendido rapidamente o suficiente.

Quando você compra em excesso e vende menos do que o esperado, você compromete o fluxo de caixa com esses quatro custos. Quando isso acontece, você não consegue atualizar suas prateleiras com novos produtos. Os clientes logo perceberão que você não tem nada novo a oferecer e começarão a visitar sua loja com menos frequência. É verdade que também é prejudicial não ter estoque suficiente. Prateleiras vazias não oferecem nada novo aos clientes, assim como prateleiras estagnadas. A chave está em ter estoque suficiente, pedindo apenas o necessário e sendo proativo ao lidar com o estoque antigo ou excedente, possivelmente por meio de uma liquidação de estoque. Ao encontrar o equilíbrio certo na gestão do seu estoque, você evita os problemas decorrentes do excesso ou da falta de estoque. Isso garante que você possa atender às necessidades dos clientes, mantendo suas prateleiras atualizadas com produtos novos e atraentes, ao mesmo tempo em que otimiza seu fluxo de caixa.

Sobre liquidação de estoque

A liquidação de estoque é o processo de transformar seu estoque em ativos líquidos, ou seja, dinheiro. Geralmente associada ao fechamento de empresas, as táticas de liquidação de estoque também podem ser usadas para vender estoque obsoleto e excedente, permitindo que você adquira novos produtos para venda. A liquidação de estoque requer um pouco mais de trabalho do que apenas reduzir o preço e considerar o trabalho feito. Através da liquidação de estoque, você pode recuperar parte do valor investido em produtos que não estão vendendo adequadamente, liberar espaço físico e recursos financeiros para investir em itens mais populares e atualizados. É uma estratégia eficaz para minimizar as perdas e manter seu negócio em movimento.

Como gerenciar o estoque excedente

O estoque excedente não é ideal, mas se você o possui, é necessário lidar com ele. Antes de tomar grandes decisões, você precisa ter uma forma de medir o seu estoque excedente.

O sistema Tedsys possui relatórios de desempenho de estoque que podem esclarecer qualquer dúvida sobre estoque excedente que você possa ter.

Vamos supor que você pesquise um produto nos relatórios de estoque e perceba que ele esteja parado por um longo período de tempo; nesse caso, pode ser que você esteja estocando em excesso esse item específico. Uma vez identificado o estoque excedente, existem várias estratégias que você pode adotar para gerenciá-lo.

Lembre-se de monitorar regularmente o desempenho do seu estoque e ajustar suas estratégias conforme necessário. Gerenciar o estoque excedente de forma eficaz ajudará a liberar espaço, reduzir custos e melhorar a saúde financeira do seu negócio.

8 maneiras de movimentar o estoque excedente

Agora que você executou o relatório de estoque, é hora de agir com base nos seus dados. A boa notícia é que o estoque excedente não precisa ser uma perda imediata. Existem maneiras de obter algum tipo de retorno com ele.

1 – Transfira seu estoque excedente para outras localidades

Uma loja pode ter um estoque excedente de um determinado item, enquanto esse mesmo produto pode estar com baixo estoque em outra localidade. Analise os níveis de estoque em várias lojas e veja se é possível transferir os produtos excedentes para outras localidades.

Mesmo que você não consiga movimentar todo o seu estoque excedente dessa forma, terá a chance de vender parte dele sem precisar oferecer descontos ou doá-lo.

2 – Ajuste a forma como você apresenta e precifica seu estoque excedente

A disposição de uma loja pode impactar como os clientes encontram (ou não encontram) os itens do seu estoque. É possível mover o estoque excedente para uma posição diferente na loja? Ou torná-lo mais proeminente na sua loja virtual? Você pode mudar a proximidade em relação a outros itens ou fornecer links para o estoque excedente nas páginas de produtos relacionados online? Aumentar a visibilidade para os visitantes também aumentará o potencial de descoberta de itens não vistos anteriormente.

Preste atenção nas análises de varejo e no fluxo de tráfego em sua loja para descobrir quais áreas são frequentadas pelos compradores. Utilize essas informações ao decidir onde colocar os itens de movimentação lenta.

Renove a vitrine, mova os produtos, crie sinalização nova e colorida e substitua etiquetas de preço desgastadas. Faça com que tudo fique novo para sua equipe e clientes – clientes que talvez nem tenham visto os itens na localização anterior.

Se você determinar que os clientes estão encontrando o produto sem problemas, mas mesmo assim ele não está sendo vendido, o próximo passo é verificar se há obstáculos para a compra. É nesse momento que podemos começar a considerar novas estratégias de precificação.

Experimente alterar os preços dos itens, seja por meio de um desconto, uma promoção ou apenas um preço mais baixo padrão. Você também pode agrupar os itens de movimentação lenta com produtos relacionados e populares por um preço mais alto, que ainda ofereça um desconto ao cliente.

Ao ajustar a forma como você apresenta e precifica seu estoque excedente, você pode atrair a atenção dos clientes, aumentar as vendas e maximizar o retorno do investimento.

3 – Ofereça descontos no estoque de movimentação lenta

Se as estratégias de remarketing ou reposicionamento não funcionarem, considere reduzir os preços do estoque excedente. Comece com algo pequeno, como 30%, e continue a oferecer descontos.

Você também pode intensificar essa tática criando um evento de venda. Que tal realizar uma venda relâmpago para dar um senso de urgência aos seus clientes? Ou, se você tiver uma grande quantidade de mercadorias que precisa se livrar, considere realizar um evento em toda a loja e procure atrair multidões para o seu estabelecimento.

Quanto maior o evento, melhor, pois a presença ou visualização de uma multidão implica em grandes ofertas e cria uma mentalidade de ‘se eu não comprar agora, não estará mais disponível’ e as vendas decolarão. A venda se torna mais sobre o evento do que sobre os descontos.

Considere oferecer promoções de “Leve dois, Pague um” ou descontos na compra de múltiplos itens

Como gerenciar o estoque excedente

Uma oferta de compra múltipla é um tipo de promoção de vendas que permite que os clientes comprem produtos com desconto se comprarem uma determinada quantidade ou valor. Promoções Leve Dois Pague Um e ofertas como “Compre 3 e leve 1 de graça” são alguns exemplos comuns de descontos na compra de múltiplos itens.

Esse tipo de promoção pode ser muito eficaz para movimentar o estoque excedente, especialmente se você estiver vendendo produtos commodities (como artigos de higiene pessoal ou suprimentos para o lar) ou mercadorias que são compradas em conjuntos (como roupas).

Ao oferecer descontos atraentes e promoções de compra múltipla, você pode estimular as vendas do seu estoque excedente, atrair mais clientes e otimizar o retorno do investimento.

4 – Ofereça o estoque de movimentação lenta como presentes

Alguns itens podem não despertar interesse suficiente por conta própria se estiverem há muito tempo na loja, mas isso não significa que o estoque excedente não possa ser valioso para o estabelecimento. Talvez você possa usá-lo para ajudar na fidelização do cliente, como na forma de um presente acompanhando outra compra.

Embora isso signifique que você não está recuperando o dinheiro gasto nos produtos em questão, você está construindo um sentimento positivo no cliente. E se você anunciar claramente uma promoção de “presente ao comprar” online e em sua loja, poderá convencer os visitantes e os curiosos a efetuar uma compra. Afinal, todo mundo gosta de ganhar produtos gratuitos.

Essa tática funciona melhor para itens de baixo custo. Você também pode oferecer brindes como incentivo para se inscreverem em sua lista de e-mails ou para aumentar o valor total de compras (por exemplo, “Gaste R$ 100  ou mais e ganhe uma bolsa grátis”).

Essa é uma das táticas que muitas lojas têm utilizado se descobrem que um determinado item é um “fracasso”, mas não tem um custo tão alto. O estoque excedente pode ser usado como brinde em sacolas de brindes de eventos, em troca de pessoas que se inscrevem em nossa lista de e-mails ou lista de SMS. Ao fazer isso, empresas estão transformando o custo do produto em uma despesa de marketing.

5 –  Faça uma doação beneficente com o estoque excedente

Alguns itens do estoque, que não conseguem despertar o interesse dos clientes, também podem ser úteis na forma de uma doação para organizações ou iniciativas locais. Dependendo do que você vende e do que deseja movimentar, equipes esportivas amadoras, cozinhas comunitárias, grupos de apoio ou outras organizações locais podem se beneficiar com a doação do estoque da loja.

Fazer uma doação beneficente do estoque excedente demonstra o compromisso da sua loja com a comunidade ao seu redor. Algumas doações beneficentes também podem ser dedutíveis de impostos, então é um ganho para o seu negócio e para a organização que você está apoiando.

 6 – Recicle seu estoque excedente

Se você tentou todas as maneiras possíveis de se livrar do estoque excedente e ainda tem itens indesejados em mãos, pode ser necessário arcar com o custo e reciclá-los.

Essa opção deve ser o último recurso. Você não recupera dinheiro e também não tem a oportunidade de recompensar seus clientes ou contribuir para a comunidade. Mas se você não teve sorte com nenhum dos outros métodos, é melhor liberar espaço de armazenamento para um estoque mais novo e fresco.

7 – Veja se é possível devolver ou trocar

Quando possível, devolva a mercadoria ao fornecedor em troca de crédito ou nova mercadoria. Se eles venderam um produto de baixa qualidade ou se o produto simplesmente não funcionou para o seu mercado, argumente para devolvê-lo. Apenas certifique-se de manter a mercadoria sem danos e na embalagem original. Seu fornecedor quer mantê-lo como cliente. Use essa relação a seu favor.

Se você tem um ótimo relacionamento com o fornecedor, definitivamente deve explorar essa opção.

Desenvolva relacionamentos sólidos com seus fornecedores, veja se eles permitem trocas. Eles não querem que os produtos fiquem parados por muito tempo na loja, e obviamente você também não. Então trabalhe em conjunto com seus fornecedores para encontrar uma solução.

8 – Venda-os em marketplaces online

Você pode tentar vender os itens em sites e marketplaces. Essa opção exigirá um pouco de tempo, pois você precisará criar páginas de produtos e fotografar cada item (se ainda não o fez), mas esses sites podem ser ótimas opções para ajudá-lo a vender o estoque excedente.

É importante observar que cada marketplace possui suas próprias regras e taxas, portanto, leia atentamente os detalhes antes de se inscrever.

Como evitar ter estoque excedente desde o início

A melhor maneira de lidar com o estoque excedente é tentar evitar o problema desde o início. Aqui estão algumas dicas rápidas para fazer isso:

Observe como os clientes interagem com sua mercadoria

Certifique-se de que está encomendando os produtos certos, levando em consideração as necessidades dos seus clientes. Converse com eles e observe seu comportamento para obter insights sobre quais itens serão vendidos.

Preveja a demanda

As empresas precisam colaborar com clientes e fornecedores para prever a demanda de forma mais precisa. Utilizar as vendas históricas é um elemento importante para a previsão da demanda.

As empresas também devem dar muita importância à gestão de estoque, concentrando-se nos produtos que têm maior movimentação e representam a maior parte da receita e dos lucros. Isso reduzirá significativamente o excesso de estoque.

Para que isso funcione, invista em um software de gestão de estoque que possa acompanhar métricas como giro de estoque e velocidade de venda. Saber coisas como a rapidez com que o estoque está sendo movimentado permite prever com precisão a demanda e evitar o excesso de estoque.

Comece conversando com a equipe de vendas para descobrir quais produtos são mais desejados, quais comentários foram feitos pelos consumidores e por que determinado produto não está sendo vendido.

Seja estratégico ao fazer pedidos

Uma boa regra a seguir é pedir quantidades menores para estilos não básicos. Não invista todas as suas fichas em uma pequena quantidade de produtos.

Ao adotar uma abordagem estratégica ao fazer pedidos, é importante considerar quantidades menores para estilos não básicos. A ideia é não investir excessivamente em uma grande quantidade de produtos que não sejam peças clássicas. Por exemplo, ao lidar com peças de moda mais temporárias ou de tendência, é recomendado pedir quantidades menores, como 5 ou 6 unidades.

Essa estratégia tem várias vantagens. Em primeiro lugar, ela mantém a loja atualizada e com uma sensação de frescor, já que os produtos “pop” são introduzidos e removidos rapidamente das prateleiras. Além disso, ao evitar grandes quantidades de produtos não básicos, você reduz a pressão para vendê-los rapidamente, evitando possíveis estresses.

A abordagem de pedir quantidades menores também permite uma avaliação mais precisa do desempenho desses produtos. Se eles obtiverem um bom desempenho e uma demanda significativa, você pode fazer novos pedidos para atender à procura. Por outro lado, se um determinado estilo não estiver tendo sucesso nas vendas, você não ficará com um estoque excessivo, minimizando o risco de sobras e perdas financeiras.

Veja se seus fornecedores podem enviar produtos diretamente aos clientes

Os comerciantes também devem procurar utilizar opções de envio direto (do fornecedor para o consumidor), para evitar manter estoques excedentes. Empresas que trabalham com um grande número de fornecedores com capacidade de entrega podem terceirizar esse serviço, fazendo com que terceirizados enviem os produtos diretamente aos consumidores. Isso permite que a empresa apresente e venda uma grande quantidade de produtos em seu site sem ter fisicamente o estoque da mercadoria.

Realize contagens de inventário regularmente

As contagens de inventário regulares permitem que você tenha controle sobre os níveis do seu estoque, para que possa antecipar movimentos de estoque. Se você perceber que certas quantidades de produtos não estão sendo vendidas, você pode agir mais cedo e colocá-las à venda antes que fiquem muito antigas ou percam o interesse dos clientes.

Um sistema como o Tedsys pode otimizar suas contagens de inventário, transformando seu dispositivo iOS ou Android em um poderoso dispositivo de contagem de estoque.

Ele permite que você e sua equipe realizem contagens de inventário completas ou parciais de qualquer lugar na loja. Você pode contar produtos simplesmente escaneando seus códigos de barras através do aplicativo.

Dê uma nova vida ao seu estoque excedente

Seu investimento em estoque pode render diversos tipos de valor, em termos de lucros, mas também em termos de marketing, relacionamento com clientes e com a comunidade. Ao enxergar as oportunidades tangíveis e as menos tangíveis, existem várias maneiras de fazer com que todos os seus investimentos sejam mais proveitosos, mesmo quando seu estoque fica empoeirado.

Não se esqueça de que, independentemente de como você escolha mover seu estoque excedente, é necessário consultar seu contador sobre as melhores práticas para reduzir ou baixar o valor do estoque.

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