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Como fazer o controle de estoque de loja física e virtual ao mesmo tempo

Não sabe como realizar o controle de estoque da sua loja física e/ou virtual? Está com o estoque encalhado? Há problemas para abastecer os diferentes canais de venda, impactando a experiência de compra do cliente? Qual é o seu giro de estoque?

Ainda assim é possível que existam inúmeras situações nas quais:

1) o estoque não é gerenciado;

2) há uma tentativa de controle, mas ineficiente; ou

3) nenhuma estratégia ou tecnologia são utilizadas para essa tarefa.

Seja você um lojista iniciante ou mais experiente, no entanto, sabe que é preciso melhorar o controle de estoque.

É um processo que depois de iniciado pode ser aperfeiçoado e deve ser monitorado constantemente, até mesmo para você identificar quais itens são da curva A, por exemplo – neste conteúdo saiba o que é Curva ABC e outras estratégias.

Agora vamos lá: você tem uma operação omnichannel? Um desafio é fazer o controle de estoque de ambas as lojas – física e virtual.

Esses e outros questionamentos serão respondidos neste conteúdo, onde você vai conhecer como a tecnologia e as diferentes estratégias e métricas podem ser os seus aliados para controlar o coração da sua operação, que representa a lucratividade da sua empresa: o estoque.

Quais as vantagens de um controle de estoque para a sua loja?

É possível observar por diferentes perspectivas. Do ponto de vista de vendas, um controle eficiente garante que você tenha a quantidade certa de estoque no lugar certo e na hora certa.

Em outras palavras, isso significa que você não vai perder boas oportunidades de vendas, além de estar preparado para eventuais trocas de produtos, caso o seu cliente solicite.

Uma boa experiência de compra auxilia na fidelização e recorrência desse comprador. Do ponto de vista financeiro, que na verdade está em todas as etapas, o controle de estoque serve também para evitar que você tenha um depósito cheio sem necessidade, com mercadoria encalhada.

Na prática, produto parado é capital estacionado. Além, é claro, de impedir perdas e desvios.

Quais as estratégias e melhores práticas para uma gestão de estoque?

Você já reconhece os problemas e para onde precisa ir para gerir com mais eficiência o seu estoque, mas como fazer isso?

Há algumas estratégias que podem ser trabalhadas – juntas ou separadas – para alcançar bons resultados. Vamos conhecer algumas delas?

Giro de estoque

Uma atividade fundamental é o cálculo de giro de estoque, que é uma fórmula para verificar a relação entre entrada e saída de mercadores do seu depósito.

O ideal é o equilíbrio, cujo ambiente não sofre com a falta nem com a sobra de produtos, em busca do estoque mínimo. Na prática, quanto menos tempo for necessário para girar o estoque, mais eficiente e rentável está a sua operação.

Anote a fórmula: é preciso dividir o número total de vendas pelo volume de estoque no período definido por você.

Por exemplo: você vende 10 mil unidades durante o período de um ano e seu volume médio de estoque é de 500 unidades. Logo, é preciso dividir 10.000/500, que resulta em 20 giros por ano.

GMROI

Um indicador importante para avaliar a capacidade da sua operação em transformar estoque em dinheiro acima do custo de estoque é o GMROI, que significa em inglês “Gross Margin Return On Investment”. Em português, quer dizer Retorno de Margem Bruta sobre o Investimento de Estoque.

Para encontrar o valor de GMROI, a fórmula utiliza o giro de estoque (mencionado acima) e a margem bruta, que é o preço de venda menos o preço de custo. Ou seja, a fórmula de GMROI inclui a margem bruta dividida pela média de estoque. 

Por exemplo, em um ano você teve uma margem bruta de R$ 50 mil, enquanto o estoque médio foi de R$ 100 mil no mesmo recorte de tempo. Basta então dividir 50/100 para chegar ao resultado de 0,5.

Conclusão: a cada R$ 1 investido no estoque do produto, resulta em R$ 0,50. Apesar de não ser uma regra tão engessada, o ideal é que o valor fique acima de R$ 1 para garantir o lucro com o seu estoque.

Custo médio

Também conhecido como preço médio ponderado, esse cálculo busca representar a média de gastos com a aquisição de cada produto, considerando ainda os impostos, o frete e eventuais demais despesas.

A fórmula do custo médio é a seguinte: Custo médio = (custo de compra x quantidade de itens) + (custo anterior do item x quantidade em estoque), dividido pela (quantidade da compra + saldo anterior no estoque).

FIFO

Em inglês, a sigla significa “First in, first out” (FIFO). Em português, “Primeiro a entrar, primeiro a sair” (PEPS).

Nessa estratégia, os produtos que estão há mais tempo parados terão prioridade no despacho até os clientes.

Dessa forma, ajuda a reduzir eventuais perdas ocasionados pela má gestão de estoque. Por essas características, o método FIFO tem grande utilidade para quem vende itens alimentícios ou até mesmo artesanais com vencimento a curto prazo.

Vantagens:

  • Não vai haver desperdício ou o envio de itens sem validade (ou próximos de estragar);
  • Não é necessário ter grandes estoques de produtos, reduzindo custos;
  • Maior rotatividade do estoque, o que contribui para uma melhor precificação;
  • Ajuda a agilizar a expedição de pedidos.

FEFO

Em inglês, a sigla significa “First expired, first out” (FEFO). Traduzindo para o português, “Primeiro a vencer, primeiro a sair”.

Bastante semelhante ao FIFO, mas com foco na validade dos produtos, sendo muito indicado para quem trabalha com qualquer tipo de item perecível, como alimentos, cosméticos, produtos químicos, entre outros.

É mais uma ótima estratégia para gerir o estoque, desde Centros de Distribuição a almoxarifado, e que serve tanto para quem possui loja virtual como física.

Vantagens

  • Identifica os itens que ficam sem condições de uso, contribuindo para um panorama de como isso afeta a empresa em relação a custos;
  • Com essa identificação, agiliza o encontro de mercadorias em bom estado;
  • Garante o envio de produtos em boas condições para os clientes.

LIFO

A sigla em inglês significa “Last In, First Out”, cuja tradução para o português é “Último que Entra é o Primeiro que Sai”.

Menos comum em relação ao FIFO e ao FEFO, é utilizado para estratégias distintas de venda. Por conta disso, as mercadorias precisam resistir ao tempo (o que exclui os perecíveis) e ter algum potencial para pico de saídas. 

Vantagens

  • Os produtos recém-chegados saem mais rapidamente, resguardando os itens com mais potencial de venda;
  • É ótimo para quem trabalha com modismos, como moda e decoração.

Análise ABC

Também conhecida como Regra 80/20 ou Análise de Pareto, o conceito serve para que você, lojista, identifique quais são os produtos mais lucrativos do seu estoque, contribuindo tanto na gestão do estoque como em estratégias de vendas. 

Os produtos da Curva A possuem alto valor de demanda, cuja representatividade no estoque é de 20%, mas de 80% no faturamento. Descendo um pouco, a Curva B é composta pelas mercadorias com médio valor de demanda (30% do estoque e 15% do faturamento).

No outro oposto, na Curva C os produtos representam 50% do estoque e 5% do faturamento. Para construir a Curva ABC com o seu estoque é preciso analisar informações sobre lucro e quantidade de vendas, por exemplo, ordenando os produtos com base nesses resultados. 

Just in Time

De origem japonesa, esse método de controle de estoque, a demanda é responsável por puxar todos os demais processos. Ou seja, é para possuir no estoque apenas as mercadorias que são necessárias em um determinado período e de acordo com a procura.

A principal vantagem, especialmente para quem produz, é a menor manutenção dos níveis de estoque. 

Just in Case

É a antítese do Just in Time. Em definição, aqui é melhor sobrar do que faltar para ter um estoque de segurança.

É mais indicado para quem ainda não possui informações suficientes para prever qual será a demanda por seus produtos. Entre as vantagens desse método está a possibilidade de ter uma grande quantidade de itens a pronta-entrega e para promoções.

Como controlar o estoque da sua loja física e virtual ao mesmo tempo?

homem analisando gráficos

Agora que você conhece fórmulas, métodos e métricas para gerir e avaliar o estoque, é preciso ir além: como conciliar esse controle quando há as operações física e virtual simultaneamente?

Apesar de mais complicado, há maneiras de realizar essa tarefa com eficiência.  A primeira parte você conheceu, que foram as estratégias acima, como a Análise ABC do seu estoque. Você agora reconhece quais mercadorias têm maior demanda e pode planejar suas compras dessa forma.

O levantamento do inventário é outro processo fundamental para realizar o cadastro dos seus produtos.  Além disso, você precisa conhecer os tipos de estoque. Ao entender como funciona cada um, terá uma ideia melhor de como gerir os estoques das lojas omnichannel.

Estoque compartilhado

Neste modelo, os mesmos produtos que são oferecidos nas vitrines físicas e virtuais dividem o mesmo espaço no depósito. O lado vantajoso do estoque compartilhado está na economia de recursos, tanto em relação ao espaço físico como no gerenciamento. 

Porém, exige uma atualização constante da entrada e saída dos produtos para garantir que os produtos adquiridos nas lojas efetivamente existam em estoque.

Estoque descentralizado

Há ainda a opção de separar os estoques das lojas físicas e virtuais, a fim de minimizar problemas no controle. De qualquer forma, o estoque descentralizado tem ainda outra função, que é o de possuir as mercadorias em diferentes locais para ganhar tempo na entrega.

A desvantagem é o maior custo por conta da existência de mais espaços físicos, além de exigir uma integração entre os estoques. Em qualquer modelo, controlar a entrada e saída será fundamental.

Estoque consignado

É indicado para quem quer estocar uma boa quantidade de mercadorias sem desembolsar muito dinheiro, de imediato. Ou seja, nesse modelo você garante uma reserva de produtos para não perder oportunidades de venda, além de inicialmente economizar.

Afinal, o que não for vendido volta ao fornecedor. A desvantagem está nos tipos de produtos, que podem representar a Curva C na Análise da ABC, ou seja, com menos rotatividade.

Há, ainda, outros tipos de estoque, como dropshipping, mas que envolvem uma relação mais terceirizada com a manutenção e entrega dos produtos.

Como um sistema de gestão pode otimizar o controle de estoque

O estoque está intimamente ligado à saúde financeira da operação e por isso exige tantos cuidados. É ruim possuir estoque demais ou de menos, é prejudicial vender um produto que não está disponível, entre outros problemas possíveis.

Felizmente a tecnologia surgiu para suprir essa demanda, especialmente aos lojistas que trabalham tanto no ambiente físico quanto no online.

Um sistema de gestão de controle de estoque vai permitir organizar com praticidade e até mesmo mais economia, pois por meio dele é possível acompanhar em tempo real os dados mais primordiais da sua operação.

Lembre-se que informação correta e veloz tem grande valor e é matéria-prima para as estratégias debatidas neste conteúdo.

Entre os principais benefícios de utilizar um sistema de gestão de loja está o aumento de produtividade do seu time, que foca mais na análise dos dados e no controle do que em um trabalho manual mais exaustivo e, consequentemente, mais suscetível a erros.

Além disso, outro ganho está na automação e eliminação de processos redundantes, culminando em menos erros e na prevenção de prejuízos. No mercado existem inúmeras soluções, mas você precisa identificar quais se encaixam melhor às suas necessidades.

Entre os critérios que devem ser observados estão as funcionalidades oferecidas, a integração com diferentes sistemas, o custo de contratação e manutenção e o quão complexo é a utilização dessa solução no dia a dia.

Saiba como a Tedsys pode te ajudar

Já pensou em ter um cadastro-mestre, que organiza os produtos conforme as características específicas de cada grupo de itens? Ou ainda possuir inventários inteligentes (totais ou parciais) que realizam todos os cálculos de entradas e saídas de forma automática, podendo ainda fiscalizar o estoque com a ficha kardex

Com a Tedsys é possível. E muito mais: múltiplos estoques, quantidades mínimas e máximas de mercadorias, além de um sistema integrado nativamente ao e-commerce por meio do WooCommerce.  

Você ainda pode testar gratuitamente a nossa ferramenta para depois analisar os diferentes planos e preços, que levam em conta os diferentes segmentos e necessidades.

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