Estoque encalhado: 9 dicas para não perder dinheiro

Quem possui negócios no varejo ou atacado, sabe que estoque encalhado é perda de dinheiro, ou seja, o gasto gerado na compra das mercadorias não é reposto no caixa e o investimento não gira.

E aqui, não estamos falando apenas do varejo físico. O varejo online ou, ainda, o omnichannel, enfrenta a mesma dificuldade para otimizar o giro de estoque. Temos esses dados em número, veja.

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), mostra que cerca de 30% das lojas tinham estoque de bens duráveis acima do adequado em comparação com o ritmo de consumo.

Na maioria das vezes uma das primeiras medidas, em uma situação dessas, é realizar inúmeras promoções para se livrar do estoque encalhado, não é mesmo?

Porém, criar promoções sem um planejamento prévio, é ainda mais arriscado. Por isso, apresentamos nesse artigo, 9 dicas desde a base do planejamento até tipos de promoções para que você não perca mais dinheiro com produtos no estoque encalhados. Confira!

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Estoque encalhado: A importância de manter uma boa gestão para evitar ou se livrar 

Ao invés de ter que solucionar um problema, melhor ainda é prever ou não ter esse problema, você não concorda?

Por isso, vamos começar do princípio. É preciso ter um bom inventário de estoque para conseguir mapear e analisar todos os produtos ali presentes.

Às vezes, alguns produtos não estão parados como você acha que estão, ou seja, a gestão do controle de entradas e saídas das mercadorias é que está ineficiente.

Para conseguir organizar e movimentar corretamente o estoque, deve-se sistematizar o processo de forma que ele permita:

  • Saber quais itens ainda tem no estoque e a quantidade de cada um;
  • Ter previsibilidade de vendas: saber qual produto vai faltar ou sobrar e programar a reposição;
  • Conhecer seu cliente: saber, através dos padrões de compra, quais os gostos e hábitos de consumo;
  • Além do controle diário, analisar relatórios periodicamente, para se ter uma visão geral da movimentação do estoque.
  • Contar com um processo de recebimento no qual irá se checar se os pedidos foram entregues corretamente;
  • Realizar inventários periódicos;
  • Definição estratégica de ofertas para saída dos produtos.

Ou seja, uma solução que se encaixa nesses quesitos e pode ajudar você, lojista, a otimizar seu controle de estoque, é ter um sistema de gestão integrado à sua loja física e/ou virtual.

Utilizar um sistema que permita a aplicação dessas práticas e garanta uma boa gestão empresarial e de estoque, com certeza, irá auxiliar na execução de um planejamento estratégico para o escoamento de produtos no estoque encalhados, dentre outras vantagens.

9 dicas para vender o produto que está no estoque encalhado

A seguir, mostraremos quais as boas práticas e principais dicas para se ter uma gestão de estoque eficaz e ainda conseguir se livrar dos produtos no estoque encalhados sem afetar de forma negativa seu capital. Confira.

1- Mantenha os relatórios gerenciais do estoque atualizados

Os relatórios gerenciais devem disponibilizar dados detalhados e precisos sobre cada produto.

O objetivo é que, através deles, você consiga: analisar quais produtos estão parados por mais tempo e por qual motivo; obter comparativos de venda de acordo com as promoções realizadas; definir períodos de compra; desenhar fluxo de entrada e saída; criar padrões e regras para organizar o estoque encalhado, etc.

2- No caso do varejo online: tenha descrições completas e claras sobre seus produtos

Descreva seus produtos e certifique-se que eles estarão expostos de maneira mais clara possível na sua loja virtual.

Algumas vezes, o produto pode ter ficado com informações incompletas e sem detalhes sobre como o seu produto funciona e diferenciais, por exemplo.

Por isso, a descrição de produtos pode ser uma grande aliada para evitar que o produto fique no estoque encalhado.

É uma boa prática que funciona como base para a criação de todos os seus anúncios de vendas online, auxiliando também, na pesquisa por palavras-chave feitas pelo consumidor.

3- Faça promoções frequentes para seus produtos 

Realizar promoções é uma medida eficaz para vender estoque encalhado e, melhor ainda, ela entrega resultados a curto prazo.

Para isso, você deve oferecer descontos reais em relação ao preço do produto, mas sempre de acordo com os limites de custo para não sair com prejuízo.

Determine, também, o período para manter a promoção ativa e divulgue nas suas redes sociais, e-mail marketing e site para atrair mais consumidores.

A seguir, listamos algumas das principais táticas de promoções para vocês utilizar nas suas vendas.

Atenção: não precisa aplicar todas as promoções de uma única vez. Estude caso a caso e qual melhor se aplica à real necessidade do seu empreendimento, ok?

  • Promoções relâmpago do estoque que está encalhado

As promoções relâmpago são conhecidas no ramo do varejo por serem úteis na motivação do cliente dando senso de urgência, mostrando que aquela promoção irá durar por pouco tempo, sendo assim, é uma oportunidade única para adquirir aquele produto.

E, claro, estabeleça um prazo real para a promoção. O consumidor não gosta de ser enganado.

  • Kits promocionais

Kits promocionais são uma boa estratégia e ainda oferecem a oportunidade do cliente conhecer e comprar, dentro do kit, outros dos seus principais produtos junto aos que estão parados no estoque.

Mas não esqueça de pensar estrategicamente. Os kits devem conter produtos complementares que façam sentido serem vendidos juntos.

A ideia é que, na compra de um kit, o consumidor tenha mais vantagens do que na escolha por um item apenas.

  • Liquidações do produto no estoque encalhado

As liquidações são métodos mais antigos e tradicionais de se realizar uma ação de marketing.

Esse método consiste em aplicar grandes descontos em produtos que estão encalhados no estoque.

Realizar esse tipo de promoção é uma luz no final do túnel e você pode até mesmo estabelecer um período de liquidações, acostumando o seu público de que, em determinada semana ou data específica, a sua loja disponibilizará os produtos por um preço menor.

  • Leve mais, pague menos

Esse tipo de promoção é ótimo para itens como cosméticos, produtos de higiene, roupas, dentre outros.

Assim como criar kit promocionais, leve mais, pague menos, segue quase o mesmo princípio, mas com a venda do mesmo tipo de produto. Vemos muito esse exemplo de promoção em supermercado, o consumidor compra 3 sucos e paga apenas o preço de 2.

  • Ofertas para segmentações dos seus clientes

Ofertas para clientes segmentados também é uma técnica importante para puxar um público específico para a sua loja (física ou virtual).

Por exemplo, enviar cupons de desconto via e-mail ou SMS para um segmento de clientes. Mas antes, verifique em que público se encaixa os produtos encalhados em estoque, e, assim, defina e filtre quem você quer que a sua promoção atinja.

  • Divulgue as suas promoções

Não deixe de agregar valore às suas promoções, não apenas oferecendo descontos e kits, mas também tendo o cuidado técnico do marketing.

Planeje uma boa campanha de marketing junto às suas vendas, como, por exemplo, cadastrados de clientes através de e-mails para disponibilizar descontos e mantê-los sempre informados das novidades da sua loja.

Ou ainda, ofereça um desconto diferenciado para quem ganhar um sorteio realizado no perfil oficial da sua loja no Instagram.

4- Monte um sistema de benefícios para seus clientes

Agrade seus clientes e faça algum tipo de marketing promocional que ressalte os valores da sua loja e produto, e tragam o seu público para perto.

Se você tem a intenção de melhorar a aproximação com o cliente, ofereça brindes customizados ou, até mesmo, chaveiros, canetas e adesivos.

Crie campanhas como distribuições de amostras grátis e materiais de divulgação. E ainda, pense em disponibilizar vantagens como o cashback, onde o objetivo é que os clientes acumulem uma espécie de crédito a partir da compra de alguns produtos e posteriormente consigam ter esse dinheiro de volta, seja na conta ou como crédito para compra de outros produtos.

5- Cross sell

Para as lojas virtuais, o Cross sell é uma estratégia que ajuda bastante no momento em que o consumidor vai fechar a compra. 

É uma técnica que sugere itens relacionados ao produto que o seu cliente colocou no carrinho, oferecendo vantagens como descontos ou frete grátis para a compra em conjunto.

6- Tenha uma excelente relação com seus fornecedores

Ter boa relação com seus fornecedores é essencial para um empreendimento. Podem acontecer erros como, por exemplo, cálculo errado de demanda, e você receber produtos além do solicitado ficando com mercadoria estocada em excesso.

Se tiver uma boa comunicação com o fornecedor, você pode tentar negociar a devolução ou troca do produto sem que tenha prejuízo para nenhum dos lados.

Por isso, escolha bem os seus fornecedores e sejam parceiros de comércio.

7- Crie um outlet com o estoque encalhado

Uma boa dica para acabar com o estoque encalhado é criar uma seção de outlet na loja.

Reúna todos os produtos em liquidação e, sempre que der, atualize com novos produtos e troca de ordem.

É uma ótima estratégia para quem deseja acabar com o estoque encalhado de coleções antigas, como no caso de lojas de vestuário.

Só tenha cuidado para essa estratégia não prejudicar suas vendas. Coloque apenas itens estocados e peças que sobraram com descontos.

8- Conheça bem a sua persona

O produto que é vendido irá suprir alguma necessidade de quem comprou. Esse é o objetivo.

Por isso, entenda e conheça bem sobre os produtos da sua loja e como eles poderão ser uma solução e diferencial para os seus consumidores.

Por exemplo, digamos que você está com uma linha de roupas de academia, sem saída no estoque. É mais viável alinhar sua estratégia de promoção para esse público em específico que frequente academia, do que pulverizar para todos os perfis de clientes da sua base, não é mesmo?

9- Tenha um bom sistema de gestão e evite problemas como o estoque encalhado.

Muitas das vezes, os lojistas focam apenas em querer vender mais, na crença que haverá bastante procura e, assim, estocam uma grande quantidade de produtos.

Mediante isso, é essencial entender primeiramente, a real demanda e realizar a estimativa de estoque.

É importante conferir informações sobre a movimentação da empresa, o giro de produtos e a situação do mercado. Mas sabemos que muitos lojistas possuem dificuldades em obter esses dados por falta de relatórios gerenciais.

Assim, o sistema de gestão conseguirá analisar o estoque e observar quais produtos mais saem, quais estão mais estocados, dentre outras informações.

Não perca tempo e dinheiro, selecione a estratégia ideal para o seu negócio, puxe as principais informações através do sistema e livre-se dos produtos no estoque que estão encalhados.

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