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Conheça 5 vantagens da etiqueta de produto para controle de estoque!

Etiqueta de produtos

Se você deseja organizar melhor a gestão do seu negócio e proporcionar uma experiência positiva para os seus clientes, é fundamental investir na etiqueta de produtos.

Esse item pode parecer apenas um elemento visual que acompanha a mercadoria, mas, na verdade, possui outras funções essenciais, desde o momento do cadastro, até a disponibilidade de todas as informações relevantes que o consumidor precisa para fazer a compra.

Por outro lado, apesar da sua importância, muitos varejistas podem ter dúvidas sobre a necessidade de ter esse componente.

Nesse caso, entender o que é a etiqueta de produtos e quais os benefícios de adotar esse recurso no controle do seu estoque.

Veja essas e outras informações em nosso guia especial, e saiba como planejar o seu identificador de mercadorias de maneira estratégica.

 

O que é etiqueta de produtos?

Etiqueta de produtos é o nome dado ao recurso que contém as principais informações de uma mercadoria, auxiliando na sua identificação, precificação e organização no estoque da empresa.

Esse componente se apresenta de várias formas, podendo ser emitido diretamente pela indústria, ou ser personalizado pelo varejo, com os dados considerados mais relevantes.

Inclusive, isso permite que pequenos e médios empreendimentos também possam ter etiquetas funcionais, mesmo em produtos artesanais, por exemplo.

Para preservar as informações sem danificar o produto, é comum que esses identificadores sejam feitos em adesivos, papel simples ou em plástico.

 

Qual a importância da etiqueta de produtos para a organização da empresa?

A etiqueta de produtos permite que seja possível controlar o estoque de mercadorias de maneira mais simples e prática, facilitando o processo de organização e padronização do sistema de gestão.

Isso porque suas informações são registradas com um código único, o que ajuda na hora de localizar o item ou acessar suas informações.

Essa agilidade impacta diretamente a eficiência e produtividade da equipe, especialmente os estoquistas, que podem organizar as mercadorias com mais rapidez.

Ainda, investir nesse recurso também promove uma experiência mais positiva para o consumidor, que conseguirá localizar as informações mais relevantes do produto de maneira acessível.

E, se necessário, o consumidor também poderá confirmar as condições de garantia e troca, sem transtornos ou grandes obstáculos.

 

Quais as principais informações que devem constar na etiqueta de produtos?

Inicialmente, a etiqueta de produtos deve conter informações básicas, como o nome da mercadoria, seu código interno ou código de barras, o valor e as condições de troca.

Uma vez que sua função é ser um facilitador para a organização da empresa, é fundamental destacar os principais dados de controle e precificação no adesivo.

Em alguns casos, esse componente acompanha referências de fabricação, como data de validade ou ingredientes.

No entanto, o negócio tem liberdade para desenvolver as suas etiquetas com as informações que forem mais importantes para a sua sistematização.

 

5 motivos para implementar etiqueta de produtos no seu negócio

Mesmo conhecendo a importância da etiqueta de produtos, alguns varejistas ainda podem ter dúvida sobre implementar esse recurso em suas mercadorias.

Nesse caso, vale a pena conferir alguns motivos que incentivam essa organização no negócio. Conheça 5 pontos que se destacam:

1. Maior controle de estoque

Unido a outros recursos, como um sistema ERP, a etiqueta de produtos permite um maior controle de estoque, por meio de informações organizadas e registros aprimorados de cada item.

Nesse caso, é importante contar com uma plataforma integrada para aproveitar esse benefício ao máximo, que facilita as pesquisas, cadastros e registros de movimentação, inclusive de maneira autônoma.

Dessa forma, os colaboradores poderão realizar suas funções de maneira mais simples e ágil, além de estruturar as rotinas de estoque com mais assertividade.

2. Previsibilidade de compras

Ao usar etiqueta de produtos com códigos únicos e desenvolver um sistema de controle mais detalhado, é possível aumentar a previsibilidade de compras.

Isso porque a gestão de estoque poderá identificar o que é necessário repor para que não exista nenhum desfalque.

Ao mesmo tempo, evita gastos desnecessários, que podem impactar as finanças da empresa e comprometer as vendas no futuro.

3. Percepção de organização por parte do cliente

O uso da etiqueta de produtos também permite aumentar a percepção de organização por parte dos seus clientes.

Afinal, você terá investido em um identificador de mercadorias personalizado, que estrutura os dados de maneira ordenada e relevante.

Isso aprimora a imagem que o negócio passa para o público, além de interferir positivamente na sua experiência de compra.

4. Controle do fluxo de caixa

Ao investir em uma etiqueta de produtos padronizada para as suas mercadorias, será possível ter um melhor controle do fluxo de caixa, uma vez que os sistemas mais modernos de gestão permitem essa integração.

Dessa forma, o gestor pode acompanhar a movimentação dos itens no estoque e nas vendas, o que permite uma conferência mais concreta em ambos os setores.

5. Conhecimento dos produtos de curva A, B, C

A curva ABC é um método de gestão que identifica os itens mais importantes para o negócio, com base no seu preço de venda e o percentual que cada categoria representa no faturamento total.

Nesse caso, implementar a etiqueta de produtos é uma forma de facilitar essa análise, uma vez que um sistema ERP adequado identifica as movimentações e elabora relatórios de resultado com cada informação, como os produtos mais vendidos e seu valor.

 

Como fazer uma etiqueta de produtos?

Por fim, é possível fazer uma etiqueta de produtos para o seu negócio por meio de um sistema de gestão qualificado, como o da Tedsys, que possui as configurações ideais para imprimir esses adesivos de forma profissional.

Uma plataforma certificada facilita a padronização desse recurso, permitindo anexar nos itens sem danificá-los, de maneira estratégica para que o cliente e os colaboradores possam conferir quando necessário.

Por esse motivo, ter um sistema de gestão é a opção mais acessível e prática para gerar esse identificador.

 

Implementar etiquetas de produtos na empresa vale a pena?

Implementar uma etiqueta de produtos personalizada com as informações que a sua empresa precisa traz uma série de benefícios, e vale a pena considerar essa solução.

Com identificadores profissionais, é possível criar códigos únicos na etiqueta para cada mercadoria, facilitando seu controle no estoque, registros e movimentações.

Além disso, esse recurso também impacta positivamente em outros setores, como na gestão financeira e na experiência do cliente, que encontrará um produto bem descrito e precificado.

Por esse motivo, é interessante conhecer mais sobre as etiquetas e considerar meios para implementá-las na sua rotina operacional.

Para isso, avalie a possibilidade de instalar um sistema ERP completo, e não deixe de conhecer as soluções da Tedsys para aprimorar seu controle de estoque no dia a dia. Teste grátis hoje mesmo e transforme a sua empresa!

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