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30 Ideias de Baixo Custo para Encantar e Fidelizar seus Clientes

30 ideias de baixo custo para ter uma maior fidelização de clientes

Certamente você sabe como é importante a fidelização de clientes ao seu negócio. Afinal, eles são a razão da sua existência e o seu maior patrimônio. Mas como fazer isso sem gastar muito dinheiro? Como demonstrar o seu apreço e encantar os seus clientes com gestos simples, mas significativos?

Neste artigo, vamos te dar 30 ideias de baixo custo para sua estratégia de fidelização de clientes, que vão desde escrever um cartão de agradecimento personalizado até criar um clube de clientes VIP com benefícios exclusivos. 

Essas ideias vão te ajudar a criar um relacionamento duradouro com os seus clientes, aumentar a sua fidelização, gerar mais indicações e melhorar a sua reputação.

 

1- Escreva um cartão de agradecimento personalizado

Uma das formas mais simples e eficazes de apreciar e encantar e trazer a fidelização de clientes é escrever um cartão de agradecimento personalizado. Você pode enviar esse cartão junto com o produto ou serviço que você vendeu, ou depois de uma interação importante, como uma reunião, uma compra ou um feedback.

O cartão de agradecimento deve ser escrito à mão, com uma mensagem sincera e personalizada, que mostre que você se importa com o cliente e que valoriza a sua escolha, para a fidelização de clientes a personalização é muito importante. Você pode mencionar algo específico sobre o cliente ou sobre o que ele comprou, elogiar algum aspecto do seu comportamento ou da sua personalidade, ou expressar o seu desejo de continuar atendendo-o.

Um cartão de agradecimento personalizado vai fazer o seu cliente se sentir especial e reconhecido, além de criar uma conexão emocional entre vocês. Ele vai se lembrar do seu gesto e vai ter uma impressão positiva da sua empresa, além de trabalhar a fidelização do cliente.

 

2- Ofereça brindes ou amostras grátis

Assim também outra ideia de baixo custo para ter a fidelização de clientes, apreciar e encantar seus clientes é oferecer brindes ou amostras grátis. Você pode aproveitar alguma ocasião especial, como uma data comemorativa, um lançamento ou uma promoção, para enviar um brinde ou uma amostra grátis junto com o produto ou serviço que o cliente comprou.

O brinde ou a amostra grátis deve ser algo relacionado ao seu negócio, que tenha valor para o cliente e que desperte o seu interesse. Você pode oferecer um produto complementar ao que ele comprou, uma versão menor ou mais simples do seu produto principal, ou um produto novo que você quer divulgar.

O brinde ou a amostra grátis vai surpreender o seu cliente e fazer ele se sentir privilegiado, além de aumentar as chances de fidelização de clientes. Ele vai ter a oportunidade de experimentar algo novo sem custo adicional, e pode até se tornar um comprador fiel desse produto no futuro.

 

3- Crie um programa fidelização de clientes com recompensas

Em seguida outra ideia de baixo custo para apreciar, encantar e ter a fidelização de clientes que também pode aumentar as suas vendas é criar um programa de fidelidade com recompensas. Você pode estabelecer um sistema de pontos, que o cliente acumula a cada compra ou ação que ele realiza, e que podem ser trocados por prêmios, descontos ou benefícios.

O programa de fidelidade deve ser simples de entender e de participar, e as recompensas devem ser atrativas e relevantes para o cliente. Você pode oferecer produtos ou serviços da sua empresa, assim como ; vouchers de parceiros, brindes personalizados, acesso a conteúdos exclusivos, entre outras opções.

O programa de fidelidade vai fazer o seu cliente se sentir apreciado e motivado a comprar mais vezes com você. Ele vai perceber que quanto mais ele compra, mais ele ganha, e vai se tornar um cliente leal e engajado.

 

4- Realize eventos exclusivos para clientes

Outra ideia de baixo custo para fidelização de clientes para apreciar e encantar seus clientes que também pode fortalecer o seu relacionamento com eles é realizar eventos exclusivos para clientes. Você pode organizar eventos presenciais ou online, que tenham como objetivo educar, entreter ou interagir com os seus clientes.

Os eventos devem ser planejados de acordo com o perfil e as preferências dos seus clientes, e devem oferecer algum valor ou benefício para eles. Você pode realizar workshops, palestras, webinars, lives, sorteios, jogos, concursos, entre outras atividades.

Os eventos exclusivos para clientes vão fazer eles se sentirem valorizados e parte de uma comunidade. Eles vão ter a chance de aprender algo novo, se divertir ou se conectar com você e com outros clientes. Eles vão ter uma experiência positiva com a sua empresa e vão se tornar mais fiéis e satisfeitos.

 

5- Envie newsletters com conteúdo relevante e ofertas especiais

Uma ideia de baixo custo para fidelização de clientes que também pode aumentar o seu tráfego e as suas conversões é enviar newsletters com conteúdo relevante e ofertas especiais. Você pode usar o e-mail marketing como uma ferramenta para manter contato com os seus clientes, informá-los sobre as novidades da sua empresa e oferecer-lhes oportunidades únicas.

As newsletters devem ser enviadas com uma frequência adequada, sem serem invasivas ou repetitivas, e devem ter um assunto chamativo e um conteúdo interessante. Você pode enviar conteúdos educativos, informativos ou inspiradores, que tenham a ver com o seu negócio ou com o seu nicho de mercado, e que agreguem valor para o cliente. Você também pode enviar ofertas especiais, como descontos, frete grátis, brindes ou condições especiais de pagamento.

As newsletters vão fazer o seu cliente se sentir informado e beneficiado. Ele vai receber conteúdos que vão ajudá-lo a resolver algum problema ou a atingir algum objetivo, e ofertas que vão facilitar a sua decisão de compra. Ele vai se manter engajado com a sua empresa e vai ter mais chances de comprar novamente com você.

 

6- Ofereça um desconto exclusivo para aniversariantes

Outra ideia de baixo custo para fidelização de clientes que também pode gerar mais vendas é oferecer um desconto exclusivo para aniversariantes. Você pode aproveitar essa data especial para parabenizar o seu cliente e oferecer-lhe um incentivo para comprar com você.

O desconto exclusivo para aniversariantes deve ser generoso e válido por um período limitado, como uma semana ou um mês. Você pode enviar um email ou uma mensagem personalizada para o cliente no dia do seu aniversário, felicitando-o e informando-o sobre o desconto. Você também pode sugerir alguns produtos ou serviços que possam interessá-lo ou que sejam adequados para a ocasião.

O desconto exclusivo para aniversariantes vai fazer o seu cliente se sentir lembrado e presenteado e isso pode aumentar as chances de fidelização de clientes. Ele vai ficar feliz com a sua atenção e vai se sentir tentado a aproveitar o desconto. Ele vai ter uma razão a mais para comprar com você nesse dia especial.

 

7- Surpreenda os clientes com um presente inesperado na compra

Outra ideia de baixo custo para fidelização de clientes que também pode aumentar o seu ticket médio é surpreender os clientes com um presente inesperado na compra. Você pode criar uma campanha de surpresa, na qual você envia um presente inesperado para os clientes que comprarem acima de um determinado valor ou que comprarem um determinado produto ou serviço. O presente inesperado deve ser algo que tenha a ver com o seu negócio, que seja útil ou divertido para o cliente e que não tenha um custo muito alto para você.

O presente inesperado na compra vai fazer o seu cliente se sentir surpreendido e encantado. Ele vai ficar satisfeito com a sua compra e vai se sentir recompensado pelo seu esforço. Ele vai ter uma experiência memorável com a sua empresa e vai se tornar um cliente mais fiel e feliz.

 

8- Ofereça atendimento excepcional ao cliente para ter a fidelização de clientes

Uma ideia de baixo custo para apreciar e encantar seus clientes que também pode melhorar a sua reputação é oferecer um excelente atendimento ao cliente. Você pode investir em treinar a sua equipe de atendimento, em disponibilizar diversos canais de comunicação, em responder rapidamente às dúvidas, reclamações e sugestões dos clientes, em resolver os problemas com eficiência e em superar as expectativas dos clientes.

O atendimento ao cliente  deve ser cordial, profissional, personalizado e proativo. Você deve tratar o cliente com respeito, atenção e empatia, demonstrar interesse pelo seu problema ou necessidade, oferecer soluções adequadas e satisfatórias, e fazer um acompanhamento pós-atendimento para garantir a sua satisfação.

O atendimento ao cliente excepcional vai fazer o seu cliente se sentir respeitado e valorizado. Ele vai confiar na sua empresa e na sua capacidade de resolver os seus problemas. Ele vai ter uma percepção positiva da sua empresa e vai recomendar o seu negócio para outras pessoas.

 

9- Crie um clube de clientes VIP com benefícios exclusivos

Uma ideia de baixo custo para apreciar e encantar seus clientes que também pode aumentar a sua receita é criar um clube de clientes VIP com benefícios exclusivos. Você pode criar um sistema de assinatura ou de adesão, no qual os clientes pagam uma taxa mensal ou anual para fazer parte do clube e ter acesso a vantagens especiais.

O clube de clientes VIP deve oferecer benefícios exclusivos que sejam atrativos e relevantes para os clientes, como frete grátis, entrega rápida, prioridade no atendimento, acesso antecipado a lançamentos, descontos especiais, brindes personalizados, entre outros.

O clube de clientes VIP vai fazer o seu cliente se sentir privilegiado e parte de um grupo seleto. Ele vai perceber que vale a pena pagar pela assinatura ou pela adesão, pois ele vai receber mais valor do que ele gasta. Ele vai se tornar um cliente mais fiel e rentável para o seu negócio.

 

10- Ofereça sessões de consultoria ou aconselhamento personalizado

Uma ideia de baixo custo para apreciar e encantar seus clientes que também pode aumentar o seu valor percebido é oferecer sessões de consultoria ou aconselhamento personalizado. Você pode usar o seu conhecimento e experiência para ajudar os seus clientes a resolver algum problema ou a atingir algum objetivo relacionado ao seu negócio.

As sessões de consultoria ou aconselhamento personalizado devem ser agendadas com antecedência, ter uma duração definida e um objetivo claro. Você pode oferecer essas sessões por telefone, por videochamada ou presencialmente. Você deve ouvir atentamente o cliente, entender as suas necessidades e expectativas, e oferecer soluções práticas e personalizadas.

As sessões de consultoria ou aconselhamento personalizado vão fazer o seu cliente se sentir apoiado e orientado. Ele vai receber um atendimento exclusivo e diferenciado, que vai ajudá-lo a obter melhores resultados. Ele vai reconhecer o seu valor e a sua autoridade no seu nicho de mercado trazendo mais vantagens na fidelização de clientes.

 

11- Organize workshops ou cursos gratuitos relacionados aos seus produtos ou serviços

Uma ideia de baixo custo para ter uma boa fidelização de clientes que também pode aumentar o seu tráfego e as suas vendas é organizar workshops ou cursos gratuitos relacionados aos seus produtos ou serviços. Você pode usar esses eventos como uma forma de educar os seus clientes sobre como usar melhor os seus produtos ou serviços, como tirar proveito dos seus benefícios, como resolver possíveis dúvidas ou dificuldades, entre outras coisas.

Os workshops ou cursos gratuitos devem ser planejados com antecedência, ter uma duração adequada e um conteúdo relevante. Você pode realizar esses eventos presencialmente ou online, dependendo do seu tipo de negócio e do seu público-alvo. Você deve interagir com os participantes, responder às suas perguntas, dar dicas e exemplos práticos, e incentivar a participação.

Os workshops ou cursos gratuitos vão fazer o seu cliente se sentir informado e capacitado. Ele vai aprender algo novo e útil, que vai melhorar a sua experiência com os seus produtos ou serviços. Ele vai se sentir mais confiante e satisfeito com a sua compra, e vai ter mais chances de comprar novamente com você.

 

12- Envie brindes promocionais com a compra de determinados produtos

Uma ideia de baixo custo para apreciar e encantar seus clientes que também pode aumentar o seu ticket médio é enviar brindes promocionais com a compra de determinados produtos. Você pode criar uma campanha de incentivo, na qual você envia um brinde promocional para os clientes que comprarem acima de um determinado valor ou que comprarem um determinado produto ou serviço.

O brinde promocional deve ser algo que tenha a ver com o seu negócio, que seja útil ou divertido para o cliente e que tenha a sua marca estampada. Você pode enviar canetas, chaveiros, adesivos, imãs, camisetas, bonés, entre outros itens.

O brinde promocional vai fazer o seu cliente se sentir recompensado e satisfeito. Ele vai receber um item que vai lembrá-lo da sua empresa e que pode até divulgar o seu negócio para outras pessoas. Ele vai ter um incentivo para comprar mais com você e aumentar o seu valor de compra.

 

13- Realize concursos ou sorteios exclusivos para clientes

Uma ideia de baixo custo para apreciar e encantar seus clientes que também pode aumentar o seu engajamento e as suas indicações é realizar concursos ou sorteios exclusivos para clientes. Você pode criar uma campanha de participação, na qual os clientes devem cumprir algum requisito para concorrer a um prêmio, como responder a uma pesquisa, fazer uma avaliação, compartilhar uma foto ou indicar um amigo.

O concurso ou sorteio deve ter regras claras e transparentes, e o prêmio deve ser algo atrativo e relevante para o cliente. Você pode sortear produtos ou serviços da sua empresa, vouchers de parceiros, viagens, ingressos, entre outras opções.

O concurso ou sorteio vai fazer o seu cliente se sentir animado e motivado. Ele vai ter a chance de ganhar algo que ele deseja ou precisa, e vai se divertir participando da campanha. Ele vai se engajar mais com a sua empresa e vai indicar o seu negócio para outras pessoas.

14- Ofereça embalagens de presente personalizadas

Uma ideia de baixo custo para apreciar e encantar seus clientes que também pode melhorar a sua imagem é oferecer embalagens de presente personalizadas. Você pode criar embalagens de presente com o seu logo, as suas cores ou algum elemento que remeta ao seu negócio, e oferecer aos seus clientes a opção de embrulhar os seus produtos como presente.

As embalagens de presente devem ser bonitas, criativas e de qualidade. Você pode usar papel, fita, laço, etiqueta, sacola, caixa, entre outros materiais. Você também pode incluir um cartão com uma mensagem personalizada.

As embalagens de presente vão fazer o seu cliente se sentir especial e impressionado. Ele vai receber um produto que já vem pronto para presentear alguém ou a si mesmo, e que vai chamar a atenção pela sua apresentação. Ele vai ter uma percepção positiva da sua empresa e da sua atenção aos detalhes.

 

15- Disponibilize um programa de indicação de clientes, com recompensas para quem indicar novos clientes

Uma ideia de baixo custo para apreciar e encantar seus clientes que também pode aumentar o seu alcance e as suas vendas é disponibilizar um programa de indicação de clientes, com recompensas para quem indicar novos clientes. Você pode criar um sistema de indicação, no qual os clientes recebem um código ou um link exclusivo para compartilhar com os seus amigos, familiares ou conhecidos, e recebem uma recompensa a cada nova compra gerada pela sua indicação.

O programa de indicação deve ser fácil de usar e de acompanhar, e as recompensas devem ser atrativas e justas para os clientes. Você pode oferecer descontos, créditos, brindes, cashback, entre outras opções.

O programa de indicação vai fazer o seu cliente se sentir reconhecido e beneficiado. Ele vai receber uma recompensa por ajudar a divulgar o seu negócio e por trazer novos clientes para você. Ele vai se tornar um embaixador da sua marca e vai aumentar a sua confiança na sua empresa.

 

16- Crie um espaço de relaxamento ou área de descanso em sua loja física

Uma ideia de baixo custo para apreciar e encantar seus clientes que também pode melhorar a sua experiência é criar um espaço de relaxamento ou área de descanso em sua loja física. Você pode criar um espaço de relaxamento ou área de descanso em sua loja física, onde os clientes possam descansar, se refrescar, se distrair ou se informar. Você pode oferecer sofás, poltronas, almofadas, revistas, livros, televisão, música, wi-fi, entre outros itens.

O espaço de relaxamento ou área de descanso deve ser confortável, aconchegante e harmonioso. Você deve cuidar da iluminação, da ventilação, da limpeza e da decoração do ambiente. Você também deve respeitar o espaço e a privacidade dos clientes.

O espaço de relaxamento ou área de descanso vai fazer o seu cliente se sentir bem-vindo e confortável. Ele vai poder relaxar, se divertir ou se informar enquanto espera pelo seu atendimento ou pelo seu produto. Ele vai ter uma experiência agradável e diferenciada em sua loja.

17- Ofereça um serviço de personal shopping ou consultoria de estilo

Uma ideia de baixo custo para apreciar e encantar seus clientes que também pode aumentar a sua satisfação é oferecer um serviço de personal shopping ou consultoria de estilo. Você pode usar o seu conhecimento e bom gosto para ajudar os seus clientes a escolher os melhores produtos ou serviços para o seu estilo, personalidade, ocasião ou objetivo.

O serviço de personal shopping ou consultoria de estilo deve ser oferecido com cortesia e profissionalismo, sem ser invasivo ou insistente. Você deve ouvir as preferências e as necessidades dos clientes, analisar o seu tipo físico, o seu tom de pele, o seu estilo de vida, entre outros fatores, e sugerir as melhores opções para eles. Você deve respeitar o orçamento e o gosto dos clientes, e mostrar os benefícios e as vantagens dos produtos ou serviços que você recomenda.

O serviço de personal shopping ou consultoria de estilo vai fazer o seu cliente se sentir orientado e valorizado. Ele vai receber um atendimento personalizado e diferenciado, que vai ajudá-lo a fazer as melhores escolhas para o seu caso. Ele vai ficar mais confiante e satisfeito com a sua compra, e vai ter uma imagem positiva da sua empresa.

18- Organize eventos temáticos sazonais na sua loja

Uma ideia de baixo custo para apreciar e encantar seus clientes que também pode aumentar o seu movimento e as suas vendas é organizar eventos temáticos sazonais na sua loja. Você pode aproveitar as datas comemorativas ou as estações do ano para criar eventos temáticos na sua loja, que tenham como objetivo atrair, entreter ou fidelizar os seus clientes.

Os eventos temáticos sazonais devem ser planejados com antecedência, ter uma duração definida e um tema relacionado ao seu negócio ou ao seu nicho de mercado. Você pode realizar eventos como festas, feiras, exposições, desfiles, degustações, lançamentos, entre outras atividades.

Os eventos temáticos sazonais vão fazer o seu cliente se sentir convidado e envolvido. Ele vai ter a oportunidade de conhecer as novidades da sua empresa, participar de atividades divertidas ou interessantes, receber ofertas especiais ou brindes exclusivos. Ele vai ter uma experiência única e memorável na sua loja.

 

19- Disponibilize café, chá ou água para os clientes

Uma ideia de baixo custo para apreciar e encantar seus clientes que também pode melhorar o seu clima é disponibilizar café, chá ou água para os clientes. Ao mesmo tempo você pode oferecer essas bebidas gratuitamente aos seus clientes que visitam a sua loja física ou que aguardam pelo seu atendimento.

O café, o chá ou a água devem ser servidos em copos descartáveis ou xícaras higienizadas, com açúcar ou adoçante à disposição. Frequentemente você deve cuidar da qualidade e da temperatura das bebidas, e oferecê-las com gentileza e simpatia.

Além disso o café, o chá ou a água vão fazer o seu cliente se sentir acolhido e confortável. Ele vai poder se hidratar, se aquecer ou se refrescar enquanto espera pelo seu produto ou serviço. Ele vai ter uma impressão positiva da sua hospitalidade e do seu cuidado com os detalhes.

 

20- Tenha uma política de devolução e troca flexível 

Em seguida , essa ideia de baixo custo para apreciar e encantar seus clientes que também pode melhorar a sua confiança é ter uma política de devolução e troca flexível. Você pode facilitar o processo de devolução ou troca dos seus produtos ou serviços, caso o cliente não fique satisfeito ou tenha algum problema com a sua compra.

A política de devolução e troca deve ser clara e transparente, e deve seguir as normas legais vigentes. Você deve oferecer um prazo razoável para o cliente devolver ou trocar o produto ou serviço, sem cobrar taxas ou multas. Você deve aceitar o produto ou serviço nas mesmas condições em que foi entregue, e oferecer ao cliente a opção de receber o seu dinheiro de volta, um crédito na loja ou um produto ou serviço equivalente.

Além disso a política de devolução e troca flexível vai fazer o seu cliente se sentir seguro e respeitado. Ele vai saber que pode comprar com tranquilidade, pois tem a garantia de que pode devolver ou trocar o produto ou serviço se não ficar satisfeito. Ele vai ter uma percepção positiva da sua empresa e da sua preocupação com a sua satisfação.

Nesse sentido o  sistema de gestão Tedsys tem recursos ideais para quem deseja um sistema de devolução e troca confiável e efetivo. Com ele, é possível simplificar todo o processo de devolução e troca, proporcionando uma experiência tranquila e positiva para o cliente.

Primeiramente, o sistema de gestão possibilita o rastreio de informações necessárias para a devolução ou troca, como data da compra, número do pedido, valor pago e informações do cliente. Isso torna o processo mais ágil e preciso, evitando problemas com a identificação das transações, e evita problemas fiscais.

 

21- Compartilhe conteúdo inspirador e motivacional nas redes sociais

Assim também outra ideia de baixo custo para apreciar e encantar seus clientes que também pode aumentar o seu alcance e as suas interações é compartilhar conteúdo inspirador e motivacional nas redes sociais. Você pode usar as redes sociais como uma forma de se comunicar com os seus clientes mostrar a sua personalidade e os seus valores, e oferecer conteúdos que façam eles se sentirem bem.

O conteúdo inspirador e motivacional deve ser autêntico, positivo e relevante para o seu público-alvo. Você pode compartilhar frases, imagens, vídeos, histórias, depoimentos, dicas, curiosidades, entre outros tipos de conteúdo. Você deve usar uma linguagem simples, direta e empática, e incentivar a participação dos seus seguidores.

O conteúdo inspirador e motivacional vai fazer o seu cliente se sentir inspirado e motivado. Ele vai receber conteúdos que vão ajudá-lo a se sentir melhor, a superar desafios, a alcançar objetivos, entre outras coisas. Ele vai se identificar com a sua marca e com os seus valores, e vai interagir mais com você nas redes sociais.

 

22- Faça parcerias com outras empresas locais para oferecer descontos conjuntos

Uma ideia de baixo custo para apreciar e encantar seus clientes que também pode aumentar o seu fluxo e as suas vendas é fazer parcerias com outras empresas locais para oferecer descontos conjuntos. Você pode criar uma rede de parceiros que tenham produtos ou serviços complementares aos seus.

Os descontos conjuntos devem ser vantajosos para os clientes e para as empresas parceiras. Você pode oferecer um desconto na compra de um produto ou serviço da sua empresa se o cliente apresentar um cupom ou um comprovante de compra de uma empresa parceira, ou vice-versa. Você também pode criar pacotes promocionais que incluem produtos ou serviços das empresas parceiras.

Os descontos conjuntos vão fazer o seu cliente se sentir beneficiado e satisfeito. Ele vai poder comprar produtos ou serviços de qualidade com preços mais acessíveis, e conhecer novas empresas locais que podem atender às suas necessidades. Ele vai ter uma experiência mais completa e diversificada na sua região.

23- Envie cartões de felicitações em datas especiais, como aniversários ou feriados

Uma ideia de baixo custo para apreciar e encantar seus clientes que também pode aumentar o seu relacionamento é enviar cartões de felicitações em datas especiais, como aniversários ou feriados. Você pode aproveitar essas datas para parabenizar os seus clientes e mostrar que você se lembra deles.

Os cartões de felicitações devem ser personalizados, com uma mensagem sincera e carinhosa, que expresse os seus votos de felicidade e sucesso. Você pode enviar os cartões por email, por mensagem ou por correio. Você também pode incluir algum brinde ou oferta especial junto com o cartão.

Os cartões de felicitações vão fazer o seu cliente se sentir lembrado e querido. Ele vai ficar feliz com a sua atenção e vai se sentir mais próximo da sua empresa. Ele vai ter uma impressão positiva da sua empresa e da sua consideração.

 

24- Ofereça um serviço de personalização ou customização de produtos

Agora, outra ideia de baixo custo para apreciar e encantar seus clientes que também pode aumentar o seu diferencial é oferecer um serviço de personalização ou customização de produtos. Você pode permitir que os seus clientes escolham alguns detalhes dos seus produtos, como cores, tamanhos, formatos, estampas, nomes, entre outros.

O serviço de personalização ou customização deve ser fácil de solicitar e de executar, sem comprometer a qualidade ou o prazo dos seus produtos. Você deve oferecer opções variadas e criativas para os seus clientes, e mostrar exemplos dos produtos personalizados ou customizados.

De modo que o serviço de personalização ou customização vai fazer o seu cliente se sentir único e especial. Ele vai poder ter um produto que seja do seu jeito, que reflita a sua personalidade ou o seu gosto. Ele vai ficar mais satisfeito e orgulhoso com a sua compra, e vai ter um produto exclusivo e diferenciado.

 

25- Realize pesquisas de satisfação e utilize o feedback para melhorar seus produtos e serviços

Do mesmo modo, outra ideia de baixo custo para apreciar e encantar seus clientes que também pode melhorar a sua qualidade é realizar pesquisas de satisfação e utilizar o feedback para melhorar seus produtos e serviços. Você pode pedir a opinião dos seus clientes sobre a sua experiência com a sua empresa, sobre os seus pontos fortes e fracos, sobre as suas sugestões ou reclamações.

As pesquisas de satisfação devem ser realizadas periodicamente, com perguntas objetivas e claras, e com uma escala de avaliação simples e intuitiva. Você pode realizar as pesquisas por email, por telefone, por mensagem ou por formulário online. Você deve agradecer a participação dos clientes e mostrar que você leva em conta o seu feedback.

Dessa forma as pesquisas de satisfação vão fazer o seu cliente se sentir ouvido e valorizado. Ele vai poder expressar a sua opinião e contribuir para a melhoria dos seus produtos e serviços. Ele vai perceber que você se preocupa com a sua satisfação e com a sua qualidade.

 

26- Organize eventos de degustação ou demonstração de produtos

Uma ideia de baixo custo para apreciar e encantar seus clientes que também pode aumentar o seu interesse e as suas vendas é organizar eventos de degustação ou demonstração de produtos. Você pode convidar os seus clientes para experimentar os seus produtos ou serviços, sem custo ou compromisso, e mostrar as suas características, benefícios e vantagens.

Os eventos de degustação ou demonstração devem ser planejados com antecedência, ter uma duração adequada e um conteúdo interessante. Você pode realizar esses eventos presencialmente ou online, dependendo do seu tipo de negócio e do seu público-alvo. Você deve interagir com os participantes, responder às suas perguntas, dar dicas e exemplos práticos, e incentivar a compra.

Os eventos de degustação ou demonstração vão fazer o seu cliente se sentir convidado e envolvido. Ele vai poder experimentar os seus produtos ou serviços sem risco ou pressão, e ver por si mesmo a sua qualidade e eficácia. Ele vai ter mais confiança e interesse em comprar com você.

27- Tenha um programa de atendimento ao cliente via chat online ou redes sociais

Uma ideia de baixo custo para apreciar e encantar seus clientes que também pode melhorar a sua comunicação é ter um programa de atendimento ao cliente via chat online ou redes sociais. Você pode usar esses canais para tirar dúvidas, resolver problemas, receber sugestões ou elogios dos seus clientes, de forma rápida e prática.

O programa de atendimento ao cliente via chat online ou redes sociais deve ser ágil, eficiente e cordial. Você deve disponibilizar esses canais em seu site, em suas redes sociais ou em aplicativos de mensagens. Você deve responder às mensagens dos clientes em um tempo razoável, com uma linguagem clara e empática, e oferecer soluções satisfatórias.

O programa de atendimento ao cliente via chat online ou redes sociais vai fazer o seu cliente se sentir atendido e respeitado. Ele vai poder entrar em contato com você de forma fácil e conveniente, sem precisar ligar ou enviar um email. Ele vai ter uma percepção positiva da sua empresa e da sua agilidade.

 

28- Ofereça descontos especiais para clientes que compartilham suas experiências nas redes sociais

Uma ideia de baixo custo para apreciar e encantar seus clientes que também pode aumentar a sua visibilidade é oferecer descontos especiais para clientes que compartilham suas experiências nas redes sociais. Você pode incentivar os seus clientes a postarem fotos, vídeos ou depoimentos sobre os seus produtos ou serviços nas redes sociais, marcando a sua empresa ou usando uma hashtag específica.

Os descontos especiais devem ser generosos e válidos por um período limitado. Você deve monitorar as postagens dos clientes nas redes sociais, agradecer pela sua participação e informar sobre o desconto. Você também deve compartilhar as postagens dos clientes em suas próprias redes sociais, dando crédito aos autores.

Os descontos especiais vão fazer o seu cliente se sentir recompensado e satisfeito. Ele vai receber um incentivo para compartilhar a sua experiência com os seus amigos, familiares ou seguidores, e para comprar novamente com você. Ele vai se tornar um divulgador da sua marca e vai aumentar a sua exposição nas redes sociais.

 

29- Realize parcerias com influenciadores ou blogueiros para promover seus produtos

Uma ideia de baixo custo para apreciar e encantar seus clientes que também pode aumentar o seu tráfego é realizar parcerias com influenciadores ou blogueiros para promover seus produtos. Você pode entrar em contato com pessoas que tenham autoridade, credibilidade e alcance no seu nicho de mercado, e oferecer os seus produtos ou serviços para que eles testem, avaliem e recomendem para os seus seguidores.

As parcerias com influenciadores ou blogueiros devem ser baseadas em confiança, transparência e ética. Você deve escolher pessoas que tenham afinidade com o seu negócio, que tenham um público-alvo semelhante ao seu, e que tenham uma boa reputação no mercado. Você deve enviar os seus produtos ou serviços gratuitamente ou com um desconto, e pedir que eles façam uma avaliação honesta e imparcial, sem obrigar a uma opinião positiva.

As parcerias com influenciadores ou blogueiros vão fazer o seu cliente se sentir informado e influenciado. Ele vai receber uma opinião de alguém que ele admira e confia, e que pode ajudá-lo a tomar uma decisão de compra. Ele vai ter mais interesse e curiosidade pelos seus produtos ou serviços, e vai visitar o seu site ou a sua loja.

 

30- Promova ações de responsabilidade social, como doações para instituições de caridade

Por fim, uma ideia de baixo custo para apreciar e encantar seus clientes que também pode melhorar a sua imagem é promover ações de responsabilidade social, como doações para instituições de caridade. Você pode criar uma campanha de solidariedade, na qual você doa uma parte do valor das suas vendas ou dos seus produtos para uma instituição de caridade que tenha alguma relação com o seu negócio ou com o seu nicho de mercado.

Além disso as ações de responsabilidade social devem ser autênticas, coerentes e transparentes. Você deve escolher uma instituição de caridade séria e confiável, que tenha um trabalho reconhecido e relevante. Você deve informar aos seus clientes sobre a sua campanha, sobre o valor ou o produto que você doa, e sobre o impacto que a sua doação tem na instituição e na sociedade.

As ações de responsabilidade social vão fazer o seu cliente se sentir solidário e orgulhoso. Ele vai saber que ao comprar com você, ele está contribuindo para uma causa nobre e importante. Ele vai ter uma percepção positiva da sua empresa e dos seus valores, e vai se identificar mais com a sua marca além de aumentar as chances de fidelização de clientes.

Como um sistema de gestão em nuvem pode facilitar a execução dessas ideias e aumentar a fidelização de clientes

Conforme você viu como existem várias ideias de baixo custo para apreciar,encantar e ter a fidelização de clientes. Mas como executar essas ideias de forma eficiente e prática? Como gerenciar as suas informações, as suas comunicações, as suas vendas, as suas campanhas, entre outras coisas?

A resposta é simples: usando um sistema de gestão em nuvem. Um sistema de gestão em nuvem é um software online que permite que você gerencie o seu negócio de forma integrada, segura e acessível. Com um sistema de gestão em nuvem, você pode:

  • Armazenar e organizar os seus dados em um único lugar, como cadastro de clientes, histórico de compras, preferências, aniversários, feedbacks, entre outros.
  • Criar e gerenciar campanhas promocionais, com o Planejador Automatizado de Promoções.
  • Monitorar e analisar os resultados das suas ações promocionais com dados de diversos relatórios com informações confiáveis e atualizadas.

De modo que com o sistema de gestão Tedsys, você pode executar as ideias de baixo custo para a fidelização de clientes com mais facilidade e eficiência. Você pode economizar tempo e dinheiro, otimizar os seus processos, melhorar a sua produtividade e a qualidade do seu atendimento. 

Portanto se você está procurando um sistema de gestão em nuvem que seja completo, confiável e acessível, você precisa conhecer o sistema Tedsys, a solução ideal para o seu negócio.

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