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Fidelizar cliente: 7 dicas para fidelizar cliente em loja de roupa

vendedora entregando sacolas de comopras

Fidelizar o cliente é um dos principais objetivos dos empreendedores, afinal, ele poderá aumentar a lucratividade e conquistar mais vendas.

Nesse caso, a meta de ter consumidores fiéis, que estão sempre comprando e indicando o seu estabelecimento para outras pessoas, pode ser alcançada com algumas dicas e práticas.

São ações que você, como lojista, pode investir, a fim de estreitar o relacionamento com os clientes e, assim, deixá-los mais próximos do seu negócio.

Então, se você é dono de uma loja de roupas e quer aumentar o índice de fidelização, veja como conquistar essa marca com 7 dicas que preparamos para te ajudar.

 

Por que investir na fidelização de clientes para lojas de roupas?

Manter um cliente fiel à sua empresa possui um custo bem menor do que atingir e conquistar um novo consumidor.

Esse é um entendimento proposto por Philip Kotler, um dos grandes nomes do marketing, divulgado por diversas pesquisas

Isso ocorre porque o investimento na fidelização pode oferecer um retorno mais significativo do que uma campanha de captação de novos interessados, por exemplo.

Além disso, fidelizar clientes também oferece ganhos em outros aspectos, como aumentar o ticket médio de cada venda. Afinal, quando o comprador retorna à loja, geralmente gasta mais por perceber valor naquela relação.

Isso também está diretamente ligado ao encurtamento do ciclo de vendas, que é o tempo entre uma conversão e outra. Clientes fiéis possuem um prazo de retorno mais curto.

Por fim, um motivo que também justifica o investimento na fidelização é ter feedbacks mais valiosos.

Considerando que esses consumidores são assíduos, eles podem ajudá-lo a compreender o que está dando certo e o que precisa de ajustes.

 

7 dicas para fidelizar cliente no seu negócio

Depois de entender a importância de fidelizar clientes, é hora de saber como fazer isso de modo prático.

Para isso, nós organizamos uma lista com 7 dicas que você pode aplicar no cotidiano de sua empresa, tanto no ambiente físico quanto digital. Elas poderão ajudá-lo a estreitar o relacionamento com o público.

Isso poderá aumentar significativamente as suas chances de fidelizar os consumidores e conquistar todos os benefícios que citamos. Veja como fazer isso:

1. Cartão fidelidade

Programas de recompensa sempre são recursos válidos para fidelizar clientes. Isso porque essas ferramentas oferecem vantagens diretas para que a recompra seja realizada, a fim de conquistar um benefício final.

Nesse caso, é possível apostar no cartão fidelidade. Seu funcionamento é bastante simples, onde após atingir um determinado número de aquisições, o cliente pode ser bonificado com um item ou com descontos.

Esse tratamento especial o estimulará a comprar novamente, a fim de obter o brinde ao final da associação.

2. Descontos progressivos

Outra ferramenta que serve não apenas para atrair clientes, como também para fidelizá-los, é oferecer descontos progressivos.

Trata-se de abatimentos no valor total da compra, que estão diretamente ligados ao total gasto.

Esse tipo de recurso é percebido com valor pelo consumidor, que entende que, já que está gastando, é interessante receber retorno sobre isso.

3. Ter o histórico de compras do cliente

Ter uma experiência de compra exclusiva é algo que faz o cliente se sentir especial. Por isso, um dos recursos para reforçar os índices de fidelização, é conhecer o que melhor o atende e interessa.

Para conquistar esse objetivo, vale a pena investir em sistemas que organizem o histórico de compra.

Saber, por exemplo, o número que ele veste e o estilo que o agrada, são maneiras de demonstrar uma atenção especial no atendimento. Com isso, poderá estimulá-lo a comprar mais vezes.

4. Invista no atendimento humanizado para fidelizar cliente

O atendimento é uma etapa fundamental no processo de fidelizar cliente. Isso porque quando ele se sente bem atendido, cria uma conexão com o estabelecimento, o que pode se reverter em mais compras.

Nesse sentido, invista no treinamento da equipe e estimule que o atendimento durante a venda e, principalmente, o do pós-venda, seja realizado de forma o mais humanizada possível.

Inclusive, o portal G1 destaca esse como sendo um dos métodos mais eficientes para se aproximar da fidelização.

Afinal, no ambiente digital o cliente pode perder o interesse rapidamente pela compra e pela loja, e o atendimento será um diferencial para mantê-lo conectado ao seu negócio.

5. Construa ações nas redes sociais

As redes sociais são suportes importantes para lojas físicas e virtuais, uma vez que são o espaço ideal para realizar a aproximação com os clientes e, ao mesmo tempo, atraí-los com maior frequência.

Por isso, não abra mão de realizar ações diretas nessas vitrines, como descontos e ofertas relâmpago.

Além de aumentar a fidelização, também pode estimular o engajamento com a sua marca.

6. Lembre-se de datas importantes

Outro recurso que cria uma experiência de compra exclusiva para o cliente é lembrar-se de datas que são importantes para o relacionamento entre ele e a loja.

Períodos comemorativos comuns são essenciais de serem lembrados, mas momentos mais pessoais farão o sucesso na fidelização, como aniversários ou a data da primeira compra na loja.

Um cadastramento bem organizado pode ajudá-lo a ter uma noção mais concreta dessas datas.

7. Programa de pontos

Por fim, outro recurso relacionado a recompensas são os programas de pontos. Eles são uma maneira de manter o cliente associado à empresa por determinado período, acumulando pontos a cada compra realizada.

Ao final, ele é recompensado com a troca dessa pontuação por itens específicos ou com descontos para adquirir produtos que lhe interesse.

 

Fidelizar o cliente aumenta a lucratividade da empresa?

Fidelizar cliente é uma das alternativas mais eficientes que os lojistas têm para aumentar a lucratividade da empresa.

Isso porque os consumidores recorrentes geram uma receita frequente para o empreendimento, que pode ser revertida em mais ações de vendas.

Além disso, os compradores mais fiéis se tornam verdadeiros embaixadores da sua marca, divulgando e defendendo ela para outras pessoas. Com isso, estimula ainda mais as conversões.

Por isso, vale a pena investir na fidelização. Afinal, eles serão responsáveis por parte da sua receita e, também, ajudarão a aumentá-la indicando a sua loja de roupas para outros públicos.

Mas, para isso, lembre-se de contar com ferramentas que possam ajudar nesse processo, como um sistema de gestão.

Ele pode auxiliá-lo com algumas das ações que listamos, e que são fundamentais para o processo, como se lembrar de datas importantes ou ter o histórico de compras.

Assim, é interessante conhecer mais sobre esses programas, e você pode fazer isso acessando o nosso site. Venha saber mais e testar a ferramenta Tedsys totalmente grátis!

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