Os indicadores financeiros são uma importante ferramenta de controle para a sua empresa, podendo ajudar a ter uma visão mais sólida sobre os seus resultados.
No dia a dia, pode ser difícil mensurar todas as movimentações do negócio sem a ajuda de uma medida de comparação adequada.
Além de tornar a administração contábil mais complexa, o gestor acaba perdendo estratégias assertivas que ajudariam a expandir seu faturamento, por não conhecer os números mais relevantes.
Entretanto, com o uso de alguns cálculos simples, é possível reverter essa situação e gerenciar o negócio de maneira eficiente, conhecendo a sua real condição.
Nesse caso, se você deseja ter uma gestão mais completa da sua empresa, vale a pena conhecer mais sobre indicadores financeiros, qual a sua importância e os benefícios de aplicar essas medidas na sua rotina administrativa. [lwptoc]
O que são indicadores financeiros?
Os indicadores financeiros são métricas quantitativas que coletam informações sobre os resultados contábeis do negócio dentro de determinado período.
A partir de alguns parâmetros pré-definidos, o gestor é capaz de ter uma visão mais clara e sólida sobre a situação do negócio.
Além de permitir um entendimento mais completo sobre o presente da empresa, esses dados também são relevantes para uma administração futura, pois promovem uma análise comparativa dos resultados e projeções traçadas para o empreendimento.
Seu objetivo é demonstrar a saúde da empresa e auxiliar os administradores nas tomadas de decisões com um embasamento contábil mais concreto.
Qual a importância de conhecer os indicadores financeiros para o seu negócio?
Os indicadores financeiros ajudam o gestor a entender mais sobre o desempenho da sua empresa dentro de determinado período. Com isso, pode realizar projeções mais reais a serem alcançadas no futuro, o que aumenta a taxa de sucesso no negócio.
Ainda, utilizar essas métricas é uma forma de encontrar os pontos críticos que merecem maior atenção, a fim de evitar custos desnecessários e prejuízos significativos para a operação.
Por fim, os indicadores financeiros também são um norte para a empresa, ajudando na previsão das próximas ações e estratégias, de modo que os resultados continuem positivos, promovendo um crescimento saudável e uma expansão dos lucros.
Quais os principais indicadores financeiros de um negócio?
Existe uma grande variedade de indicadores financeiros que podem ser usados no seu negócio, dependendo dos seus objetivos e metas traçadas para essa atividade.
Nesse caso, para quem está começando a utilizar essa ferramenta e aprimorar a gestão contábil do empreendimento, existem alguns índices mais conhecidos, que podem retornar dados relevantes para montar uma estratégia inicial.
Confira as principais métricas que vale a pena adotar:
Margem bruta e líquida
A margem líquida e bruta são dois indicadores financeiros que demonstram, diretamente, o lucro da empresa. No caso do índice bruto, o valor total ainda não leva em consideração as despesas que devem ser pagas, avaliando somente a margem de lucro.
Depois que a empresa quitar os seus débitos, será possível acompanhar a margem líquida. Ambas as métricas costumam ser calculadas em forma de porcentagem, para que seja possível entender qual o valor total restante do faturamento.
Balanço patrimonial
O balanço patrimonial é uma demonstração contábil que apresenta a posição econômica da empresa dentro de determinado período. E para isso, esse documento considera todos os passivos e ativos movimentados pelo negócio.
Trata-se de um dos indicadores financeiros mais comuns nas empresas, por ser não apenas um índice comparativo, que permite entender a situação do empreendimento, mas também é um importante relatório contábil.
Afinal, ele permite organizar todos os dados financeiros em uma planilha bem estruturada, facilitando a análise do gestor no futuro.
DRE
O DRE, ou Demonstração do Resultado do Exercício, é um documento que permite entender os lucros, prejuízos e os motivos que levaram a cada um.
Assim como o Balanço Patrimonial, também é um documento contábil, mas leva em conta somente a revelação da margem líquida. Além disso, também costuma ser mais detalhado, para demonstrar de fato como a empresa chegou naqueles resultados.
Ticket médio
Ainda, também existem indicadores financeiros que avaliam o comportamento dos consumidores, como o ticket médio, que aponta o valor regular das vendas dentro do período, considerando seu faturamento e número de negociações.
Com essa métrica, é possível verificar quanto cada cliente gastou, em média, além de obter outras informações, como os produtos com maior saída ou os hábitos mais frequentes do público.
Fluxo de caixa
No cotidiano, o fluxo de caixa permite acompanhar as movimentações de recursos da empresa, sejam entradas ou saídas.
Geralmente, é uma métrica aplicada em um menor período de tempo, como diariamente ou semanalmente. Isso porque trata-se de um indicador financeiro que oferece um controle a curto prazo.
ROI
Já o ROI é a sigla para Retorno sobre Investimento, também conhecido como taxa de retorno ou taxa de lucro. Esse índice avalia a relação entre um investimento e quais os resultados que ele trouxe.
Dessa forma, o gestor poderá entender melhor sobre os retornos das suas estratégias, e avaliar quais as aplicações que mais valem a pena.
Benefícios dos indicadores financeiros
Investir em indicadores financeiros pode trazer uma série de benefícios para o negócio. Confira alguns dos principais pontos positivos que se destacam:
Maior controle do negócio
Essas métricas são ferramentas de controle, o que permite ter uma gestão empresarial mais aprimorada e organizada.
Dessa forma, o empreendedor não perderá dados relevantes para as suas análises, o que auxilia na sua tomada de decisões no dia a dia.
Previsibilidade de caixa
Os indicadores financeiros não são apenas recursos para avaliar a condição presente da empresa, mas também ajudam na previsibilidade de caixa.
Afinal, eles oferecem uma base comparativa mais sólida, permitindo que o gestor faça projeções mais concretas sobre o comportamento contábil do negócio no futuro.
Organização da empresa
Por fim, um dos benefícios de adotar indicadores financeiros na sua gestão é ter uma maior organização da empresa.
Isso porque essas métricas estruturam os dados mais relevantes de forma ordenada e fácil de ser visualizada, além de sistematizar documentos importantes para manter a disposição do negócio.
Os indicadores financeiros podem auxiliar na tomada de decisão do negócio?
Os indicadores financeiros não apenas auxiliam o gestor na tomada de decisões, como também são fundamentais para a elaboração de estratégias mais assertivas dentro da empresa.
Com essas métricas, é possível ter uma base mais concreta para analisar os resultados no presente e no futuro, com previsões mais reais sobre a contabilidade do negócio, além da empresa conseguir otimizar suas ações, alcançando os objetivos de forma mais rápida.
Por isso, vale a pena adotar indicadores financeiros na sua gestão contábil, e contar com eles para estruturar suas decisões de forma mais eficiente!