O que é PVD e como implementar em sua loja
Você sabia que um sistema PDV pode deixar a sua frente de caixa muito mais eficiente?
Com a necessidade de trazer mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência do cliente, a automação da sua loja é essencial.
Neste post, você vai entender o que é PDV e como esse sistema pode ajudar a sua loja a vender mais.
O que é PDV?
PDV significa ponto de venda. Uma transação de ponto de venda (PDV) é o que ocorre entre um comerciante e um cliente quando um produto ou serviço é adquirido, normalmente usando um sistema de ponto de venda para concluir a transação.
Portanto, quando você está em sua loja favorita e faz uma compra, está concluindo uma transação de ponto de venda ou ponto de compra.
Os comerciantes geralmente usam um sistema PDV para concluir uma transaçãos.Em sua definição mais básica, um sistema PDV é uma combinação de hardware e software para criar uma plataforma para processar transações e pagamentos.
As caixas registradoras não são tão evoluídas quanto o uso de um sistema PDV e não possuem muitas das funções e recursos de um sistema de ponto de venda moderno, como o sistema TED.
Uma caixa registradora pode ser considerada uma solução de ponto de venda tecnicamente, no entanto, para nossas definições, estaremos nos concentrando em máquinas de ponto de venda (também conhecidas como Sistemas PDV) que envolvem software e hardware.
O que é um Sistema PDV?
Um sistema de ponto de venda ou sistema PDV é o equipamento eletrônico e software usado pelos comerciantes para concluir as transações de vendas e aceitar pagamentos com cartão de crédito.
Usado na maioria das lojas, um terminal de computador (PDV) combinado com o software PDV gerencia as operações e lida com as transações diárias de vendas do cliente.
Como você aprendeu acima, com a combinação do software PDV e um terminal PDV, você tem a completa definiçãode um sistema PDV.
Um sistema de ponto de venda é o coração de um negócio e é usado para muitas tarefas essenciais, como gerenciamento de estoque, relatórios de mão de obra, personalização de menu, ajustes de preços, gestão de pessoas, relatórios de vendas, gerenciamento de clientes, iniciativas de marketing e muito mais.
Os serviços de tecnologia mais recentes no mercado, como soluções de ponto de venda híbridas e baseadas em nuvem, são executados em iPads e tablets onde seus dados são sincronizados e armazenados online e elimina a necessidade de um servidor local.
Existem centenas de empresas de POS disponíveis online, e os custos e preços variam dependendo do tipo de ambiente de negócios que você possui e de quantos terminais você precisa.
A maioria das empresas oferecerá uma solução baseada em nuvem e funcionalidade de ponto de venda móvel. Ter essas opções é mais fácil hoje em dia, porque você tem acesso a todos os seus dados de vendas e programação online remotamente ou por meio de um aplicativo.
Para aprofundar o significado e a definição, também vamos explorar os vários tipos de sistemas POS para venda que estão disponíveis no mercado.
Quais são os tipos de sistemas?
Normalmente, existem dois modelos de sistemas PDV, com algumas funcionalidades comuns a ambos.
O primeiro é o sistema PDV fixo, que é mais robusto e focado nas grandes empresas. Com ele, você tem acesso a todos os equipamentos que mencionamos acima. A desvantagem é o seu custo, que é mais elevado.
Em contrapartida, existe o sistema PDV móvel ou online. Como o nome indica, sua vantagem é o acesso às informações onde quer que o gestor esteja.
Como funciona o Sistema PDV?
É essencial saber os fundamentos de como funcionam os sistemas de ponto de venda (PDV) e o processo de implementação, especialmente se você estiver pensando em comprar um novo sistema.
Há uma grande diferença entre os sistemas PDV e as caixas registradoras, mas, de modo geral, a funcionalidade é normalmente uniforme em todas as plataformas, no sentido de que uma máquina PDV é usada para vendas e aceitar pagamentos. Essa é a explicação mais simplista de como eles funcionam.
Para se aprofundar, ao implementar uma nova solução de PDV, há várias etapas a serem consideradas para se familiarizar com o processo.
1 - A configuração
Existem componentes de software e hardware a serem considerados, dependendo do seu tipo de negócio.
Por exemplo, se você possui uma loja de varejo, você precisa de um sistema POS de varejo. Se você administra um restaurante e bar, precisa de um software e hardware de ponto de venda dedicado a restaurantes e bares. Os dois sistemas não seriam intercambiáveis.
Portanto, você precisará trabalhar com um provedor de PDV que ofereça a solução adequada para o nosso ambiente de negócios.
2 - Programação
Seu software de ponto de venda deve ser programado para aceitar seu inventário, produtos e estoque que você estará vendendo.
A maioria das empresas de PDV programará seu menu ou itens de estoque como um cliente existente ou adicionalmente por uma taxa. Caso contrário, você pode programar tudo sozinho.
De qualquer forma, seu software deve ser programado para começar a usar para transações - isso pode ser um processo demorado, especialmente se você tiver muitos itens, então sempre dê a si mesmo bastante tempo antes de tentar colocá-lo no ar.
3 - Pagamentos
Se você planeja aceitar pagamentos com cartão de crédito em seu PDV, então você precisa se inscrever para uma conta de comerciante com um provedor de serviços de comerciante.
É necessária uma conta de processamento de comerciante para aceitar pagamentos com cartão de crédito de seus clientes.
Um provedor de serviços de comerciante e até mesmo algumas empresas de PDV oferecerão uma conta de comerciante para integrar ao seu ponto de venda, ou você poderá usar um fornecedor comercial terceirizado.
4 - Instalação
A maioria das empresas oferece algum serviço ou suporte para fornecer instalação. É altamente recomendável que você aproveite esses serviços.
É importante obter uma instalação adequada para garantir que todo o seu software e hardware funcionem adequadamente de acordo com as recomendações da empresa.
Caso contrário, você corre o risco de problemas técnicos, e essa é a última coisa de que você precisa ao tentar operar um negócio.
5 - Treinamento
O treinamento e o suporte são extremamente importantes para obter o máximo do seu software.
Algumas empresas oferecem treinamento online ou remoto, mas se você conseguir fazer um treinamento no local com a presença de sua equipe, esse é o melhor cenário.
No entanto, saiba que a maioria dos softwares PDV modernos é muito amigável e fácil de aprender para você e sua equipe.
Quais são as vantagens para a sua empresa?
Agora que você já conhece o Sistema PDV, é importante entender por que ele vale tanto a pena para você que é dono ou gestor da loja.
Primeiramente, a automatização do processo de venda é importante, já que fazer isso manualmente é um trabalho enorme, podendo resultar em muitas filas, prejudicando a experiência do cliente.
Além disso, também facilita o trabalho da equipe de vendas, que consegue atender mais pessoas em menos tempo.
Ou seja, você não precisa ter tantos caixas abertos ao mesmo tempo.
Por fim, também é uma poderosa fonte de informações.
Você tem acesso ao volume de vendas, em tempo real, e aos relatórios que podem ajudá-lo a tomar melhores decisões.
Um ótimo exemplo dessa vantagem é no estoque, já que você acompanha a movimentação a cada venda, sabendo o momento perfeito de fazer novas compras.
Como implementar um sistema PDV em sua loja?
O primeiro passo para implementar um sistema PDV eficiente é escolher um software de qualidade. Existem ótimas opções no mercado, mas o volume de escolhas pode ser grande. Portanto, confira os 5 principais pontos que você precisa se atentar.
1. Contrate apenas softwares homologados
Sempre vale a pena pesquisar no site da Secretaria da Fazenda para garantir que o software e os equipamentos que você quer comprar sejam homologados.
É uma questão de segurança, evitando que dados sejam alterados ou vazados e que as notas fiscais sejam emitidas corretamente.
2. Confira as funcionalidades do sistema
Se você quer contratar um sistema PDV, evidentemente ele deve fazer todo o processo e todas as atividades que você precisa para efetivar as vendas.
Já mencionamos ao longo do post algumas das principais funcionalidades, mas a lista geralmente envolve operações de caixa, como trocas, devoluções, aberta e fechamento, vendas; controle de recebimentos; controle e análise financeira; opções de descontos; emissão de notas fiscais; controle de gastos; movimentação de estoque; meios de pagamento diferenciados.
Também é importante garantir que o sistema é atualizado constantemente, pois não somente isso garante o funcionamento ideal do sistema, mas também é questão de segurança.
Outro ponto importante das atualizações é que elas podem permitir novas funcionalidades, conforme a tecnologia evolui.
3. Preste atenção especial à segurança
A segurança dos dados é um ponto que você deve tratar com atenção especial.
Informações transacionais e que podem envolver o cartão de crédito dos clientes, por exemplo, são muito delicadas.
É essencial proteger essas informações, além dos dados da própria empresa.
Questione como é a segurança de qualquer software, garantindo que os dados são armazenados de forma criptografada.
Outro ponto referente à segurança é em relação aos próprios funcionários. Você pode especificar permissões diferenciadas para vendedores, caixas e gerentes.
4. Descubra a capacidade de personalização
Toda loja funciona de forma diferente, o que significa que é interessante ter uma solução que permita personalizar as configurações para o seu modo de trabalhar.
5. Considere o suporte
Por fim, é importante conhecer como é o suporte da empresa da qual você vai contratar o sistema.
Caso você encontre algum problema, o suporte precisa ser bem rápido para resolvê-lo.
Não somente você contratou o sistema para ele funcionar, mas quando isso não acontece a experiência do cliente é prejudicada.
É importante destacar que o suporte não existe para ser acionado apenas quando algo dá errado.
Por exemplo, assim que você contrata o software, a fornecedora deve dar o suporte para você começar a usar e aproveitá-lo ao máximo.
Isso pode ser feito por meio de vídeos, conteúdos (como e-books) e até mesmo com a ajuda de um profissional.
O sistema de PDV é essencial para qualquer loja, afinal, ele traz vantagens para o cliente, para os colaboradores e para os gestores e donos.
Com esses sistemas, a vida de todos os envolvidos fica mais fácil e a experiência é cada vez melhor.
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