Quem trabalha com qualquer tipo de solução via internet, como, por exemplo, ter loja virtual ou está estudando para criar uma, com certeza já ouviu falar sobre a importância de oferecer um ambiente seguro tanto para os usuários quanto para o próprio empreendedor. Dentro desse tema tão relevante, já se perguntou o que é SSL e TLS?
Se essa resposta não ficou suficientemente clara ou nunca ouviu falar sobre SSL e TLS, este artigo é perfeito para você! Nos próximos tópicos vamos explicar tudo sobre o assunto – incluindo diferenças, vantagens e como instalar. Acompanhe!
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O que é SSL?
Secure Sockets Layer (SSL) é um protocolo de segurança digital que utiliza criptografia para proteger dados no ambiente virtual – especialmente no comércio eletrônico.
Na prática, cria links autenticados que oferecem uma boa camada de segurança para as informações sensíveis dos usuários, como dados pessoais, endereço, preferências de pagamento, login, entre outros.
Ele já teve três versões lançadas e, infelizmente, todas foram consideradas vulneráveis a ataques de hackers. A boa notícia é que existe um sucessor: o TLS. Saiba mais no tópico a seguir!
O que é TLS?
Sabendo o que é SSL, logo surge a necessidade de entender o que é TLS. Transport Layer Security, em inglês, também é um protocolo de segurança para portais on-line, porém mais robusto.
Serve para garantir privacidade de informações compartilhadas na internet, portanto, essencial para qualquer ação online que envolva desde o envio de e-mails, trabalhar com um sistema de gestão no seu negócio físico ou, até mesmo, vender on-line.
O TLS criptografa tudo o que é gerado na comunicação entre os dispositivos (computador, smartphone, etc.) e o servidor de hospedagem sempre que o usuário acessa determinado site.
Talvez você esteja se perguntando “ok, mas qual a diferença entre SSL e TLS?”. São pequenas diferenças de programação, veja só:
Diferença entre o que é SSL e TLS
SSL: criado em 1995 pela Netscap, utiliza conexões explícitas para comunicar o usuário com o servidor. Vem deixando progressivamente de ser utilizado.
TLS: sua primeira versão foi desenvolvida em 1999 pela Internet Engineering Taskforce. A mais atual é a versão 1.3, que usa conexões implícitas e é mais rápida e segura.
Importante: a finalidade de ambos é criptografar dados e proteger os dados dos usuários, mas nenhum deles garante que a página está 100% isenta de ataques cibernéticos.
Como funciona o SSL/TLS?
Agora que você já tem um panorama sobre o que é SSL e TLS, vamos a alguns detalhes sobre o funcionamento deles nos bastidores do site, sistema ou loja virtual.
Esses documentos vinculam a “identidade” do portal a um par de chaves criptográficas (uma pública e outra privada), além de chaves de sessão que oferecem segurança extra a cada conexão.
Enquanto a chave pública serve para criptografar a sessão entre o navegador da web e o servidor, a chave privada fica “escondida” no servidor – sendo utilizada para assinar páginas da internet e outros documentos digitalmente.
Durante a conexão, essas chaves se comunicam criptografando e descriptografando os dados. Criam, então, uma nova camada de segurança: a chave de sessão. Ela será utilizada somente naquele acesso específico, ou seja, tem validade limitada.
Os certificados de segurança SSL/TLS também incluem dados de identificação sobre o site, como domínio e informações sobre o proprietário da página (opcional).
Saiba disso: certificado SSL e certificado TLS podem ser utilizados para criptografar dados de outros serviços, como e-mail, Voip, entre outros.
Entenda a relação entre SSL/TLS e HTTPS
Conhecer o que é SSL e o que é TLS leva a uma íntima ligação com HTTPS. Ao instalar o certificado TLS ou SSL, a transmissão de dados é feita via HTTPS (sim, aquela sigla antes do domínio).
Se a URL acessada começar com “https” e houver um pequeno cadeado indicando que a conexão é segura, significa que o navegador utiliza TLS.
Os principais navegadores de internet (Google Chrome, Firefox, Microsoft Edge) costumam mostrar ao usuário que ele está acessando um site protegido por SSL/TLS. Tanto que os cadeados são clicáveis, permitindo conferir mais detalhes sobre o certificado.
E quando falamos de segurança virtual, não podemos deixar de mencionar como ela é importante dentro de um dos mercados que mais crescem atualmente, o varejo online.
E se você quer sair na frente oferecendo um ambiente seguro e de confiança, continue a leitura.
Por que a sua loja virtual precisa dos certificados SSL/TLS?
A criptografia é um dos serviços mais confiáveis para proteção de dados, minimizando extremamente as chances de informações vazadas.
Como o empreendedor que possui loja virtual trabalha diretamente com dados pessoais dos clientes, é muito importante garantir a segurança das informações – especialmente desde que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entrou em vigor.
Abaixo, reunimos os principais benefícios de ter certificado SSL ou TLS no seu e-commerce.
Autenticidade
O protocolo SSL ou protocolo TLS atesta que a identidade do site é comprovada por uma Autoridade Certificadora. Portanto, o SSL/TLS permite garantir aos visitantes que a loja virtual é autêntica e com risco mínimo de atividade fraudulenta realizada por terceiros.
Segurança
Conforme destacamos no decorrer deste texto sobre o que é SSL, a segurança é primordial em qualquer portal ou e-commerce. Sabia que “sentir-se seguro” pode ser um fator de decisão nas operações de compra on-line?
De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e o Sebrae, 59% dos internautas brasileiros sofreram algum tipo de fraude financeira entre o segundo semestre de 2020 e o primeiro semestre de 2021.
Entre as ocorrências mais comuns está a clonagem de cartão de crédito ou débito (24%).
Significa que não investir em medidas de segurança como certificado SSL/TLS é um erro grave, pois a loja virtual fica suscetível a fraudes e golpes que podem prejudicar a experiência do cliente e a reputação da loja virtual. Pense nisso!
Confiabilidade
Segurança e confiança andam juntas no meio digital. Toda loja virtual que precisa de informações pessoais dos usuários deve transmitir essa sensação de privacidade.
As pessoas se sentirão mais confortáveis para navegar, se cadastrar e comprar. Desse modo, o certificado SSL/TLS reforça credibilidade e confiabilidade aos visitantes (eles saberão que estão em uma página confiável).
Diferencial competitivo
O e-commerce é um setor que vem crescendo ano a ano em praticamente todos os segmentos. Então, sabendo o que é SSL e o que é TLS, esteja um passo além dos seus concorrentes.
Ofereça essa garantia de segurança como diferencial competitivo do seu negócio. Coloque-se no lugar dos usuários: entre uma loja com certificado de autenticidade e uma sem, de quem você compraria?
SEO
Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de estratégias para chamar a atenção do Google e melhorar o ranqueamento de páginas nos resultados de busca.
A estrutura é complexa, envolvendo desde navegabilidade e uso de palavras-chave até aparência visual, entre outros quesitos.
Acontece que, desde 2014, O Google atualizou seu algoritmo para dar ainda mais visibilidade aos sites que possuem certificado SSL/TLS. O sistema entende que um site seguro apresenta maiores chances de cliques, permanência dos usuários e conversão.
-> Curiosidade: há estimativas de que cerca de 40% dos resultados oferecem pelo menos um site considerado seguro na primeira página. O seu pode estar entre eles!
Como saber se sua loja virtual possui o certificado TLS?
A resposta para essa pergunta é bastante objetiva: se o seu site utiliza dados de clientes, você precisa de certificado. Quando explicamos o que é SSL e seus principais benefícios neste artigo, frisamos a importância desse serviço para os empreendedores que possuem loja virtual.
Todo mundo se beneficia: o site terá mais credibilidade e possivelmente mais acessos; seus clientes se sentirão mais seguros e você poderá aumentar as vendas. A seguir, listamos os tipos de certificados disponíveis para e-commerce.
Tipos de certificados para lojas virtuais
Existem muitas opções de certificados de validação para loja virtual, com diferentes finalidades e complexidades. Conheça as mais utilizadas atualmente:
Shared Certificate (Certificado compartilhado)
O certificado SSL compartilhado faz uso de um domínio diferente do endereço (URL) da loja virtual. Por essa razão, é mais indicado para sites que necessitam de conexão segura apenas em algumas páginas – como login, seção de pagamento, etc.
Quando o usuário acessar esses ambientes, o domínio mudará para a URL onde o SSL ou TLS está hospedado.
Já o SSL dedicado funciona totalmente dentro do seu domínio, ou seja, a URL não muda em nenhum momento da navegação.
Domain Validated Certificate (Certificado de domínio validado)
Esse é o tipo mais básico, sendo rapidamente emitido. Especialistas indicam o certificado de domínio validado para sites pequenos, sem grande fluxo de acessos e troca de informações.
Exige que as empresas provem seu controle sobre o nome de domínio (tedsys.com.br, por exemplo).
Organization Validated Certificate (Certificado de empresa validada)
Neste caso, a empresa certificadora exige que você não apenas prove possuir o nome de domínio que pretende proteger como também a legalidade da empresa.
Então, o certificado SSL provará a autenticidade tanto do domínio do site quanto do nome da empresa. Somente organizações e empresas podem requerer esse tipo de certificado.
Extended Validation Certificate (Certificado de validação extendida)
SSL de validação estendida é um certificado que auxilia a proteger os visitantes das tentativas de phishing – evitando que eles compartilhem seus dados com sites falsos.
Para consegui-lo, é preciso ter as validações de empresa e domínio, além de etapas de verificação adicionais que provem a autenticidade do certificado SSL.
Wildcard Certificate (Certificado curinga)
Essa costuma ser uma opção com bom custo e benefício, pois oferece um certificado SSL de algoritmo duplo que criptografa e autentica todos os subdomínios, inclusive os que forem adicionados futuramente.
Também faz verificação automática de malware para proteger o site.
Multi-Domain Certificate (Certificado multi-domínios)
O certificado SSL multi-domínios cobre vários domínios em um único endereço IP. Utiliza os mesmos padrões de criptografia que as soluções oferecidas de certificação, mas com algumas diferenças técnicas.
Como instalar certificado TLS na loja virtual?
Agora que explicamos tudo sobre o que é SSL, vamos ensinar você a configurar o HTTPS (cadeado verde na barra de URL) dentro da sua loja virtual. Após adquirir a certificação, siga os seguintes passos:
- Configure o domínio adicionado e apontamento de domínio (ou apontamento de DNS). Talvez seja necessário pedir ajuda a um profissional de TI ou buscar o manual disponibilizado pelo gerenciador (Locaweb, GoDaddy, Hostgator, Wix, etc.).
- Utilizando WordPress, acesse a dashboard no gerenciador e clique em HTTPS.
- Selecione “Forçar HTTPS (Alta Segurança)” ou “Enforce HTTPS”, se estiver em inglês, e salve. Pronto, o cadeado de segurança SSL deverá aparecer na URL da sua loja virtual!
Se o seu site é administrado pela plataforma WooCommerce, é possível utilizar o serviço WooCommerce SSL. Essa ferramenta ajuda os gestores de loja virtual a utilizarem criptografia de forma descomplicada (saiba mais no manual da WooCommerce).
O que a mudança de SSL para TLS impacta na loja?
Impacta positivamente em mais segurança e credibilidade, pois o TLS é a versão atualizada e “corrigida” para realizar criptografia de dados.
Sabe-se que o SSL já não é mais um protocolo totalmente seguro, portanto, o ideal é fazer a substituição pelo certificado TLS. Não é algo urgente, mas vale dar atenção.
Como adaptar o seu negócio ao novo certificado
A dica é consultar seu servidor e/ou plataforma de loja virtual para saber quais versões de certificado SSL/TLS eles suportam. Pesquise, converse com um especialista no assunto e evite imprevistos como desconfigurar algo no site ou escolher uma opção que não poderá ser utilizada.
Conclusão sobre o que é SSL e TLS
Certificados SSL e certificado TLS são essenciais para oferecer segurança, autenticidade e confidencialidade na troca de dados via internet – especialmente em lojas virtuais.
Eles garantem às pessoas que elas estão acessando um portal original e protegido no qual poderão informar dados pessoais e bancários com mais confiança.
Esse cuidado transmite transparência a novos usuários e clientes, facilitando tanto a conversão de novas vendas quanto a fidelização. Em resumo, não basta criar um site bonito e oferecer promoções. É preciso investir em soluções de segurança – e o certificado SSL ou TLS é uma das medidas necessárias.
Acredite: o “cadeadinho” na sua URL pode fazer diferença na visibilidade da loja no Google, na impressão transmitida ao usuário e à credibilidade da sua marca.
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