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7 dicas de promoções infalíveis para vender mais

dicas para vender mais

Vender – seja na internet ou em loja física – nunca foi uma tarefa fácil. No entanto, quando as dificuldades aparecem, seja pelo momento da economia ou pela concorrência, por exemplo, é preciso pensar em estratégias comerciais para suas promoções.

O que muitas pessoas não imaginam é o que está por trás dessa tática tão antiga: como oferecer descontos sem afetar a segurança do meu negócio? Promoção relâmpago ou promoção progressiva? Os cupons de desconto realmente funcionam?

São dúvidas bastante comuns, não é verdade? É por isso que, para este texto, foram separadas 7 dicas de promoções infalíveis para vender mais, que vão ao encontro do que você deseja: criar promoções criativas que superem as dos concorrentes. É possível e tem solução.

Por que você quer fazer uma promoção?

Antes de pensar no que e como fazer, você deve levar em conta as suas motivações. A sua experiência como lojista e suas percepções indicam que reduzir o valor ou pensar em ações promocionais dão certo, e é verdade!

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que 71% dos consumidores aguardam saldões para fazer compras.

Engana-se, porém, que apenas reduzir o valor é a solução porque, por um lado, nem sempre é financeiramente viável; por outro, as estratégias precisam envolver as pessoas e devem fazer sentido dentro do seu nicho de mercado.

Com tanta concorrência envolvida, isso vale para lojas físicas e/ou para o comércio eletrônico.

Portanto, identificar quais são os seus objetivos vai facilitar a construção das estratégias promocionais. O que você precisa no momento? Quer despachar os produtos que estão parados no estoque? É Black Friday? Deseja atrair pessoas para a sua loja recém-inaugurada? Seus objetivos vão nortear as suas ações. Veja abaixo.

Produtos encalhados em estoque

Você implementou a curva ABC (ou Análise de Pareto) e identificou os produtos que são Curva C, ou seja, aqueles que possuem valor de demanda ou consumo baixos.

Em casos como esses, as promoções para se livrar dos produtos encalhados no estoque são bastante comuns. Afinal, produtos que estão há muito tempo no depósito representam perda de dinheiro.

Além do fator financeiro imediato (custo para manter os produtos armazenados), a mercadoria pode perder valor dependendo do seu nicho. Se você trabalha com roupas, por exemplo, sabe bem o que é isso: coleções que vão ficando para trás, mudança de estação, entre outros fatores.

Inauguração de loja

Você está iniciando a sua loja virtual ou física? As primeiras promoções são importantes porque servem como um convite especial para os novos visitantes. É um momento relevante para trabalhar a fidelização do cliente, assim como para gerar identificação com a sua marca.

Por tudo isso, é fácil perceber como uma boa experiência de compra será fundamental nesse processo, tanto no físico como no online.

Eventos sazonais

O calendário é um dos melhores amigos do lojista. O ano é longo e por ele são distribuídas diversas datas importantes para vender.

O Dia das Mães, o Dia dos Namorados, Black Friday e Natal são alguns dos eventos sazonais mais importantes. Você e a concorrência sabem disso.

Com a vantagem de que as pessoas estão procurando o que comprar, dispostas a investir em presentes, a sua oferta (seja ela qual for) precisa se destacar entre tantos outros anúncios ou lojas. Mais uma vez, é importante pensar na promoção para chamar o cliente.

Depois de entender qual o motivo principal para começar uma promoção, vamos te mostrar algumas boas práticas para que a sua estratégica não tenha erro. Confira:

Boas práticas para realizar uma promoção

boas práticas para criar promoções

Vender é muito bom, mas fidelizar os clientes é ainda melhor. Portanto, não basta apenas pensar em promoções para atrair clientes, esvaziar o estoque ou aproveitar as datas sazonais.

É preciso que os clientes retornem em outros momentos, inclusive quando não houver um foco tão grande em ofertas, descontos e eventos promocionais!

Como mencionado antes, a boa experiência de compra precisa estar presente durante toda a jornada do consumidor, de modo que a sua operação prospere o ano inteiro.

Diante dessa importância, acompanhe abaixo alguns “conselhos de amigo” para você investir em boas práticas.

Atenção para a qualidade dos produtos oferecidos

Em algum momento da sua trajetória, você já se deparou com produtos de qualidade duvidosa ou que apresentaram algum defeito, não é mesmo? Faz parte, e, a princípio, é uma margem de erro que você também deve considerar no seu negócio.

Porém, é preciso ser cauteloso na hora de colocar a sua mercadoria para circular, pois você não quer que pensem que a sua loja só comercializa produtos ruins.

Em outros casos, o problema não está no produto em si, mas no tempo em que esteve parado no seu depósito. Esse dilema é maior para quem trabalha com alimentos perecíveis, por exemplo.

É preciso trabalhar com muita transparência para informar sobre as condições dos produtos, especialmente no que diz respeito à data de validade ou à vida útil das mercadorias. O mesmo vale para produtos não perecíveis, quando falamos de garantia e tempo para troca.

Promoções com descontos reais

Você já ouviu falar na “Black Fraude” ou em “tudo pela metade do dobro”? Pois é. Esses termos e expressões são oriundos de campanhas fraudulentas que, infelizmente, afetam todo o varejo físico e online.

É preciso, portanto, trabalhar com ofertas verdadeiras para que a sua loja não seja tachada de cometer fraudes.

Em tempos de internet, onde as pessoas compartilham suas experiências boas ou ruins, a Prova Social tem uma grande relevância para o sucesso da sua operação.

O lojista mal-intencionado pode até conseguir lucrar no primeiro momento, mas essa estratégia colocará em risco a credibilidade da empresa, talvez sem chance para conserto.

Quem não é visto, não é lembrado

Esse ditado popular traduz uma verdade muito presente no dia a dia de quem disputa espaço nas calçadas ou na internet. É preciso chegar até as pessoas.

Se as suas campanhas e ações de publicidade não alcançarem o seu público, pouco vai importar a qualidade dos seus anúncios ou os seus preços. Se for preciso, procure ajuda especializada para divulgar as suas campanhas promocionais. Não menospreze o poder da comunicação.

Cuidado com as letras miúdas

Quem nunca se decepcionou com uma oferta após constatar que havia alguma informação quase oculta nas letras miúdas? Além da divulgação das campanhas, também é preciso comunicar com clareza sobre o que está sendo oferecido.

A promoção tem prazo para acabar? As condições de pagamento estão bem visíveis? Há limite de itens por cliente? Tudo isso deve estar bem claro e exposto para o seu cliente, de modo que não afete a qualidade da experiência de compra.

Experiência personalizada

Seja no ambiente virtual ou na loja física, uma experiência personalizada leva em conta o perfil do seu consumidor e a forma como ele será abordado, o que impacta até mesmo no tom de voz com que ele será atendido.

Como é possível imaginar, o atendimento tem um papel fundamental nesse processo – mas não apenas isso.

Se você é do e-commerce, é possível trabalhar com remarketing e com estratégias a partir das informações fornecidas pelo cliente, oferecendo a ele ofertas e anúncios mais direcionados.

Na loja física, o ambiente é muito importante. Até mesmo uma boa música ambiente pode aumentar o tempo de permanência.

Padronize, junto à sua equipe, a qualidade de um atendimento em qualquer que seja o meio de contato, pessoalmente, telefone, mensagem, e-mail, etc.

Mas não confunda, o comportamento da sua equipe deve seguir um padrão de qualidade, mas o atendimento ao cliente deve ser personalizado.

Lembre-se, cada cliente possui uma história, uma visão e uma forma de comprar diferente. O que nos leva à prática a seguir, confira.

Promoção e emoção

Você já ouviu falar em marketing emocional? Mais importante do que criar necessidades e atendê-las é envolver-se em ações que afetem positivamente as emoções das pessoas, fortalecendo a sua marca.

Vamos supor que o seu nicho tenha um genuíno interesse pelo meio ambiente, comercializando apenas produtos de origem conhecida (os quais foram feitos com menos impacto ambiental). A sua empresa vai atrair clientes igualmente engajados nessa questão.

Em muitos casos, a empresa se torna referência no segmento de atuação, conquistando a confiança e aumentando a satisfação dos clientes, promovendo um ciclo de novas compras, sendo vista como um agente de melhoria para a sociedade e meio ambiente.

Essa fidelização vai muito além de uma estratégia agressiva e focada em preços, por exemplo, e é muito mais sólida do que as datas sazonais.

Porém, outras emoções pontuais podem ser trabalhadas, como o senso de urgência. “Aproveite a promoção: as unidades são limitadas!” ou “Só hoje!” são maneiras de acelerar a decisão de compra.

Seja no site ou na fachada da loja física, estímulos visuais e auditivos podem ser determinantes para o ingresso na sua loja ou por mais tempo de permanência no seu site.

7 Dicas de promoções infalíveis

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Após ler sobre características e nuances que devem ser levadas em consideração na hora de promover campanhas promocionais, é hora de conhecer algumas ações marcantes dentro do varejo físico e online. Algumas dessas dicas são executadas há décadas e fazem parte da relação entre lojas e consumidores.

Aposte no frete grátis

Não importa a época do ano: as pessoas buscam frete grátis. Os números comprovam. De acordo com a pesquisa E-commerce Trends, o frete caro é responsável por 82,3% das desistências de compra.

Em caso de loja física, há situações em que o valor da entrega pode impactar na decisão final, que pode ocorrer na compra de móveis ou supermercado. Ou seja, mais do que um benefício, o frete grátis é uma estratégia extremamente competitiva.

Para ativar a tag “frete grátis” e não perder a venda, há alguns mecanismos. Você pode embutir o valor (ou parte dele) no preço final (e você precisa avaliar a competitividade do seu preço frente aos concorrentes) e/ou estimular o aumento do ticket médio para que o cliente obtenha o benefício.

Save the date. Não perca as datas comemorativas

Os seus concorrentes dificilmente ficarão de fora das datas mais importantes do ano para o comércio, e elas estão distribuídas durante quase todos os meses.

As pessoas estão acostumadas e aguardam o momento certo para comprar. Nos meses anteriores à Black Friday, por exemplo, o número de vendas pode abar caindo, o que, acredite, é normal.

Em 2020, cerca de 76,50% dos brasileiro fizeram compras na Black Friday, conforme a pesquisa feita pela Conversion. Incrível, não é? Outras datas têm efeito semelhante: o Dia dos Namorados, o Dia das Mães e o Natal costumam mexer com a economia. É por isso que você deve pensar em estratégias para esses períodos.

Nas próximas dicas, analise as ações e identifique as que mais se encaixam no seu negócio e no perfil do seu público para sair na frente.

Crie promoções para Kits

Você já percebeu que o frete grátis é relevante e que uma das maneiras de viabilizá-lo financeiramente é estimular um incremento no ticket médio. Como fazer isso? Crie kits de produtos!

Lembra que, neste conteúdo, também foi abordado que um dos motivos para criar campanhas promocionais é a existência de itens encalhados no estoque?

Um kit de produtos permite oferecer produtos das curvas A, B e C, afinal, o kit pode ser formado por itens diferentes ou que são complementares entre si, como um kit de produtos para saúde e beleza.

Ou ainda, pode representar a venda de produtos em maior quantidade, como um kit de fraldas, por exemplo.

As datas comemorativas têm importante peso na criação de kits. Quem nunca comprou um kit café da manhã para alguém especial?

Por isso, não subestime a criação dos kits: eles podem garantir um ticket médio maior e o frete grátis, a saída de produtos encalhados e o aproveitamento de datas importantes!

Promoções relâmpago

Com duração limitada, a promoção relâmpago é uma estratégia feita para estimular o senso de urgência – já citado anteriormente. Para executá-la, você precisa definir quais serão os produtos ofertados e o prazo de duração da promoção.

Dependendo da sua campanha, as promoções relâmpago podem ser mais baratas para divulgar, afinal, vão ocorrer durante um curto espaço de tempo.

É uma oportunidade para você se comunicar através de campanhas de e-mail com a sua base de clientes, fortalecendo o vínculo com a marca e a recompra, ou pelas redes sociais. Ou ainda, colocar cartazes da promoção dentro e na vitrine da sua loja.

Promoções progressivas

Uma estratégia bastante comum, especialmente em supermercados, é a de “compre 4, leve 5”, campanhas que estimulam o desconto progressivo. Essa estratégia também vai ao encontro do objetivo de aumentar o ticket médio e viabilizar o frete gratuito.

Outra maneira de estimular o desconto progressivo é oferecer ao cliente que, a partir de um número X de itens, o produto de menor valor sai de graça.

Cupons de desconto

É uma das promoções mais comuns para atrair novos clientes na internet, mas podem ser usadas nas lojas físicas também. Vai enviar as compras pelos Correios? Envie junto algum cupom para a próxima compra.

cupom de promoção

Além de prolongar a experiência e contato com o cliente, você vai fomentar uma nova compra. Os cupons também são moeda de troca para quem ativa o recebimento de e-mails na caixa de entrada ou acompanha as suas redes sociais. Fica a dica.

Desconto no atacado

Essa promoção é comum até para você, lojista, que precisa recompor o estoque. As ações baseadas no volume de compras funcionam de forma muito semelhante com a estratégia de criação de kits.

Venda mais e em maior quantidade, ofereça, em troca, descontos progressivos e/ou frete grátis. Entre as vantagens, está a fidelização do cliente que busca oportunidades como essa, estimulando inclusive a recorrência de compra.

Dica bônus! Tenha um Sistema de Gestão que te ajude a otimizar suas promoções

Agora que você já conhece praticamente tudo sobre promoção, incluindo cuidados, tipos de promoção e boas práticas para planejá-las e realizá-las, chegou a hora de colocar a mão na massa!

Como fazer isso? Você concorda que ativar todas as promoções, uma a uma, é um trabalho manual que leva tempo demais e ainda é passível de erros de cálculo na aplicação de descontos, não é mesmo?

Agora imagine trabalhar com um assistente de promoção pensado exclusivamente para otimizar a operação da sua loja, seja física e/ou online? A Tedsys pode te ajudar!

Toda a complexidade de uma promoção – definir preço, saber qual produto que levará o desconto, qual desconto será aplicado, qual o preço final com o desconto aplicado, prazo que o desconto ficará disponível na loja – pode ser configurada no sistema e ele se encarrega de aplicar as promoções no sistema de venda.

O mesmo acontece com os cupons de desconto. Se você quer trabalhar com cupom promocional na sua loja física e/ou e-commerce, é possível cadastrar os códigos do cupons e deixar que o sistema se encarregue de aplicar o desconto automaticamente, independente do canal de envio dos cupons .

Essa solução é a aposta certa para potencializa suas vendas, evitar transtornos com filas, aumentar a satisfação e melhorar o seu relacionamento com seu cliente e aplicar descontos assertivos de acordo com a sua estratégia de vendas!

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