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Conheça os principais canais de venda online

As vendas online dispararam nos último anos, e foram tantos canais e produtos surgindo, que muitos lojistas ficaram sem saber se abraçam todas possibilidades de venda ou se focavam apenas em uma.

Se você está nessa situação, pare e pense antes de tomar decisões precipitadas, conheça quais os principais canais de venda e inclua o que melhor se adequa ao seu público e produto, nas suas estratégias de marketing e comercial.

E para te ajudar nessa missão, nós da Tedsys trouxemos um guia completo com os principais canais de venda online.

Continue a leitura desse artigo e fique por dentro do assunto!

Visão Geral sobre os canais de venda online e Offline

Que as vendas online estão com tudo não é novidade para ninguém, mas você sabe como anda isso em números? De acordo com uma pesquisa feita pela Neotrust, somente no primeiro trimestre de 2021, foram feitas 78,5 milhões de compras online.

Isso representa um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Nesse contexto, essa quantidade de compras resultou em um faturamento de R$ 35,2 bilhões para o e-commerce, somente nos três primeiros meses desse ano.

Quando comparado com o mesmo período de 2020, é notório um aumento de 72,2% na procura por artigos online.

Em contrapartida, aos poucos, o varejo físico vem conseguindo atrair os consumidores novamente. 

De acordo com dados da FX Data Intelligence, as lojas de rua tiveram uma alta, em junho deste ano, de 63,4% no fluxo de clientes e os shoppings centers, de 184,5% se comparado ao mesmo período de 2020, quando tivemos as primeiras flexibilizações das medidas restritivas.

Esses foram alguns dados gerais sobre o mercado online e offline, mas sabemos que em pouco tempo, surgiram diversos canais e formas de se alcançar o seu público ideal.

Eles são imprescindíveis à estratégia dos negócios e podem variar de acordo com a área de atuação da empresa. Por isso, vamos te ajudar nessa tomada de decisão, sobre onde vender, e apresentar os principais canais, acompanhe.

Canais de venda para omnichannel: online e offline

Online

Os canais de venda online são aqueles que criam pontos de contato entre a sua empresa e o cliente, através da internet.

Veja aqui quais são os principais:

  • E-mail marketing

O e-mail marketing é um velho amigo da publicidade e que nunca deixou de ser eficiente.

Esse é um importante canal de venda online, tendo em vista o seu contato mais íntimo com o público.

Nota: Lembre-se de segmentar suas campanhas de e-mail, ok? Elabore e-mails atrativos tanto para quem já é cliente de longa data, como para quem está, ainda, realizando o primeiro contato com a sua loja.

  • Marketplace

O marketplace é uma espécie de shopping online, onde vários lojistas utilizam uma mesma plataforma para anunciar os produtos.

Temos marketplaces que abraçam todo o tipo de produto e marketplaces segmentados. Além disso, cada um cobra uma taxa diferente para os vendedores, então estude detalhadamente todos eles antes de anunciar seus produtos.

  • E-commerce

O e-commerce é um site criado para a comercialização de produtos, bem como serviços, na sua loja virtual.

Ao contrário do marketplace, um e-commerce é um espaço único e exclusivo da sua loja, podendo ser personalizado de acordo com a sua marca e sem taxas adicionais pela venda, além das já planejadas, como o frete, por exemplo.

  • Redes sociais

As redes sociais já não são mais fontes exclusivas para o entretenimento. Hoje, é possível realizar vendas de produtos e serviços através do Facebook, Instagram e Pinterest, por exemplo.

Vale lembrar, que as vendas através das redes sociais, possibilitam um contato direto significativo com o público, pois ele pode comentar na foto do seu produto, compartilhar para amigos ou publicar no seu próprio feed ou stories.

  • Facebook

Facebook Commerce, também conhecido como F-commerce, se trata do comércio de produtos feito dentro da própria rede social de Mark Zuckerberg.

Uma loja virtual no Facebook oferece inúmeras vantagens tanto para quem vende, quanto para quem compra.

Atualmente, as pessoas buscam praticidade para comprar e os vendedores podem oferecer isso através do comércio nas redes sociais.

Para o empreendedor, o Facebook é uma mina de ouro, porque o número de usuários da rede social não para de crescer anualmente.

  • Instagram

De acordo com uma pesquisa da Locowise, 75% dos usuários do Instagram já fizeram uma ação, como visitar um site, a partir de um anúncio ou publicação. 

Nessa mesma pesquisa, revelou-se que 50% dos usuários da rede social seguem ao menos um negócio e 60% deles afirmam aprender sobre um produto na plataforma.

Com esses dados, é inegável a força dessa rede social para impulsionar o e-commerce da sua empresa.

O interessante do Instagram é que esse canal está em expansão no país tanto em termos de audiência quanto de engajamento.

  • Pinterest

O Pinterest é uma rede social composta por mais de 175 milhões de usuários, tendo o Brasil está entre os dez países com maior número de usuários cadastrados na plataforma.

Nesse cenário, o Pinterest é uma rede social bastante interessante para as vendas!

De acordo com o Kissmetrics, cada pin no Pinterest gera, em média, duas visitas ao site e seis visualizações de páginas, que podem acabar levando a conversões. 

Segundo estudos do Shopify, 93% dos usuários do Pinterest usam a rede para planejar uma compra e o valor médio por compra que se origina no Pinterest é de 58,95 dólares.

  • Whatsapp

Presente em cerca de 99% dos celulares brasileiros, de acordo com pesquisa do Tecmundo, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do país e tem feito bastante sucesso na sua modalidade business.

Seja PME ou grandes multinacionais, há bastante uso do WhatsApp para criar um ponto de contato com o cliente. E tudo isso de forma segura e eficiente.

Esse ticket médio é mais alto do que outras plataformas como o Facebook (55 dólares), Twitter (46,29 dólares) e LinkedIn (44,24 dólares).

Offline

Mesmo com meio online de vendas em alta, não podemos negar que os canais offline ainda são bastante fortes no comércio. 

Ou seja, mesmo com a transformação digital, os canais de venda offline nunca deixaram de ser eficazes.

Vejamos aqui, alguns exemplos:

  • Ponto de venda e loja física

Os pontos de vendas são os locais em que o vendedor consegue criar um vínculo maior e direto com o cliente.

Além disso, é no PDV que o cliente tem contato com o produto, uma experiência que os canais de venda online ainda não podem proporcionar.

Por isso, a loja física continua sendo eficiente!

  • Venda direta

Através da venda direta, um representante comercial vende um produto de uma determinada empresa e recebe uma comissão sobre as vendas.

É comum que não haja vínculos empregatícios entre as partes, mas ainda assim, as metas de venda são bem altas e a loja obtém um rendimento significativo.

  • Telemarketing

O telemarketing é famoso por seu serviço de SAC, entretanto, é um canal de venda offline bastante interessante.

Isso porque, é possível ter uma comunicação mais coercitiva entre vendedor e cliente, além de tirar as dúvidas de forma rápida e ter todas as informações necessárias, por telefone.

  • Distribuidores

Os distribuidores realizam uma ponte entre os produtos, bem como consumidores e tem como objetivo levar produtos de várias empresas para o mercado.

  • Franquias

Para quem não quer arriscar em um empreendimento começando do zero no mercado, uma boa opção são as franquias. Elas são a replicação, por terceiros, de marcas que já fazem sucesso.

Dessa forma, os empreendedores adquirem clientelas já formadas e produtos ou serviços conhecidos e apreciados pelo público.

Vale ressaltar, que escolher um canal de venda, seja on ou off, não implica em excluir os demais. O ideal, caso seja o perfil da sua loja, é adotar um modelo omnichannel e ampliar o alcance das suas vendas.

Durante a pandemia, esta foi a estratégia utilizada por diversos lojistas: manter sua loja física funcionando (adotando as restrições de cada estado), mas investiram, também, nas vendas online, para não perder seus clientes.

Como escolher os melhores canais de venda online e offline para sua loja? 

Como você pôde observar, existem diversos canais de vendas disponíveis no mercado, tanto nas modalidades online quanto offline.

Nessas horas, o empreendedor pode ficar em dúvida e assim, tomar decisões precipitadas. Quando o canal de venda escolhido é fora do perfil do negócio, então muitos desastres podem acontecer, entre eles, a queda no volume de vendas. 

Por isso, não acredite em palpites ou sorte!

Para escolher o melhor canal de vendas, a solução mais eficiente é conhecer o perfil do seu consumidor e entender até que ponto você está disposto a investir.

Quais são os meios que a sua persona utiliza para adquirir um produto ou serviço da categoria do seu negócio? Quais são os hábitos e interesses deles?

Só assim você descobrirá os melhores meios de se conectar com ele.

Tenha uma plataforma para vender online 

Sem dúvidas, as plataformas online são as melhores alternativas para começar a vender pela internet, principalmente para aqueles que estão se inserindo no e-commerce.

As plataformas para vender online oferecem diversas vantagens e serviços completos, como um sistema de fácil usabilidade, personalizável e com diversos recursos que podem fazer a sua loja virtual decolar.

Com isso,  o empreendedor pode gerir uma loja virtual de alta qualidade mesmo sem ter uma experiência anterior.

Além das PMEs, as plataformas de venda online conseguem sustentar empresas maiores, mas também, que tenham necessidades específicas.

Isso porque, essas plataformas são altamente escaláveis, com estabilidade, suporte e integração com o ecossistema digital.

Saiba quais indicadores acompanhar em seus canais de venda 

Não basta colocar o seu produto ou serviço para vender, é preciso monitorar o desempenho do seu negócio como um todo.

Para isso, você pode utilizar métricas de indicadores populares.

Veja aqui, quais são os principais para acompanhar os seus canais de vendas.

Market Share

Através desse indicador, é possível fazer uma comparação do total de vendas de uma empresa em relação às vendas do setor em que ela está inserida. 

Além disso, o Market Share apresenta o tamanho da participação da sua empresa dentro do mercado em que ela atua. Ferramenta válida para realizar, também, um comparativo com seu principais concorrentes.

Receita gerada

É o indicador base para se ter o conhecimento da receita gerada por um determinado cliente durante seu tempo ativo na empresa – Lifetime Value.

Os valores da LTV são importantes para as decisões do negócio, afinal, são um termômetro sobre retenção e os níveis de satisfação do cliente.

Satisfação do cliente

A experiência do cliente deve ser um dos pontos de maior atenção dos empreendedores.

Desse modo, para ter uma melhor noção sobre o assunto, os indicadores de satisfação do cliente, seja através do SAC ou pesquisa de satisfação, são bons aliados.

É fundamental que o negócio forneça uma boa experiência de compra e suporte, para que o cliente volte a comprar com você.

Leads gerados e convertidos

Os leads são os possíveis clientes da sua loja. E esse é o tipo de indicador que deve ser separado de acordo com o seu funil de vendas. 

Ou seja, do início (leads gerados), quando o consumidor ainda está descobrindo sobre o seu produto, ao fim (leads convertidos), quando o consumidor realiza a compra.

Taxas de conversão

As taxas de conversão são capazes de medir o sucesso da empresa em converter as oportunidades em vendas. Lembrando que cada lead novo é uma oportunidade (funil de vendas).

ROI

O Return on Investment (ROI) é uma das principais métricas utilizadas no comércio online, pois mede a relação entre o dinheiro ganho e o dinheiro aplicado em um investimento

Esse cálculo de retorno é muito usado no marketing para validar os investimentos realizados.

Visitas ao PDV 

Saber o tráfego do seu ponto de venda é fundamental, pois, só assim, esses profissionais saberão se as estratégias de marketing funcionam e se o ROI está equilibrado.  

Como gerenciar seus canais de venda

Ter diversidade nos canais de vendas é uma ótima maneira de fazer o seu negócio ter sucesso, entretanto, sem uma gestão adequada, tudo pode ir por água abaixo!

Cada canal que você utilizar, deve ser gerenciado, sempre metrificando o desempenho de cada um deles.

Além disso, é preciso manter os canais sempre atualizados, com publicidade, serviço e assim por diante.

Realizar essa gestão de forma manual, é complexo, em especial, quando o negócio lida com vários canais ou possui diversas lojas.

Por isso, é de suma importância que você trabalhe com uma plataforma de gestão integrada aos canais de venda, e você pode fazer isso com a Tedsys!

A nossa solução ajuda a melhorar os seus processos tornando o seu negócio mais eficiente e rápido.

Seja qual for o tamanho do seu negócio, MEI, PMEs ou rede de lojas e grandes marcas, nós escalamos junto com você.

Conheça um pouco mais sobre a Tedsys!

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