Conheça as vantagens de utilizar um sistema ERP segmentado

Você conhece as vantagens de utilizar um sistema ERP segmentado para o seu nicho de negócio? Se não conhece, nós vamos te ajudar. Neste mercado competitivo que a cada dia abrem novas empresas e outras fecham as portas, a gestão muitas vezes não é levada a sério e quando o empresário entende o papel fundamental da gestão procura rapidamente por ferramentas que possam auxiliar a gestão empresarial, encontrando diversos sistemas ERP no mercado, ficando indeciso sobre qual a melhor ferramenta para a sua empresa.

Primeiramente o empresário deve ter ciência que para realizar a implantação de um sistema ERP não basta escolher o sistema com menor custo, a decisão deve ser tomada com base em uma pesquisa mais criteriosa sendo avaliado pelo menos 4 pontos básicos:

  • O fornecedor de software;
  • A solução entregue;
  • O suporte pós implantação;
  • O custo benefício;

A partir desta triagem é possível realizar outras análises mais complexas, sendo este um assunto que podemos discutir em um próximo post. Mas enfim, vamos ao que interessa. Quais as vantagens de utilizar um sistema ERP segmentado em seu nicho de mercado? Simplesmente os benefícios que o fornecedor da solução ERP agrega em sua empresa são incalculáveis pois ele conhece as suas “dores”, sabe onde fica o calcanhar de Aquiles da sua operação. Vamos apresentar 3 vantagens que só aquele que conhece o seu mercado vai conseguir te ajudar:

O sistema caiu! E agora?

Você recorda aquela noite em que estava cansado entrou no supermercado, escolheu as compras, chegou ao caixa e após 20 minutos de espera a atendente informa: o sistema caiu! Simplesmente muitos consumidores acabam deixando as compras e vão embora, gerando prejuízo direto no faturamento e indireto quanto a marca. O fornecedor de ERP para o varejo conhece a operação e entrega não apenas a solução para o PDV, mas também a solução de contingência para situações similares.

Taxa de serviço, como controlar?

Com o final de semana chegando muitas pessoas aproveitam para tomar aquela cerveja e jantar em um bom restaurante, e quando vão realizar o pagamento da conta o atendente oferece a cobrança da taxa de serviço, também conhecida como gorjeta. Mas você já imaginou como estes valores recebidos são contabilizados pelo sistema? Será que todos os sistemas ERP possuem este controle? Com certeza apenas os sistemas para bares e restaurantes vão conhecer essas necessidades e entregar a solução adequada.

Gestão de estoque e SKU’s

No varejo um dos maiores problemas encontrados está ligado ao estoque, pois normalmente são comercializados muitos produtos diferentes o que dificulta a gestão das informações. Uma ferramenta utilizada para facilitar este controle é a gestão por grades, conhecida também como gestão por grupos. Com essa metodologia é possível organizar os produtos em grupos conforme suas características específicas (cores, tamanhos, modelos, estampas) com apenas um cadastro mestre, reduzindo tempo na gestão do estoque e facilitando a organização de SKU’s.

Então, quando for avaliar qual é o melhor sistema de gestão para a sua loja, preocupe-se em encontrar uma solução que realmente vai entregar o que o seu segmento necessita, evitando futuros prejuízos. E se você está procurando um sistema ERP para o varejo não deixe de conhecer o TED 3. Mas antes de conhecer o nosso sistema conheça os nossos clientes.

Posts Recomendados