Gestão de estoque: saiba a importância e como ter uma gestão eficiente

Erros na gestão de estoque da sua loja pode acarretar em diversos problemas para seu negócio, como perdas de dinheiro e baixa lucratividade. Para que você evite essas situações e gastos desnecessários, é fundamental que tenha processos organizados no gerenciamento do seu estoque e queremos te ajudar a entender mais através desse artigo.

E veja, os estoques estão presentes em diferentes tamanhos de empresa e a gestão é imprescindível para todas elas. Entretanto, um grande negócio, no qual a demanda é sempre muito alta por diferentes produtos, torna-se ainda mais dependente da gestão de estoque. Afinal, nenhum empresário quer ver o seu empreendimento ir por água abaixo, não é?

Então, neste texto, vamos apresentar-lhe a importância de uma gestão de estoque para que você não perca dinheiro e evite maiores problemas para sua loja!

Gestão de estoque: quantidade de produtos

Alguns empreendimentos contam com um estoque bem numeroso, então geri-lo pode não ser tão fácil. É necessário ter contabilizado todos os produtos que entram, todos que saem, os que estão para vencer (no caso de produtos perecíveis), os que estão danificados, entre outras possíveis opções.

Por isso, é muito importante que a gestão de estoque seja realizada e você tenha o controle de todos os itens, porque no caso de alguns produtos não serem contabilizados, quando a empresa fizer o fechamento mensal, por exemplo, as contas não demonstrarão com exatidão como vai a saúde financeira do negócio.

Além disso, há negócios que têm mais de um estoque, então é necessário gerenciar a quantidade de produtos em cada um e saber, ao todo, quantos itens a empresa está estocando para não faltar nem sobrar, também conhecido como estoque de segurança.

importância da gestão do estoque

Gestão de estoque: valor dos produtos

Já vimos que é essencial termos controle dos produtos presentes no estoque, ou seja, sabermos se a quantidade é suficiente, se está faltando, se está excedendo etc. Entretanto, apenas saber do conteúdo físico não basta se sua empresa não fizer o gerenciamento dos valores de cada item.

Assim, ao montar um inventário do seu estoque, saiba quais são os valores de todos os produtos. Além disso, calcule quais são os itens mais caros, os mais baratos, os que dão uma boa margem de lucro e os que o lucro é baixo.

Muitas vezes, ao controlar o valor do estoque, a empresa acaba identificando produtos que não valem a pena manter serem mantidos no negócio. Por exemplo, um determinado produto pode ser muito custoso para a empresa e ter uma demanda muito baixa.

Então, não é apenas saber os valores dos produtos, e pronto! É primordial fazer uma análise desses valores, aliado à saída e entrada de cada item no estoque e concluir qual o melhor caminho para o empreendimento.

Gestão de estoque: mínimo e máximo

Estamos vendo que uma boa gestão de estoque é sinônimo de responsabilidade com a saúde do seu negócio, e, para finalizarmos, conheceremos mais um detalhe bem importante do gerenciamento.

Lembre-se que seu negócio deve estar alinhado aos subtítulos anteriores deste texto, então verifique se o seu estoque, de acordo com a demanda de cada produto, está em sua lotação máxima ou em seu mínima.

Assim, avalie qual deve ser o seu estoque mínimo, de maneira que possa evitar o desperdício e, consequentemente, prejuízos.

Para finalizarmos, juntando todas as informações que compartilhamos até aqui, podemos concluir que uma gestão de estoque é indispensável para a saúde de um negócio. Entretanto, é bastante coisa para analisar, não é verdade?

Mantenha a alta acuracidade do seu estoque

A confiabilidade das informações presentes no sistema de controle (planilha ou sistema) é o que chamamos de acuracidade do estoque e se apresenta a partir de um indicador de contabilidade.

Caso você queira saber mais sobre como funciona o indicador e como calcular, você pode acessar esse link e entender mais sobre acuracidade do estoque.

Esse indicador de acuracidade é utilizado para contabilizar a existência física dos produtos gerenciados, informando o percentual do quanto o estoque é confiável.

Para manter um bom gerenciamento do seu estoque, a acuracidade é algo fundamental e que deve ser levada em consideração dentro das suas análises, para evitar furos nos indicadores da sua loja e erros durante a reposição.

Para medir o índice de acuracidade do estoque é necessário realizar o inventário (parcial ou completo) feito de forma manual ou automatizada, utilizando a tecnologia a seu favor.

A tecnologia a favor do seu estoque

Como falamos, erros da gestão do estoque podem acarretar em perdas financeiras ou até mais graves, como a quebra do seu próprio negócio.

Mas não se preocupe, a tecnologia está aqui para ajudá-lo! Atualmente, você pode contar com sistemas de gestão empresarial para automatizar o controle do seu estoque e trazer maior segurança ao seu negócio!

Um sistema de gestão permite que você registre e controle a entrada e saída de produtos no estoque facilmente, realize inventários com coletores de dados, fiscalize o seu estoque, organize sua grade de produtos e muito mais, podendo ser a grande chave para a virada da sua loja.

Caso você queira saber mais sobre como um sistema de gestão pode te ajudar na prática, a Tedsys desenvolveu o Sistema TED para Gestão de Estoque, plataforma completa para gerenciar a sua loja de uma forma eficiente.

Entre em contato por whatsapp através deste link e saiba mais sobre como um sistema de gestão empresarial pode te ajudar a controlar os processos do seu estoque e evitar que a sua empresa sofra prejuízos por falhas nesses processos.

Posts Recomendados

No comment yet, add your voice below!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *