Gestão empresarial: saiba como melhorar o controle da sua empresa

É indiscutível o fato de que você terá problemas de gestão empresarial ao abrir o seu negócio.

Problemas com documentação, com tecnologias, com processos burocráticos e ainda por cima, com pessoas, equipes, conflitos de interesse e momentos de estresse enfrentados por todos os gestores.

Sendo mais específico, cito abaixo os problemas mais comuns encontrados nas empresas:

Gestão de tecnologia da informação

A tecnologia da informação é o conjunto de recursos tecnológicos que a empresa dispõe para tratamento das informações.

Gerir esses processos significa dizer que você controla a forma como as informações circulam em sua gestão empresarial, isso pode significar uma vantagem estratégica enorme, agilidade nas informações e evita conflitos de informação.

Além de que, as informações coletadas através dessa tecnologia podem embasar tomadas de decisão importantes.

Por isso, é muito importante que a gestão de estoque seja realizada e você tenha o controle de todos os itens, porque no caso de alguns produtos não serem contabilizados, quando a empresa fizer o fechamento mensal, por exemplo, as contas não demonstrarão com exatidão como vai a saúde financeira do negócio.

Além disso, há negócios que têm mais de um estoque, então é necessário gerenciar a quantidade de produtos em cada um e saber, ao todo, quantos itens a empresa está estocando para não faltar nem sobrar.

tecnologia da informação tedsys

Gestão da contabilidade

Um dos maiores problemas enfrentados ao controlar sua empresa é a contabilidade empresarial.

Existem muitos gastos dentro de uma empresa, sejam eles como salários, máquinas, softwares e hardwares, produtos defeituosos e entre outros.

No Brasil, muitos empreendedores não têm formação, cursos técnicos e muito menos ensino superior, se tornaram empreendedores devido a sua habilidade em negociar, habilidades de persuasão que vem os ajudando a encontrar ou até mesmo criar oportunidades de negócio e, por isso, não se aprofundam nos conhecimentos necessários para manter a empresa.

É importante gerenciar muito bem os ativos (bens que a empresa dispõe, entradas de dinheiro) e seus passivos (saídas de dinheiro, gastos que a empresa tem).

Existem diversas ferramentas que auxiliam nesse processo, entre elas, o próprio Excel, desenvolvido pela Microsoft.

Por ele é possível criar planilhas compartilhadas onde o gestor consegue ter acesso a todas as informações de saída e entrada de bens da organização, atualizando sempre que necessário.

Vem conhecer outras formas de administrar suas finanças conosco e conheça as nossas soluções clicando aqui.

Gestão de pessoas

Pessoas são a base de toda a organização, um funcionário satisfeito atrai clientes e novos leads para sua organização.

Ao falarmos de pessoas, uma coisa que não podemos esquecer é dos grandes problemas emocionais que atingem um indivíduo.

Um gestor de sucesso consegue fazer com que os interesses do colaborador “casem” com os interesses da empresa, fazendo haver concordância e que o funcionário passe a trabalhar mais motivado do que antes. Existem várias formas de chegar em um consenso entre o funcionário e a empresa.

É muito importante que o gestor esteja aberto para ouvir seus funcionários, ele precisa entender e interpretar o que o funcionário precisa a fim de criar um ambiente onde ele consiga expor suas ideias como também entender o que a empresa espera dele.

Normalmente, as pessoas se sentem mais motivadas a trabalhar quando entendem o seu papel e sentem que o seu esforço é reconhecido, seja por promoções, planos de carreira ou até mesmo recompensas salariais.

Em resumo, não é muito difícil controlar o ambiente organizacional, porém, requer um pouco de dedicação e esforço para entender quais são os principais pontos defeituosos para trabalhar neles e melhorar ainda mais o desempenho da equipe.

Posts Recomendados