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Logística empresarial: principais dicas para otimizar o processo

Você sabia que uma boa logística empresarial pode beneficiar tanto o varejo físico quanto o virtual? Ao contrário do que muitos gestores imaginam, esse processo não serve apenas para quem trabalha com entrega de mercadorias (como lojas de materiais de construção, farmácia, segmentos de e-commerce, etc.).

Isso porque todo negócio que vende produtos físicos utiliza logística – seja para receber suprimentos e produtos, seja para transportar itens do centro de distribuição até o PDV ou entregá-los no endereço do cliente. 

É possível produzir mais em menos tempo? Existem alternativas para entregar/receber mercadorias mais rápido? Sim! Por meio de uma logística empresarial eficiente e otimizada, permitindo reduzir custos e ganhar produtividade.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura deste artigo e descubra como implementar melhorias no seu estabelecimento!

O que é a logística empresarial?

De modo geral, o conceito é bastante amplo. Mas já que estamos falando em otimização de tempo, preparamos um resumo com o que você realmente precisa saber sobre logística empresarial.

Esse processo diz respeito a uma série de fatores que, juntos, auxiliam a melhorar a rotina de produção nas empresas, equilibrando custos, eficiência e lucratividade.

Engloba atividades como planejamento, implementação e controle do fluxo produtivo; abastecimento de insumos, estoque e produtos prontos para serem comercializados; rede de entregas; gestão de dados e informações macro (economia, desempenho do segmento em que atua, indicadores do varejo) e micro (hábitos e preferências de consumo dos clientes).

Tudo isso com a finalidade de evitar despesas desnecessárias, aproveitar melhor os recursos da empresa, propiciar condições favoráveis com fornecedores e parceiros e tornar-se mais competitivo no mercado.

Portanto, conforme mencionamos no início deste artigo, tanto o varejo físico quanto o virtual pode se beneficiar da logística empresarial!

 

Quando surgiu a logística empresarial?

Se você gosta de entender a origem das coisas, não pule este tópico, pois aqui tem história! Sabia que o conceito de logística, como conhecemos hoje, surgiu em um contexto militar?

Em meio às guerras, os exércitos precisavam gerenciar os recursos essenciais para desempenhar suas batalhas (armas e munições) e garantir a sobrevivência dos soldados (alimentação, medicamentos, farda).

Essas atividades exigiam atenção a quesitos muito comuns aos empresários: aquisição de insumos, transporte de itens, gestão de estoque e manutenção de materiais e equipamentos – além da gestão de pessoas.

 

A partir do fim da Segunda Guerra Mundial, quando a economia procurava soluções para recuperar seu potencial produtivo e atender às demandas de consumo, a logística passou a ganhar cada vez mais relevância e níveis de exigência, especialmente no que se refere a custos e agilidade. 

Durante a crise do petróleo, nos anos 1970, os preços para transportar e distribuir mercadorias aumentaram exponencialmente, impactando toda a cadeia logística mundial.

Neste cenário complicado, o empreendedorismo fez o que sempre faz: encontrou oportunidades em meio à crise.  

A logística empresarial passou a incorporar tecnologias e gestão de informações estratégicas tanto nas indústrias quanto nos meios de transporte e no varejo. Esses processos foram evoluindo no decorrer dos anos até chegar ao que conhecemos hoje: entregas que podem ser feitas no mesmo dia.

 

Qual a diferença entre logística empresarial x logística tradicional

Quando se fala em logística tradicional é um sentido mais amplo, ou seja, basicamente, o transporte de mercadorias (preparo, coleta, envio, recebimento). Já a logística empresarial integra outros setores da empresa e, por isso, pode-se afirmar que possui um sentido voltado para lucro, economia e performance.

Portanto, além de considerar a parte operacional, é preciso dar atenção à qualidade e ao custo do serviço prestado e/ou recebido. Em resumo, só funciona quando vista como prioridade e quando recebe investimentos por parte da administração.

 

Como funciona a logística empresarial?

Apresentadas as principais características da logística empresarial, provavelmente você está se questionando como ela funciona na prática. É isso que vamos mostrar neste tópico, acompanhe a leitura e descubra o que será necessário!

 

Equipe qualificada

Por mais tecnológica que seja uma empresa, ela precisa de pessoas responsáveis por operar a logística – desde operadores para a conferência de mercadorias até motoristas para conduzir os veículos.

Nesse sentido, nada mais adequado do que contar com profissionais especializados para gerir o setor. Se necessário, invista na qualificação dos funcionários.

 

Fluxograma

Construir um fluxograma é uma ótima estratégica para evitar informações desencontradas na cadeia de suprimentos e produtos para venda. Consiste na representação gráfica das etapas, organizadas de forma sequencial, permitindo não apenas guiar o trabalho como também documentar e analisar informações.

 

Canais de comunicação

A logística empresarial só terá bons resultados se você integrar TUDO relativo ao setor: abastecimento de matérias-primas/insumos e embalagens; produtividade da equipe; custos com entregas e armazenamento; cumprimento de prazos; qualidade do serviço, etc.

Para isso, será preciso criar canais de comunicação que unam essas informações.

 

Monitoramento

Não adianta investir e deixar o monitoramento de lado. Essa etapa deve ser realizada com frequência diária e, dependendo do volume de entradas e saídas da empresa, vale monitorar em tempo real.

 

KPIs

Key Performance Indicator (KPI), ou Indicador-Chave de Desempenho, em português, são métricas utilizadas para mensurar resultados de processos. No contexto logístico, existem KPIs específicas que ajudam a otimizar o processo.

Algumas delas são: nível de serviços das entregas (cumprimento e desempenho dos prazos); tempo de ciclo do pedido (desde a solicitação até a entrega); índice de ocorrências (extravio, roubo, devolução, troca), entre outras. Vale se debruçar sobre o tema e trazê-lo para a realidade do seu negócio.

 

Parceiros

Armazém próprio ou terceirizado? Motoristas da empresa, autônomos ou de uma operadora?

É essencial estudar as opções mais vantajosas para o seu negócio seguindo um viés bastante conhecido: a relação entre custo e benefício. Lembre-se de três fatores-chave que devem pesar na decisão ao escolher seus parceiros de logística empresarial: custo, agilidade e qualidade.

 

Logística empresarial: uma estratégia essencial para o seu negócio

A importância da logística empresarial vai muito além dos processos, trazendo vantagens para a empresa como um todo. Entre os benefícios estão:

 

  • Redução de custos: diminuir os gastos com transporte e armazenamento de mercadorias. Pode ser feito tanto com mudanças na atual sistemática quanto na adoção de novas soluções e estratégias.
  • Otimização de tempo: de um modo ou de outro, geralmente é possível otimizar o tempo dedicado à logística. Reveja etapas de expedição, estude pontos de coleta, compre novos equipamentos, prefira embalagens práticas, invista em tecnologia.
  • Melhorias em serviços: pelo fato de mesclar etapas quantitativas e qualitativas, a logística empresarial permite tornar a gestão mais analítica, identificando oportunidades de melhorias.
  • Armazenamento: muitos empreendedores se deparam com o impasse de onde manter o estoque. Atualmente existem diversas possibilidades, como armazém próprio, partilhado e até mesmo não ter armazém. Com base no estudo da operação, você conseguirá escolher a opção mais vantajosa para SUA empresa.
  • Gestão de estoque: necessidade de suprimentos, volume de mercadorias, entradas e saídas, estoque encalhado, validade de itens perecíveis e capacidade de atender demandas diárias são alguns dos quesitos que a logística empresarial avalia. Cabe à equipe de gestão interpretar as métricas para entender acertos, erros, barreiras, oportunidades e soluções.
  • Organização: quanto mais organizada a logística de um negócio, menores são as chances de erros operacionais, desperdício e prejuízo. Nessa rotina, tecnologia e trabalho humano andam juntos.

Principais conceitos de logística empresarial

Existem diferentes conceitos e tipos de logística que você precisa conhecer, afinal, alguns são mais voltados para negócios físicos, outros para e-commerce – e ainda aqueles que atendem muito bem o formato omnichannel (PDV e loja virtual em conjunto). Saiba mais sobre eles resumidamente:

 

Supply Chain

Supply Chain (cadeia de suprimentos) é um termo que se refere a todas as etapas logísticas necessárias desde a compra de matéria-prima, passando pela produção e criação de produtos, até sua distribuição para venda. Independentemente de a cadeia ser simples ou mais robusta, todo gestor deve conhece-la em detalhes.

 

Cross Docking

O “cruzamento de docas” (cross docking, em inglês) trabalha com a não armazenagem de produtos ou, quando necessário, somente por curtos períodos de tempo.

Esse método, chamado de movimentação contínua, vem sendo bastante incorporado à logística empresarial de lojas 100% virtuais, sem estoque físico. Quando o cliente faz o pedido, o produto sai direto do centro de distribuição central (geralmente do fornecer), sendo transportado até o endereço de entrega.

Já na movimentação híbrida, parte das mercadorias é encaminhada aos clientes finais e outra é direcionada a um armazém até que seja realizado um pedido completo.

Por fim, dentro do cross docking existe a movimentação de distribuição, na qual separa-se e armazena-se a carga recebida com o objetivo de somar um volume suficiente para lotar o caminhão e aproveitar melhor o deslocamento.

 

Logística reversa

Há dois sentidos de logística reversa: o primeiro foca na correta destinação de resíduos (coleta, reciclagem, retorno à indústria, distribuição, abastecimento no varejo, venda ao consumidor final) e existe até mesmo decreto federal para sua regulamentação.

O segundo ganhou mais relevância e popularidade com a expansão do varejo online. Refere-se à estrutura necessária para realizar o processo inverso do envio, ou seja, quando o cliente precisa devolver a mercadoria para o lojista.

Essa estrutura é ampla e merece atenção desde a política de troca e devoluções até o processo operacional de postagem, transporte, recebimento, análise do produto e resposta ao consumidor.

 

Logística integrada

Enquanto as entregas são vistas como um passo a passo pelo supply chain, a logística integrada entende que esse processo é uma rede simultânea.

Para dar certo, é necessário conhecer detalhadamente todo o funcionamento desse setor, começando pelo abastecimento interno e terminando na avaliação dos clientes sobre sua experiência. Levantamento e análise de dados são primordiais.

 

Picking e Packing

Juntas, essas etapas são capazes de assegurar a integridade dos produtos transportados. Enquanto no picking ocorre a separação das mercadorias, no packing prepara-se a embalagem.

Picking e packing devem ser realizadas do modo mais ágil e eficiente possível, evitando atrasos e garantindo que os itens não serão prejudicados durante o envio.

 

Dropshipping

Outro modelo de armazenamento bastante utilizado por lojas físicas e virtuais é o dropshipping, que exclui a obrigatoriedade de estoque próprio.

Nesse caso, o lojista atua como uma espécie de revendedor, pois faz o intermédio da venda. O cliente compra dele, mas tanto o estoque quanto a distribuição ficam por conta dos fornecedores.

As principais vantagens do dropshipping são: baixo investimento, poucas despesas fixas (IPTU, energia elétrica), flexibilidade (a empresa pode mudar de local sem se preocupar com a transferência do armazém) e facilidade de administração.

 

Order fulfillment

Muito utilizado por empreendedores do e-commerce, fulfillment é o gerenciamento dos processos de entrega após a compra efetuada na loja virtual ou marketplace. Inicia na separação das mercadorias, passa pelo picking e packing e vai até a entrega ao consumidor final.

Isso tudo pode ser feito pela própria loja, mas como exige um trabalho extremamente completo, muitos pequenos e médios empreendedores optam por terceirizar o serviço.

Nesse caso, a loja virtual apenas recebe o pedido do cliente e deixando armazenagem, separação, embalagem e transporte sob responsabilidade da prestadora de serviços.

 

Como um sistema de gestão pode otimizar a sua logística empresarial

Uma das etapas essenciais para a execução de tudo o que apresentamos sobre logística empresarial neste conteúdo é o recolhimento de dados e a análise de métricas. Parece complexo? Realmente é, mas isso não é motivo para deixa-lo de lado. A dica para simplificar esse processo é escolher um bom sistema de gestão online.

Com esse software é possível otimizar todo o controle logístico da operação, seja ela ON, OFF ou omnichannel. Gestão completa de estoque (entradas, saídas, lotes), cadastro de produtos (simples e com variação) e inventários – tudo integrado ao setor financeiro (compras, pagamentos, emissão de nota fiscal).

Não é exagero dizer que o sistema de gestão se torna uma peça-chave para gerenciar a logística empresarial, afinal, o sistema pode ser utilizado inclusive no monitoramento de diversas KPIs.

Além disso, sempre que o gestor precisar de relatórios detalhados sobre a operação não precisa perder tempo pesquisando arquivos salvos no computador. Bastam alguns cliques para ter acesso a métricas exatas que fazem toda a diferença na tomada de decisão.

Quer conhecer um sistema que pode te entregar todas esses pontos mencionados nesse artigo? A Tedsys, é um sistema de gestão que engloba soluções como: sistema PDV integrado, certificado SSL/TLS, emissão de nota fiscal, sistema de pedidos, pré-vendas, orçamentos, logística, etc.

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