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O que é WooCommerce e quais as vantagens para minha loja?

Por que tantas pessoas pesquisam o que é WooCommerce? Afinal, quais as funcionalidades e vantagens dessa solução? Será que é importante para abrir uma loja virtual? As perguntas sobre esse assunto são diversas, mas neste conteúdo explicamos os principais pontos que você precisa saber sobre o que é WooCommerce e como ele pode auxiliar sua jornada no e-commerce.

Vamos lá? Acompanhe a leitura do artigo e zere suas dúvidas!

O que é o WooCommerce

O WooCommerce é um plugin gratuito do WordPress – principal sistema de sites do planeta.

Ele oferece códigos abertos e permite a criação de lojas virtuais com fácil usabilidade, funcionalidades diversificadas e custo zero (ou planos acessíveis, se contratadas soluções adicionais). Esses são os pontos que mais atraem usuários, afinal, quem não busca um sistema prático e econômico  para criar um canal de vendas on-line?

Essa, aliás, tem sido a escolha de muitos empreendedores. De acordo com um estudo feito pela W3Techs, mais de 30% dos sites ativos na web foram desenvolvidos via WordPress.

Além disso, conforme informam portais especializados em tecnologia, atualmente o WooCommerce corresponde a quase 40% das lojas ativas no Brasil. Figura no topo do ranking!

Para quem é direcionado?

Após entender o que é WooCommerce, muitos empresários se perguntam se essa solução é ou não adequada para o porte dos seus negócios. A resposta é: ele atende a diversos públicos. Isso porque o plug-in costuma ser mais utilizado, inicialmente, por lojas virtuais de pequeno a médio porte, especialmente quando se opta pela versão 100% gratuita.

Mas o próprio WooCommerce oferece serviços adicionais para tornar o seu e-commerce mais robusto, incluindo: integração com ERP (sistema de gestão), marketplaces e sistemas de pagamento (Cielo, Rede, MercadoPago); venda de assinaturas; versão mobile, entre outros benefícios exclusivos.

Existem, também, diversos plug-ins criados pela própria comunidade de desenvolvedores do WooCommerce para atender a demandas como sistema de frete dos Correios, PagSeguro, Pop-up, etc. São infinitas opções para você abrir sua loja virtual e personalizá-la.

WooCommerce: a queridinha do e-commerce brasileiro

Quando colocamos em números, vemos que o WooCommerce está entre as melhores plataformas de e-commerce do Brasil e do mundo, com 28% do maket share, seguido, logo após pelo Shopify com 21%, Magento com 7% e, por último, a OpenCart, com 3% do mercado (dados divulgados pela Builtwith – referência no levantamento de monitoramento e medições de tecnologia web). 

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E quando falamos de Brasil, a situação é a mesma: WooCommerce está no topo da lista, sendo utilizado em quase 40% de todos os sites de comércio eletrônico registrados em 2020 no país (dados publicados pela Datanyse – site de monitoramento de tecnologia em tempo real).

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Principais funcionalidades do WooCommerce

No tópico anterior, resumimos para você o que é WooCommerce. Agora, listamos as principais funcionalidades desta solução para estruturar um site e vender pela internet. Confira!

Woocommerce com código aberto

Conforme mencionamos anteriormente, o WooCommerce é um plugin de código aberto. Isso significa que sua loja virtual, hospedada no WordPress, pode ser personalizada por você mesmo tanto em funcionalidades quanto na aparência.

O sistema ainda permite integração com outros softwares, organizando a operação desde a gestão de estoque e cadastro de produtos até a logística.

Cadastro de produtos

WooCommerce é bom para cadastrar mercadorias? Sim! Ele permite criar categorias, gerar variações, estabelecer filtros e, inclusive, linkar produtos relacionados.

Tudo isso com a possibilidade de editar, excluir ou duplicar anúncios dando maior destaque aos produtos. Se você já trabalha com vendas, sabe o quanto essas funcionalidades simplificam o dia a dia.

Acompanhamento de pedidos

A partir de e-mails você consegue manter contato com os clientes em todas as etapas de compra (desde o fechamento do pedido até a entrega do produto).

Excelente para estabelecer uma relação transparente com quem compra de sua loja, pois manter os clientes atualizados sobre o status do pedido é primordial e transmite credibilidade.

Métodos de pagamento

Visa, Mastercard, Elo e boleto bancário são apenas algumas das dezenas de formas de pagamento possíveis no e-commerce. Pensando nessa variedade, o plugin reúne mais de 140 métodos de pagamento para você oferecer aos clientes da loja virtual.

Esse é um detalhe bastante importante para quem vende on-line, pois evita que os usuários abandonem o carrinho por não encontrarem sua opção preferida.

Nota: Apenas para lembrar, o abandono de carrinho acontece quando o visitante da loja seleciona e coloca os produtos que pretende comprar no carrinho, mas ao final, não realiza a compra. Isso acontece por diversas razões como o valor do frete, tempo para entrega, entre outros.

Abandono de carrinho

Falando em carrinho abandonado, o WooCommerce disponibiliza uma ferramenta que auxilia os vendedores a recuperarem essas compras não finalizadas.

Para isso, o plugin criou um módulo que dispara e-mails estratégicos, oferecendo algo em troca como um cupom de desconto ou frete grátis, incentivando as pessoas a concluírem a compra. É uma chance a mais de converter visitantes em clientes.

Relatórios no Woocommerce

Toda Gestão empresarial sem relatórios está sujeita a riscos altíssimos, portanto, nada mais apropriado do que se manter atento às métricas do seu negócio.

Com a plataforma você confere informações sobre fluxo de vendas, saída de produtos, estatísticas de acessos ao portal, entre outros pontos mensuráveis e essenciais para uma visão analítica da sua loja virtual.

Integração com Facebook

As vendas online pelas redes sociais continuam em curva crescente. Atento a essa tendência de consumo, o WooCommerce permite tornar sua loja virtual integrada ao Facebook – a rede social com maior número de pessoas cadastradas no mundo.

Esse detalhe garante uma vitrine extra aos seus anúncios, que podem performar de modo orgânico e pago (se usar o Facebook Ads).

Agendamento e leilões

Teatros, hotéis e casas de shows também podem se beneficiar do WooCommerce para vender pela internet. Com a funcionalidade de agendamentos é possível vender ingressos, reservar poltronas e suítes de hotel, por exemplo.

Para os usuários a navegação é bastante simples: basta acessar o calendário disponível no site e fazer a reserva ou agendamento.

a função Leilão é indicada para quem faz vendas por lances – estratégia comumente utilizada por brechós online e lojas de pequeno a médio porte.

O sistema aplica a contagem regressiva e registra o histórico de lances, concluindo a operação ao final do tempo (maior oferta vence).

Vale destacar que a contagem regressiva também pode ser aplicada à divulgação dos lançamentos de produtos, mostrando o prazo final na página. Essa tática é muito utilizada no marketing digital para aguçar a curiosidade dos usuários e transmitir sensação de urgência.

Impostos e cobranças

Muitas vezes, calcular tributos é motivo para dor de cabeça. O plugin WooCommerce conta com um sistema que simplifica esse processo. Outra facilidade é configurar as cobranças recorrentes – ótima solução para lojistas que trabalham com mensalidade ou clubes de assinatura.

Frete

Quando pensamos na entrega dos produtos um dos primeiros pontos que associamos a ela é o  cálculo do frete. Acontece que essa tarefa acaba tomando tempo, porque exige conhecer o peso da mercadoria, o CEP de origem e o de destino, a modalidade de entrega, etc.

No WooCommerce você, lojista, consegue configurar o sistema para calcular se o frete será gratuito, com valor único, entre outras possibilidades.

Vantagens do WooCommerce

Recapitulando: até aqui, explicamos a você o que é WooCommerce e quais suas principais funcionalidades para abrir loja virtual. Agora, você ficará por dentro das maiores qualidades dessa solução.

Preço acessível

Podemos afirmar que o WooCommerce é bom, mas talvez você ainda esteja pensando “ok, é um plugin interessante, mas WooCommerce é pago?”.

De modo geral, ele é GRATUITO (o custo do plugin, em si, é zero). Os requisitos são: ter um site hospedado no WordPress (grátis) e adquirir um domínio e servidor. O investimento em funcionalidades e layouts adicionais são facultativos.

Sempre é bom lembrar: caso você não tenha conhecimento em programação, é possível que você precise contratar um programador/web designer para configurar tanto os bastidores do sistema quanto a interface da loja virtual. Ou, ainda, contratar uma empresa que já ofereça a gestão de um ambiente de venda online com os benefícios e soluções do WooCommerce.

Facilidade de uso

O WooCommerce é bastante simples de operar, especialmente se você já tem conhecimentos básicos de WordPress. Não tem o costume de usar o WordPress? Não se preocupe pois a interface do plugin é bem intuitiva. 

Porém, como mencionado antes, um profissional ou empresa especializada podem facilitar a gestão das suas operações como um todo, ajudando a sua loja a se beneficiar com máximo de soluções possíveis oferecidas pela plataforma.

Vitrine on-line

No primeiro semestre de 2021, o comércio eletrônico brasileiro registrou um novo recorde de faturamento: R$ 53,4 bilhões (31% a mais na comparação com o mesmo período do ano anterior).

Esse desempenho tem levado milhares de empreendedores para o e-commerce, seja para iniciar uma operação totalmente on-line, migrar do varejo físico para o digital ou mesmo manter o formato omnichannel (ON e OFF em conjunto).

Nesse sentido, o WooCommerce é uma vitrine acessível e ideal para sua empresa marcar presença na internet, fortalecendo o reconhecimento de marca e ampliando as possibilidades de negócios

E já que estamos falando de uma plataforma construída dentro do WordPress (que possui um grande foco em conteúdo), nada mais justo do que caprichar na configuração do seu site com uma boa análise SEO (uso de palavras-chave inteligentes) e se destacar ainda mais nas buscas do Google.

Cadastros ilimitados

O plug-in do WordPress não determina limite para cadastro de produtos, ou seja, eles são ilimitados. Nos casos de produtos muito parecidos, basta duplicar o cadastro e editar os detalhes que diferenciam um do outro. Fácil, não acha?!

Personalização

Tanto as extensões do próprio WooCommerce quanto as desenvolvidas por outros programadores da comunidade, oferecem infinitas opções de customização. Essa vantagem garante que, com o passar do tempo, sua loja virtual se torne cada vez mais completa e profissional e ajustada exatamente da forma como você precisa.

Sabendo o que é WooCommerce, veja por que escolher essa plataforma

Ainda com dúvidas sobre por que escolher o WooCommerce para criar a sua loja virtual? Reunimos alguns motivos que podem ajudar você a decidir experimentar. Veja abaixo.

Woocommerce pode ser utilizado para vender qualquer produto

Materiais de construção, perfumes e cosméticos, roupas, itens de pet shop, alimentos, celulares, livros, ingressos. Literalmente qualquer produto pode ser vendido pelo WooCommerce.

A dica é pesquisar como os concorrentes do seu segmento estão utilizando a internet para vender e, se não puder estar um passo à frente, ao menos manter-se no mesmo patamar.

A comunidade de desenvolvimento é bastante ativa

Só o fato de o plug-in ter código aberto já simplifica a criação de soluções adicionais e personalizáveis. Mas não para por aí: a comunidade de desenvolvimento do WooCommerce mantém a ferramenta sempre atualizada, proporcionando melhorias de desempenho, novos modelos de layout e lançamento de funcionalidades que otimizam a experiência do usuário.

Suporte a ferramentas de análise de dados

Páginas da web reúnem insights valiosos sobre acessos, erros, acertos e oportunidades. Além dos relatórios próprios, o sistema pode ser integrado a ferramentas especializadas em análise de dados.

Portanto, tudo o que acontece na sua loja virtual WooCommerce gera relatórios para que você possa planejar da melhor forma suas operações de venda.

Woocommerce cresce com seu negócio

É comum iniciar um e-commerce com orçamento e mix de produtos enxutos. Conforme o vendedor ganha experiência, mercado e recursos, a tendência é ampliar a operação.

E aqui está mais um motivo para escolher WooCommerce: ele cresce com o seu negócio. Você consegue aderir a novas funcionalidades de acordo com a demanda.

Exemplos de sites que utilizam WooCommerce

A credibilidade do plug-in é tão grande no mercado que lojas de renome brasileiras e estrangeiras utilizam ele. Confira alguns exemplos e inspire-se!

Nerdstore

A principal loja de produtos voltados para geeks e nerds do Brasil utiliza o WooCommerce! Na Nerdstore os clientes encontram livros, canecas, camisetas, moletons, objetos de decoração e diversas outras opções para fãs e colecionadores.

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Editora Abril

A Abril, gigante do setor editorial, tem todos os seus sites elaborados com WordPress, além da loja virtual desenvolvida com o WooCommerce.

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Vestcasa

Focada no nicho de casa e decoração, a Vestcasa vem crescendo no mercado brasileiro. Vale conferir a configuração visual da loja.

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Taylor Swift

Como dissemos, não são apenas lojas pequenas que utilizam o WooCommerce. Essa também foi a escolha para a Taylor Swift Store – espaço virtual da cantora pop norte-americana.

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Como instalar WooCommerce

Você já pode começar a criar a sua loja virtual pelo WooCommerce, pois é muito simples. A primeira etapa é ter um site hospedado no WordPress e contratar a modalidade “Profissional”. Além disso, é necessário contratar, também, uma hospedagem. Concluído esse detalhe, siga o passo a passo:

  1. Logado na conta do WordPress, acesse o menu localizado na esquerda do painel e clique em “Plugins”;
  2. Escolha a opção “adicionar novo”;
  3. Utilize a barra de pesquisa para buscar “WooCommerce”;
  4. Instale.
  5. Clique no botão “ativar” e o plug-in aparecerá na barra do menu esquerdo.

Caso surja alguma dúvida, não deixe de pedir um auxílio à comunidade do WooCommerce. Mas se o que você procura é praticidade e tem urgência em finalizar todo o processo de instalação, cadastros e personalização da sua loja, os tópicos a seguir podem te ajudar nessa tomada de decisão. 

Entendi o que é WooCommerce. É possível gerenciá-lo sozinho?

Talvez você consiga instalar e configurar o plug-in, mas em algum momento surgirá a necessidade de verificar critérios como segurança do site, validade do certificado SSL/TLS (saiba mais aqui), backup, entre outros, nesse momento, o ideal é recorrer à ajuda de um desenvolvedor ou empresa especializada 

Outra dica para ter melhor performance é ter um sistema de gestão empresarial que integre com o WooCommerce. Esse detalhe é tão importante que dedicamos um tópico para falar só sobre ele. Confira a seguir!

Contrate um sistema de gestão que já utilize o WooCommerce

Agora que você já conhece tudo sobre o plugin e se interessou pelas suas soluções e vantagens, pode estar pensando também: “seria incrível ter uma plataforma que já entregasse tudo isso pronto, com as extensões mais robustas já adicionadas e que também fosse personalizada de acordo com o meu nicho”, não é mesmo?

E ainda te entregamos mais! A Tedsys, é um sistema de gestão que engloba soluções como: sistema PDV integrado, certificado SSL/TLS, emissão de nota fiscal, sistema de pedidos, pré-vendas, orçamentos, etc.

Somos um sistema multiloja completo e que também integra todo o controle da sua loja física e do seu e-commerce!  

Alguma dúvida sobre o que é WooCommerce? Deixe sua pergunta nos comentários ou fale com um de nossos especialistas que o nosso time vai ajudar!

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