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Plataformas de e-commerce para a sua loja: conheça as melhores

Através do e-commerce, milhares de empresas em todo o mundo passaram a entender as vantagens do “novo normal” dentro do varejo online, e uma das principais é: aumento no alcance das suas vendas e para isso, é fundamental que você, empreendedor, saiba quais as melhores plataformas de e-commerce e decida a ideal para que seu negócio decole.

O mercado de plataformas é bastante extenso e o intuito desse artigo é detalhamos para você tudo o que você precisa saber sobre as plataformas de e-commerce, dividindo o tema nos seguintes tópicos: 

  • O que são plataformas de e-commerce?
  • Plataforma de e-commerce: integre suas lojas física e virtual
  • Benefícios das plataformas de e-commerce
  • 9 critérios para escolher a melhor plataforma de e-commerce
  • Conheça as melhores plataformas de e-commerce

Acompanhe a leitura! 

O que são plataformas de e-commerce?

Nos últimos tempos, diversos empreendedores migraram seu negócio para o ambiente virtual. Até mesmo quem ainda não tinha experiência com vendas no varejo físico, resolveu arriscar e seguir a onda do boom do e-commerce.

Mas não é tão simples assim vender na internet. Você pode até improvisar alguns anúncios e realizar vendas pontuais. 

Aqui você ainda pode ler nosso artigo com principais erros ao vender na internet e como evitá-los.

Mas se a sua finalidade é escalar as suas vendas e tornar o seu e-commerce um negócio rentável, é imprescindível profissionalizar suas operações.

E nós vamos te ajudar exatamente na base de tudo, mostrando a importância de se trabalhar com uma plataforma de e-commerce. 

E, independente do tamanho do seu empreendimento, o fundamental é começar de maneira certa e estruturada para não correr riscos depois que começar a vender.

As plataformas de e-commerce são soluções projetadas para facilitar todo o processo de desenvolvimento de um espaço online voltado para a venda de produtos na internet.

Através delas, você é capaz de categorizar seus produtos, ter acesso a relatórios de performance que auxiliam no planejamento de investimentos e promoções, controlar o estoque, entre outras vantagens.

Integre sua loja física e virtual através de uma plataforma de e-commerce

Uma das práticas mais realizadas nos últimos tempos pelo varejo é a migração das lojas físicas para o mercado virtual.

Não estamos falando em fechar a sua loja física, nada disso! O ideal é que as duas funcionem em conjunto. E pensando dessa forma, os dois lados ganham.

Inclusive, você pode saber mais sobre integração de loja virtual e física clicando aqui.

Os clientes porque conseguem ter acesso ao seu catálogo de produtos instantaneamente, precisando apenas entrar na página da sua loja pela internet e ainda, realizar a compra, sem precisar do intermédio de um vendedor ou se deslocar até a loja física.

E você, lojista, conquista um alcance maior nas vendas. Ao invés de ter um público limitado ao bairro ou município, você pode vender para todo o país.

Mas para isso, é necessário ter um controle regrado da sua operação como um todo e aqui falamos de estoque, financeiro, vendas, logística, etc.

Ou seja, trabalhar com uma plataforma de e-commerce é uma forma de quebrar barreiras, aumentar o alcance a novos consumidores e escalar suas vendas.

Veja a seguir, mais alguns benefícios que o sistema oferece.

Benefícios das plataformas de e-commerce

Sem dúvidas, as plataformas de e-commerce têm sido fundamentais para milhares de negócios e não é para menos, já que os benefícios dessas ferramentas garantem resultados positivos e a escalabilidade do empreendimento.

Veja cinco benefícios do uso destas ferramentas:

1. Plataforma unificada 

As plataformas de e-commerce incluem integração com ferramentas de carrinho de compras e processamento de pagamentos, upload em massa, ferramentas de gestão de estoque, hospedagem, controle de pedidos, processo de entrega e muito mais.

2. Gerenciamento inteligente de pedidos 

Através das plataformas de e-commerce é possível gerenciar melhor os pedidos, sem a necessidade de processar manualmente cada um deles.

Assim, é possível ter uma visualização única do estoque em todos os canais e unidades de negócios da cadeia de suprimentos, melhorando a sua gestão de estoque.

3. Experiência e suporte ao cliente

A plataforma de e-commerce permite atender de forma personalizada e eficiente o público que está cada vez mais ativo nas suas pesquisas por produtos e exigente na sua experiência com a marca. 

4. Suporte à expansão ilimitada 

Sua loja está crescendo e você precisa de mais espaço online? 

Não se preocupe! As plataformas de e-commerce são altamente escaláveis, com implementação rápida de sites para vários modelos de negócio. Basta conferir os planos que melhor se encaixam no seu orçamento.

10 critérios para escolher a melhor plataforma de e-commerce

1. Usabilidade

A facilidade de utilização é um importante parâmetro para melhorar o nível da experiência do consumidor e o seu.

Por isso, ao escolher uma plataforma de e-commerce para a sua loja, tenha atenção sobre esse quesito.

A finalidade de obter uma plataforma de e-commerce é otimizar seu tempo e permitir uma gestão completa do seu negócio.

Por isso, procure por um sistema que seja intuitivo, ainda mais se você tiver uma equipe grande de colaboradores. 

2. Personalização

A possibilidade de customização de uma plataforma de e-commerce deve ser levada em consideração.

Em especial, no caso de negócios com particularidades ou necessidades muito específicas. A ideia é que você consiga deixar a sua plataforma de vendas com uma identidade própria.

3. Possibilidades de integrações

Para que o seu negócio funcione bem, é necessário que as ferramentas de gestão possam ser integradas à plataforma de e-commerce.

Nessa realidade, é fundamental analisar os níveis de integração que a plataforma oferece.

Então, conheça melhor sobre os gateways de pagamento, ERP, CRM etc. disponíveis para a integração.

4.Relatórios gerenciais

Os relatórios de gestão são essenciais no cotidiano organizacional para garantir tomadas de decisão ágeis e assertivas. 

Por meio destes relatórios é possível:

  • Reduzir erros e evitar retrabalho;
  • Monitorar a produtividade de forma inteligente e assertiva;
  • Elaborar metas com base em dados concretos;
  • Planejar investimentos e melhorias.

Por isso, é de suma importância que a plataforma de e-commerce consiga fornecer relatórios detalhados sobre o seu negócio.

5. Frequência de atualizações

Considere a frequência com que são disponibilizadas as atualizações da plataforma.

Isso porque, esse fator interfere no nível de segurança e estabilidade da sua operação.

6. Suporte

O suporte técnico é fundamental para garantir o sucesso de uma loja online.

O e-commerce deve estar em perfeito funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nesse sentido, um bom suporte e manutenção permite o bom andamento das vendas e a resolução dos problemas que surgirem em tempo hábil, sem prejudicar o relacionamento com o consumidor.

7. Segurança

A segurança é um dos aspetos mais sensíveis e valorizados entre os consumidores.

Por isso, antes de começar a sua loja online, é fundamental avaliar os sistemas e protocolos de segurança que as plataformas de e-commerce dispõem.  

8. Tempo de implementação

A depender do tipo de plataforma, o time-to-market pode ser mais curto ou prolongado. 

Então, considere o tempo de implementação de acordo com os prazos do seu planejamento de negócios.

9. Custo-benefício

No momento da escolha da plataforma, é necessário avaliar a necessidade da sua loja, para verificar a relação custo x benefício. 

Você pode encontrar uma plataforma que dispõe de uma gama considerável de soluções, mas, que no momento vão além do que você precisa. É realmente necessário contratar um sistema tão robusto antes do tempo? 

Entenda as suas reais necessidades. 

10. Comunidade / Market Share

Quão relevante a plataforma é no mercado? Essa é uma pergunta que deve ser feita no momento da escolha.

Isso porque, é necessário atestar a credibilidade da plataforma em razão do número de usuários. 

Quanto mais empresas testarem o sistema, mais assertivo ele será.

Conheça as melhores plataformas de ecommerce

Agora que você conheceu os benefícios do e-commerce e os critérios que devem ser considerados, vamos conhecer as melhores plataformas de e-commerce da atualidade: 

1. Zyro

O Zyro é um sistema intuitivo que permite que você crie sua loja virtual em poucos passos. 

Caso você não queira criar uma página do zero, ele disponibiliza diversas opções de layout, basta escolher uma e editar da forma que preferir.

Seus modelos são responsivos, ou seja, o consumidor terá uma boa experiência de compra seja acessando a página pelo computador, tablet ou celular.

Seus planos variam de acordo com a sua necessidade, incluindo o plano inicial, que é um dos mais baratos do mercado. 

Características:

  • Permite criar sites simples e intuitivos;
  • Equipe de suporte 24/7;
  • Diversos templates disponíveis;
  • Garantia de reembolso em até 30 dias;
  • Hospedagem grátis;
  • Planos a partir de R$ 9,61/mês.

2. Woocomerce

O WooCommerce é um plugin WordPress, o CMS mais utilizado no mundo, ou seja, não é uma plataforma independente.

O WooCommerce é um dos favoritos para integrar o sistema de e-commerce à plataforma. Ele dialoga bem com os seus recursos básicos, como a publicação de itens para venda, até os processamentos de pagamentos.

Por possuir uma API aberta, ele permite que você melhore as extensões do plugin com extensões dedicadas como, por exemplo, para integração de gateway de pagamento, mídia social, marketing por e-mail, etc. 

Caso você não possua conhecimento em HTML, é válido considerar a contratação de um desenvolvedor.

Características:

  • Plugin gratuito;
  • Usa o CMS WordPress para criar a sua loja virtual;
  • Personaliza sua loja com extensões dedicadas;
  • Código aberto;
  • Disponibiliza diversos temas;
  • Painel intuitivo;
  • Melhor plataforma para SEO;
  • Diversos especialistas disponíveis para tirar dúvidas;
  • Altamente personalizável.

3. Prestashop

O PrestaShop é uma plataforma de e-commerce dedicada, onde você pode criar uma loja online bem estruturada e com um visual moderno com poucos cliques.

A PrestaShop disponibiliza uma versão gratuita e possui código aberto, mas é necessário pagar a hospedagem na web, certificado SSL e outros módulos para concluir a criação da loja virtual.

Outro ponto a se considerar é que, se você não possui conhecimento técnico em HTML, CSS ou PHP, será necessário contratar um desenvolvedor

Características:

  • Para a versão paga: teste por 16 dias e certificado SSL;
  • Versão gratuita com aplicações limitadas;
  • Disponibiliza 10 temas gratuitos;
  • Painel intuitivo;
  • Código aberto;
  • Integra ao Analytics para conhecer sobre o comportamento do seu cliente;

4. Magento

O Magento é uma das plataformas mais populares de e-commerce. É uma ferramenta que permite serem criados negócios de pequeno e grande porte. 

O sistema é gratuito, mas possui uma versão paga direcionada para grandes negócios, oferecendo ainda, soluções corporativas.

E assim como nas opções citadas anteriormente, é um sistema que também exige conhecimento em programação.

O Magento não é uma opção recomendada para iniciantes devido a sua complexidade e estrutura, pois o seu sistema não é muito intuitivo.

O Magento é um sistema web de e-commerce de código aberto baseado em PHP e MySQL utilizando elementos do Framework Zend, totalmente modular.

Características:

  • Plataforma extremamente escalável;
  • Ferramenta SEO;
  • Checkout customizável;
  • Relatórios e informações;
  • API aberta;
  • O software de código aberto é gratuito;
  • Possui versão paga indicada para grandes negócios;
  • Requer habilidades de desenvolvimento;
  • Necessidade de espaço e memória para um bom desempenho;
  • Comunidade presente para tirar dúvidas. 

5. Nuvemshop

A Nuvemshop conta com mais de 50 mil lojas ativas, sendo líder no comércio digital da América Latina.

Ela oferece um serviço diferenciado para empresas de grande porte através da Nuvemshop Empresarial.

A plataforma disponibiliza, ainda, diversas soluções como o painel de aplicativos para complementar o seu e-commerce.

Características:

  • Mais de 30 opções de layouts customizáveis;
  • Layouts modernos;
  • Teste grátis por 30 dias;
  • Relatórios e informações;
  • Nuvemshop Empresarial: solução disponibilizada para e-commerce de grandes marcas;
  • Utiliza os servidores AWS (Amazon Web Services);
  • Aplicativo dedicado para dispositivos móveis;
  • Integra com outros canais de vendas, como Instagram Shopping e Facebook Store;
  • Atendimento por e-mail e WhatsApp.

6. Loja Integrada

A Loja Integrada conta com mais de 1,5 milhão de lojas criadas e é uma das mais utilizadas no Brasil.

Oferece tanto uma versão paga quanto gratuita e garante uma experiência intuitiva e rápida para criar a sua loja.

Com um faturamento total das lojas de mais de 1 bilhão de reais, a Loja Integrada é uma aposta segura e rápida para quem quer escalar o seu negócio.

Características:

  • Plano base gratuito;
  • API pública;
  • Domínio grátis;
  • Certificado SSL grátis;
  • Relatórios e informações;
  • Sem cobrança de comissão sobre as vendas de produtos;
  • Comunidade de apoio;
  • Temas personalizáveis;
  • Sistema rápido e intuitivo;
  • Limitações na customização de itens do site no plano gratuito.

7. Shopify

A Shopify vem revolucionando o varejo global desde 2004 com suas soluções intuitivas. Ela oferece um ecossistema global com APIs abertas e uma App Store e é indicada para empresas de grande porte.

Atualmente, o Shopify atende desde pequenos varejistas a grandes empresas corporativas e oferece um vasto conteúdo de ajuda, assim como uma comunidade e suporte ativos para tirar dúvidas.

Características:

  • Plataforma simples e intuitiva;
  • Design responsivo;
  • Relatórios e informações;
  • Gestão de produtos e estoque;
  • Oferece estatísticas de clientes;
  • Atualizações automáticas;
  • Apoio técnico e serviço ao cliente;

8. VTEX

A VTEX é uma plataforma SaaS (Software as a Service) de e-commerce, integrada com marketplace e OMS nativos e é indicada para lojistas com faturamento igual ou superior a R$ 30 mil por mês.

Através da VTEX, empresas do ramo do varejo, manufatura, atacado, mantimentos, bens de consumo podem operar com mais eficiência e por fim, escalar sem barreiras. É recomendado para negócios que querem expandir as possibilidades no mercado, visando a escalabilidade. 

A plataforma oferece também, API aberta e conta com diversas funções para personalizar o seu negócio de acordo com as suas necessidades.

Características:

  • Sistema intuitivo e customizável; 
  • Smartcheckout;
  • Relatórios e informações;
  • Compra em um clique;
  • CMS integrado;
  • Integração com marketplace;
  • Uso de gateway de pagamento;
  • Suporte limitado. É válido ter uma agência especializada em VTex para ter as melhores soluções;
  • Painel administrativo é intuitivo e organizado por categorias do negócio;

Essas são as principais plataformas que podem ajudar você a gerenciar o seu e-commerce. Mas não esqueça, antes de contratar o serviço analise a real necessidade e o momento em que o seu negócio se encontra. Evite gastos desnecessários sem planejamento prévio.