Por que migrar o ERP da sua empresa para a nuvem?

Por que migrar o ERP da sua empresa para a nuvem?

Em um mundo cada vez mais conectado e dinâmico, as empresas buscam deixar seus processos mais ágeis e eficientes através da adoção de softwares para gestão. E, algumas perguntas que muitos empreendedores se fazem, mesmo nos dias de hoje são: Vale a pena levar controle da minha empresa para a nuvem? Será mesmo seguro? Quais são as verdadeiras vantagens? Veja diversos motivos para migrar para um ERP na nuvem.

Mas afinal, o que é a nuvem?

Computação em nuvem (do inglês cloud computing), pode parecer algo obscuro, mas, na verdade, é um termo que faz referência a rede global de servidores, uma tecnologia que permite o acesso a arquivos, serviços e sistemas por meio da internet, podendo acessá-los online, de qualquer dispositivo, sem a necessidade de instalação de programas ou armazenamento de dados local.

O que é um ERP?

O ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa) se trata de um sistema integrado de gestão empresarial. Apesar dos inúmeros benefícios deste tipo de tecnologia, muitos
estabelecimentos insistem em manter seus dados armazenados em um local físico, o que nos dias de hoje, se torna algo extremamente perigoso e prejudicial.

Utilizar sistema de gestão na nuvem, não é apenas uma tendência, mas sim uma realidade já bastante comum para muitos. Se você ainda não conhece quais são as vantagens de migrar o ERP da sua empresa para a
nuvem, ou não sabe como começar, não se preocupe, pois selecionei as principais dicas abaixo.

Por que ter um ERP?

Implantar um software ERP,  a décadas atrás, era uma solução acessível apenas a grandes empresas e indústrias, em razão da alta complexidade do processo e do alto investimento necessário em infraestruturas, equipamentos e licenças de software.

No entanto, nos dias atuais, é possível encontrar sistemas com investimentos bem acessíveis. Portanto, considerando o baixo custo de investimento, juntamente com as inúmeras vantagens que a solução de gerenciamento integrado oferece, é impossível falar em gerir qualquer negócio, seja ele de pequeno ou grande porte, sem algum tipo de sistema de gestão.

Com um ERP, o trabalho da equipe se torna muito mais eficiente e produtivo, a possibilidade de colher relatórios mais completos e eficazes faz com que as métricas e indicadores de performance da empresa sejam acompanhados e continuamente aprimorados, pois, na medida em que tudo se torna mais transparente, os administradores conseguem tomar medidas mais eficazes.

1) Não perder informações

Muitos negócios, principalmente na área de varejo, costumam ter suas informações armazenadas em cadernos, blocos de notas ou até mesmo em sistemas físicos onde os dados estejam guardados dentro do computador principal, sem nenhum tipo de proteção contra vírus, ou perdas.

Através de um sistema ERP na nuvem, além de manter todos os seus dados na internet, você poderá visualizá-los em uma única plataforma online , sem precisar utilizar aplicativos instalados ou programas para ter acesso a diferentes setores.

Outra vantagem relevante em comparação com os sistemas comuns, é que os melhores ERPs contam com backup interno automático, de modo que o usuário não tenha que se preocupar em fazer cópias de segurança dos dados continuamente. Portanto, se, por algum motivo, você perder alguma informação relevante dentro do sistema, será possível recuperar os dados de forma completa.

2) Menor Custo

Ao contrário de muitos sistemas de gestão integrada, o ERP na nuvem tem a ampla vantagem de trabalhar com  valores competitivos, e mesmo assim conseguir oferecer serviços superiores aos tradicionais que já conhecemos.

Além disso, ao migrar a solução de gestão para a nuvem, você poderá deixar de ter gastos com ineficiência operacional, e começará a focar em áreas estratégicas e cruciais para o negócio, mas que dificilmente podem ser automatizadas, como por exemplo: melhoria na qualidade do produto, na expansão da rede, estudo de tendências, na negociação e busca de novos fornecedores e etc.

3) Segurança

Verifique se o sistema de gestão na nuvem, oferece solução de segurança criptografada para proteger
todas as informações contra acessos indesejados, através do uso das mesmas tecnologias utilizadas por sistemas bancários e instituições governamentais e militares, os chamados Certificados SSL, que podem ser facilmente identificados pelo desenho do “cadeado” na barra do navegador .

É muito importante também, verificar se a infraestrutura, da empresa responsável pelo sistema ERP,  adota boas práticas para lidar contra possíveis tentativas de acessos não autorizados de terceiros, fazendo com que a proteção de dados da sua empresa seja completa.

4) Acessibilidade

Para ter o ERP da sua empresa na nuvem, não basta conseguir acessar o sistema apenas através  de computadores tradicionais – desktops. É necessário que você possa acessar o seu sistema através dos principais dispositivos que você utilize no dia a dia. Afinal, a grande vantagem deste sistema, é poder visualizar informações a qualquer momento e de onde você estiver.

Dê preferência por uma solução que ofereça suporte responsivo, dentro do navegador de internet padrão, ou seja, que possibilite acessa lo de qualquer plataforma, seja desktop, notebooks, smartphones ou tablets; e de qualquer sistema operacional – Windows, Android, iOS, Linux – pois assim você terá total liberdade de acessar o sistema sem ficar preso a um único local, equipamento ou tecnologia, pois, caso aconteça algum tipo de problema no computador ou na rede, basta continuar utilizando o sistema em outro aparelho.

Esta flexibilidade de acesso permite que a empresa consiga expandir e abrir filiais mais facilmente, com muito menos custos e burocracia,  pois para acessar o sistema, basta possuir um dispositivo com acesso a internet.

5) Flexibilidade

Ao utilizar uma solução online, com alta disponibilidade de acesso, será muito mais fácil de dividir as tarefas com seus colaboradores, pois cada setor poderá enxergar as informações necessárias para o desempenho de suas funções com muito mais agilidade, fazendo com que a busca por dados específicos se torne mais simples.

Um sistema gerencial é necessário e fundamental para qualquer empresa, independentemente do nível de maturidade em que ela se encontre.

6) Infraestrutura

Além de todas as vantagens técnicas e visíveis, é muito importante escolher um sistema que, além de passar confiabilidade, tenha uma infraestrutura capaz de suportar sua demanda de operação – vendas, cadastros, relatórios, emissão de notas fiscal.

Para garantir a segurança de dados, velocidade no acesso aos serviços e proteção jurídica, o fornecedor escolhido deverá possuir um servidor hospedado em território brasileiro, e que consiga suportar grande volume de acessos de usuários diferentes ao mesmo tempo.

Bons sistemas de ERP na nuvem costumam ter a hospedagem da plataforma em empresas com credibilidade reconhecida, como, por exemplo a AWS da Amazon. Não é a toa que serviços em nuvem bem conhecidos, como o Netflix e Uber, utilizam esta plataforma.

7) Busque referências de outros usuários

Buscar referencias é extremamente importante para a tomada de decisão, com ela é possível saber o nível de satisfação que clientes possuem com determinado produto ou serviço.

Busque por depoimentos de pessoas que já tiveram algum tipo de experiência com aquele serviço. Geralmente, os próprios sites da empresa que fornece a solução ERP,  já disponibilizam esses depoimentos e avaliações, porém, muitas vezes, contem apenas o que é de relevância para eles.

Pesquise sempre em sites como o Google,  Facebook, e Reclame Aqui, que oferecem um espaço aberto com depoimentos, problemas e experiências que outros usuários já tiveram com determinada solução.

Quer experimentar um ERP na nuvem que atenda todos os requisitos abordados?

Caso queira conhecer um sistema ERP que contemple todos os pontos abordados neste artigo, clique aqui e experimente grátis!

Comece agora mesmo a migrar o ERP da sua empresa para a nuvem!

Fale com o nosso time de analistas e descubra qual a melhor solução para que o seu negócio
continue crescendo de maneira inteligente.

Veja mais artigos como esse clicando aqui.

Posts Recomendados