Você, lojista, que possui uma loja física e está considerando expandir para o ambiente virtual, já verificou as vantagens de uma loja virtual e a importância de que ela seja integrada à sua loja física?
Ao longo deste artigo, vamos te explicar as vantagens dessa integração de maneira simples, aplicando o conceito de omnichannel e aumentando consideravelmente o seu número de vendas.
Acompanhe para saber mais.
Você sabe o que é omnichannel?
Você vai encontrar vários textos na internet falando sobre omnichannel como se isso fosse uma coisa complicada, mas, na verdade, é um conceito bem simples e fácil de entender.
Simplificando, omnichannel é conseguir atender o cliente da forma que ele quer ser atendido, no lugar onde ele quer ser atendido, na hora em que quer ser atendido, sem que haja uma divisão entre os canais físico e virtual.
Imagine que seu cliente quer comprar pela internet, mas não quer pagar o frete, nem esperar o prazo de entrega. Ele pode comprar na loja virtual e retirar na loja física.
Ou pense no cenário em que seu cliente está na loja física e quer mais informações sobre uma peça: e se ele tiver a possibilidade de checar, na hora mesmo, pelo celular, quais são as cores e tamanhos em estoque, antes mesmo de falar com um atendente?
O omnichannel é sobre desburocratizar o processo de compra e dar ao seu cliente a melhor experiência de compra possível. Muitos conteúdos sobre o assunto tratam como se ele fosse uma coisa do futuro, mas, na verdade, é uma coisa do agora: já está acontecendo, já está ao seu alcance.
Isso porque o cliente já não vê a diferença entre estar comprando pelo celular ou pela loja física, ele só vê as pontas do processo: comprar e obter o produto.
Será que uma loja virtual funciona mesmo? Veja números
Se você tem dúvidas se esse sistema funciona, pense que, segundo pesquisa da Manhattan Associates, 77% dos clientes desejam uma experiência omnichannel.
No Brasil, os dados sobre isso ainda são poucos, mas nos Estados Unidos, onde já acontece há mais tempo, 73% dos consumidores utilizam mais de um canal para decidir fazer uma compra.
Desses consumidores, 23% retornam para comprar novamente e, das pessoas que vão retirar produtos na loja física, 40% compram mais itens.
Imagine seu cliente escolhendo um produto pela internet, chegando na loja para buscar, vendo outras coisas e voltando para casa com mais do que planejou inicialmente.
Para se ter uma ideia, no Wallmart, depois da integração com a loja virtual, as vendas subiram em 60%, ou seja, em mais da metade. Imagine sua loja vendendo 60% mais do que vende hoje, o aumento que isso representaria no seu faturamento!
Implementando omnichannel: desafios à vista para sua loja virtual
Se você chegou até aqui, provavelmente está ansioso para criar logo sua loja virtual integrada à loja física, mas respire um pouco: há desafios que precisa superar para que esse processo seja um sucesso.
O omnichannel traz alguns desafios para o lojista: como, por exemplo, fazer o inventário e distribuir os produtos ao longo da rede? Se as pessoas estão comprando pela internet e pela loja física, como fazer para não ficar com estoque demais nem ter uma quebra de estoque?
Como fazer com que os sistemas conversem entre si, tanto na loja virtual quanto na loja física, quando geralmente os sistemas são projetados para funcionar isoladamente?
Você precisa de um sistema, com plataforma em nuvem, que faça com que essas áreas conversem, onde você tenha total controle de toda a sua rede, seja física ou virtual : plataforma de e-commerce nativa, gerenciamento de estoque entre as plataformas com controle de reserva, promoções, postagem e controle financeiro.
Pensando em oferecer uma solução para o empresário que possui lojas físicas e deseja ampliar seu mercado para vendas online de forma bem simples, a Tedsys desenvolveu o TED Commerce, plataforma completa para vender online e com integração multicanal.
Ao utilizar uma solução que integra todos os canais, o gerenciamento de estoque e financeiro se torna muito mais simples e eficaz, tornando seu negócio muito mais lucrativo.
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