Se você está aqui, é porque procura maiores conhecimentos e bons insights sobre como gerir o depósito e de que forma calcular o giro de estoque, uma métrica amplamente difundida no varejo físico e online.
Quem ainda vai começar a vender talvez não entenda a dimensão que é ter um estoque bem organizado, com entradas e saídas bem planejadas (giro de estoque e logística).
Porém, se você já está no mercado há algum tempo, já compreendeu todos os pequenos detalhes que podem fazer a diferença no dia a dia. E agora está em busca de mais.
Nesses dois casos, nós podemos ajudar! Neste conteúdo você vai aprender o que é giro de estoque, como calcular giro de estoque e quais os principais benefícios que a métrica oferece a quem a aplica no dia a dia. Boa leitura!
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O que é giro de estoque?
Basicamente, o cálculo de giro de estoque é uma forma de você analisar como está a relação entre entrada e saída do seu depósito. Afinal, o equilíbrio é muito importante nesse quesito: nem faltar, nem sobrar em demasia, sempre em busca do estoque mínimo.
Por isso o giro de estoque ajuda a revelar quantas vezes as mercadorias foram vendidas e restituídas ao seu depósito em um determinado período de tempo, ajudando o lojista a compreender se a saúde do negócio está comprometida ou não.
Que tal descobrir como calcular o giro de estoque e depois analisar os resultados?
Para que serve o giro de estoque?
É por meio desse indicador que o vendedor obtém informações sobre a saúde financeira da operação. Afinal, se houver muita mercadoria parada, há também capital estacionado. Um depósito cheio está gerando custos para você.
Ao calcular a rotatividade do estoque, o vendedor tem mais condições de determinar o que está saindo com mais facilidade e o que está gerando mais prejuízos, permitindo a criação de estratégias para evitar que certos produtos fiquem parados por tempo demais – quem nunca criou kits de produtos para rotacionar o estoque que está encalhado, não é mesmo?
A importância desse cálculo recai, sobretudo, na segurança e lucratividade da operação.
Você deve ter acompanhado o exemplo do Magazine Luiza, que anunciou possuir um estoque de produtos de 100 dias e que iria escoar esse excesso entre a Black Friday desse ano e as promoções do início de 2022.
Esse excesso de inventário impactou nos números, contribuindo para a queda do lucro da companhia nesse período, em quase 90%.
O cálculo do giro de estoque foi essencial nessa situação pois ajudou a evidenciar que havia produtos parados há tempo demais em estoque, pressionando negativamente os números para baixo.
Em resumo, além da maior rotatividade e segurança financeira, outras vantagens podem ser citadas: melhor uso do depósito, implementação de um mix de produtos mais inteligente, maior controle sobre o que compra e vende, contribui para evitar problemas com validade (especialmente para quem trabalha com mercadorias não duráveis), entre outros.
Além disso, a partir do giro de estoque, outras KPIs são possíveis de serem levantadas, tais como o GMROI (Retorno de Margem Bruta Sobre o Investimento, em português), que auxilia o vendedor a verificar a capacidade da operação em transformar estoque em capital acima do custo de estoque.
Como calcular o giro de estoque?
A fórmula é bastante simples. Para elaborar a fórmula na ponta do lápis, é preciso que você utilize o total de vendas da empresa além do volume médio de estoque. Quanto menos tempo for necessário para girar o estoque, mais eficiente e rentável será a sua operação. Vamos à fórmula?
Como citado acima, é preciso levar em consideração o número total de vendas e dividi-lo pelo volume médio de estoque no período definido por você. O resultado será a quantidade de giros de estoque que a sua operação faz em determinado intervalo de tempo.
Ou seja, vamos supor que você vende 10 mil unidades durante o período de um ano e que seu volume médio de estoque é de 500 unidades. Logo, você precisará dividir:
10.000/500 = 20 giros por ano (ou pelo período definido por você inicialmente).
Como você provavelmente vende diferentes produtos durante um ano, é preciso levar em conta os valores de compra do fornecedor.
Vamos lá: o seu volume de vendas ao ano é de R$ 100.000, e o estoque tem o valor de R$ 20.000. O cálculo é o mesmo:
100.000/10.000 = 10 giros por ano (ou pelo período definido por você inicialmente).
Quer mais uma alternativa? Como nas fórmulas acima, você deve ter percebido que é fundamental definir o intervalo de tempo para entender quantos giros de estoque acontecem nesse período. Na fórmula abaixo, você pode utilizar o dado de forma mais objetiva:
Um ano tem 365 dias (não levando em consideração o ano bissexto). E na fórmula acima, destinada a um estoque com diferentes produtos, você chegou ao resultado de que ocorrem 10 giros por ano.
Então é preciso dividir 365 por 10 = 36,5. O resultado final indica que a cada 36,5 dias, o estoque da empresa é reposto. Interessante, não é mesmo?
Quais as taxas ideias de giro de estoque?
Em geral, quanto maior for o giro de estoque (menos tempo para renovar o depósito), melhor. Porém, depende.
Provavelmente o seu negócio se encaixa nesses parâmetros, mas há outros modelos de negócio que vão enxergar de outra forma os números finais da fórmula de giro de estoque.
O giro de estoque ideal é diferente para quem trabalha com importação, por exemplo, que devido às distâncias, os custos e o tempo, precisa adquirir um volume maior de mercadorias para o seu estoque, reduzindo o número de giros ao longo do ano.
Principais indicadores do giro de estoque
Como visto no tópico anterior, a interpretação dos resultados precisa passar pelo filtro do modelo de negócios. Apesar disso, é preciso conhecer mais profundamente as diferenças entre os dois indicadores abaixo.
Giro de estoque alto
É o cenário ideal para a grande maioria dos vendedores. É saudável renovar o depósito mais rapidamente, pois além de indicar que há uma boa procura por seus produtos (bom volume de vendas), também reduz os riscos da compra feita por você: menos chance de produtos congelados (são aqueles que, em geral, permanecem mais do que 30 dias no seu estoque).
Giro de estoque baixo
E quando os produtos não vendem? O giro de estoque vai ajudá-lo a apontar quais são as mercadorias que estão passando muito tempo no depósito, colocando em risco a saúde financeira dos seus investimentos e da operação em si.
Basicamente, o giro de estoque baixo pode evitar que novas remessas de um produto que não está saindo satisfatoriamente bem sejam feitas, além de estimular análises mais profundas sobre os porquês disso: o preço de venda está alto?
O mercado não está interessado nessa mercadoria? A qualidade não é boa?
Como gerenciar e otimizar o giro de estoque da sua loja?
Você já tem a fórmula pronta para calcular a rotatividade do estoque e bons insights para interpretar os dados decorrentes disso. Como ir além?
Tenha uma gestão de estoque excelente
É preciso conhecer o que está entrando e saindo do seu estoque, portanto é necessário criar um inventário e atualizá-lo diariamente para entender o que é preciso cobrir e o que está sobrando. Informação é a matéria-prima de uma boa gestão.
Com esse registro diário, você terá condições de definir o seu estoque mínimo, ou seja, o valor quase mágico de mercadorias que vai garantir o abastecimento da sua operação e, ao mesmo tempo, evitar o excesso de produtos armazenados.
Outros lojistas também chamam essa estratégia de estoque de segurança ou proteção.
O estoque mínimo também vai lhe ajudar a avaliar o depósito em si: para o seu estágio de vendas é suficiente? É muito maior do que o necessário (logo, mais custos) ou é preciso ampliá-lo? Essa gestão e controle de estoque serão importantes para definir novas estratégias de negócio.
Acompanhe de perto as suas vendas
De olho na administração financeira e na lucratividade da operação, você já sabe que é importante tomar conhecimento sobre o que não está saindo do seu estoque, certo?
Por outro lado, a informação sobre quais produtos estão saindo mais rápido é excelente para planejar novas reposições e evitar o desabastecimento dessa mercadoria tão importante para as suas vendas.
Mantenha um bom gerenciamento logístico da sua empresa
Ao acompanhar de perto as vendas, você identifica o que está vendendo mais rápido e gerando mais lucratividade à sua operação. O giro de estoque é, inclusive, uma maneira de aperfeiçoar suas ações em logística.
Pois ao ajudá-lo a conhecer qual é o estoque mínimo dentro do seu contexto, permite outros tipos de planejamento para evitar o desabastecimento dos produtos mais importantes.
Afinal, fornecedores têm prazos diferentes, além do transporte em si até o seu depósito. Conhecer em quanto tempo o estoque gira é, portanto, fundamental.
Planeje a sazonalidade
Ao aperfeiçoar as estratégias logísticas a partir das informações fornecidas pelo cálculo de giro de estoque, você estará preparado para a sazonalidade de produtos.
Se você trabalha com roupas ou com produtos temáticos (como objetos de Natal, por exemplo), sabe que as datas são muito importantes no calendário.
O cálculo permite que você encontre o equilíbrio entre o que o mercado está demandando e a capacidade que você tem para atendê-lo.
Se você possui um produto que é o seu carro-chefe e a Black Friday e o Natal estão se aproximando, é preciso estar preparado para essa sazonalidade que pode ter um impacto profundo na sua operação.
Com tanta informação disponível, você reduz os riscos de abastecer o estoque de forma insuficiente ou em demasia, garantindo mais segurança à lucratividade da sua operação.
Atraia novos clientes para sua loja
Com um giro de estoque mais alto, a lucratividade da sua operação dará sinais de que está crescendo, permitindo o investimento em outras mercadorias e ampliando assim o mix de produtos oferecidos.
Ter mais variedade na vitrine da sua loja física ou virtual é um fator que pode atrair novos clientes.
Além disso, a maior variedade de produtos permite a criação de kits.
É uma estratégia que pode ser usada para aumentar o giro do que está parado (mesclando com os produtos que saem com mais facilidade) e ampliar o ticket médio, além de muitas vezes propiciar a oferta de frete grátis – um diferencial para atrair clientes e vender mais.
Utilize a tecnologia a seu favor
Hoje há inúmeras soluções tecnológicas que auxiliam na gestão de toda a operação e em todas as etapas da venda, reduzindo possíveis falhas nos processos e garantindo maior agilidade (economia de tempo) para a sua loja.
Entre as dicas neste texto há indicações para controlar a entrada e saída de produtos, estoque mínimo e máximo, mix de produtos e a criação de um inventário super atualizado, entre outros apontamentos importantes.
Com a tecnologia da Tedsys você consegue gerenciar todos esses detalhes com mais propriedade.
O módulo de gestão de estoque do TED permite que você organize os produtos conforme as diferentes características deles, como cor, tamanho, modelo, entre outros, economizando tempo e facilitando o cadastro de produtos.
Além disso, a Tedsys permite a criação de inventários inteligentes (totais ou parciais, que podem ser unificados) e ainda o acerto com data retroativa, com o sistema realizando todos os cálculos de entradas e saídas de forma automática.
Quer mais? Mantenha o estoque mínimo com base na sua demanda e através do controle inteligente de estoque. O sistema da Tedsys também permite que você trabalhe com mais de um estoque, caso você tenha um central e outros independentes.
A tecnologia está à sua disposição para ampliar a gestão, a segurança e a lucratividade da sua operação.
O time de Marketing da Tedsys é responsável por conectar tecnologia de ponta a empreendedores do varejo, ajudando-os a alcançar novos patamares de eficiência e resultados. Com foco em estratégias de comunicação, criação de conteúdo relevante e ações voltadas para o sucesso dos clientes, o Marketing Tedsys trabalha para destacar soluções inovadoras e práticas que transformam a gestão empresarial.