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Descrição de produto: exemplos e dicas para seu e-commerce

Você sabia que você pode perdendo dinheiro por causa da descrição de produto na sua loja virtual? Como assim?!

Mais de 70% das pessoas procuram por outro site quando não encontram informações suficientes sobre um produto. Esse dado foi encontrado pelo estudo o E-commerce Quality Index, uma pesquisa que avalia a qualidade do comércio eletrônico. 

Acredite: dedicar tempo para pesquisar e criar uma descrição de produto estratégia, valerá a pena!

Continue a leitura e fique por dentro!

O que é a descrição do produto? 

Quando pensamos em varejo online, uma das primeiras barreiras que o lojista encontra é conseguir fazer com o que o seu cliente tenha uma experiência equivalente a que ele teria comprando em uma loja física.

E não é fácil alcançar esse resultado, mas é possível! 

A descrição do produto é uma forma de suprir essa ausência sensorial que a venda no e-commerce pode causar.

Por isso, as descrições dos produtos devem ser a base de qualquer anúncio dentro do comércio eletrônico.

Pois é através dessas informações que os clientes poderão saber, em detalhes, do que se trata o produto que é anunciado.

Nesse contexto, sabendo que a descrição do produto deve sanar todas as possíveis dúvidas do público, ela deve responder perguntas como:

  • O que é esse produto?
  • Que problemas ele resolve?
  • O que o torna diferente de outros produtos?
  • Quais seus benefícios?
  • Do que é feito e de onde ele vem?
  • Como usar este produto?

Quando uma boa descrição destaca todas essas questões, o visitante terá informações suficientes para confirmar que está fazendo a escolha certa e fechar a compra.

Vejo o exemplo de uma descrição completa de um cosmético vendido pela Boticário:

Imagem destacando o produto, sem elementos de fundo, com a descrição dividia em quatro tópicos – Descubra mais sobre, Ingredientes que compõem este produto, Como usar e Ação / Resultado:

 

 

Dessa forma, investir um tempo para criar a descrição de produto para fornecer as informações que o seu consumidor necessita, é uma estratégia forte do campo de vendas.

Então, não economize palavras no momento de detalhar características, expor funcionalidades entre outros atributos.

Tente se colocar no lugar do cliente ao criar a descrição do produto, faça um exercício de empatia e entenda que assim como você possui exigências no momento da compra de um produto ou serviço, o seu cliente também tem.

Nesse contexto, se o cliente não tem experiências sensoriais, você deve seduzi-lo através das palavras. 

 

Importância de uma boa descrição de produto 

Vejamos agora alguns aspectos de relevância de uma boa descrição de produto: 

 

Maior transparência de informações 

Como introduzimos anteriormente, no e-commerce, os seus clientes não podem ter o produto em mãos para auxiliar na decisão de compra.

Por isso, a descrição é a sua principal ferramenta para apresentar o produto para o visitante.

Você já sabe quais requisitos o seu produto atende ou não, para qual público ele é indicado. 

Então seja 100% claro e transparente na descrição do seu anúncio. Não venda o que você não pode entregar, não aumente as vantagens do item quando ele realmente não as atende.

 

Gerar maior confiança ao usuário 

Você confiaria mais em uma loja onde os anúncios dos produtos têm uma descrição mal acabada ou em anúncios que contém uma descrição completa e que tira todas as suas dúvidas?

A resposta é óbvia! Afinal, um texto bem feito e original é sinal de profissionalismo, conhecimento e originalidade.

A desconfiança e insegurança são umas das principais barreiras para a compra online, muitas pessoas desistem de comprar em sites que possuem um design fraco, divulgam anúncios feitos às pressas, sem o mínimo de preocupação com o cliente. 

Por isso, utilize a descrição do produto para mostrar o comprometimento com a qualidade em todos os aspectos do seu negócio. 

Não somente, além da confiança, essa estratégia mostra que você conhece todos os detalhes do produto que vende e garante a eficiência dele.

Então, capriche no seu texto, para gerar credibilidade e conquistar o público!

 

Otimização dos processos de atendimento 

Uma descrição incompleta deixa os usuários perdidos com relação aos atributos e características dos produtos.

Em função disso, é comum ocorrer um congestionamento nos canais de atendimento da loja para tirar as dúvidas dos clientes.

Isso quando muitos visitantes não acabam desistindo da compra antes até de pedir ajuda ao atendimento!

Então, uma ótima maneira de melhorar essa relação com o seu público e desafogar seus canais de atendimento é caprichar no texto da descrição.

Quanto mais informações o consumidor já tiver acesso sem precisar ter um contato direto com a loja, melhor. Vale lembrar que as pessoas buscam praticidade e rapidez quando querem realizar uma compra na internet.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que colocar na descrição, verifique as mensagens que você já recebeu de compradores anteriores, procure na internet as perguntas mais frequentes sobre o produto ou fale com o seu fornecedor, ele também pode ajudar com informações mais ricas sobre o item.

 

Gerar desejo ao consumidor 

Uma descrição de produto bem feita deve ser sedutora, bem como persuasiva, incentivando o consumidor a comprar o item em questão. 

Uma forma de realizar a façanha de gerar desejo ao consumidor é listar os recursos e os benefícios que eles oferecem.

Dessa forma, os clientes conseguem identificar as vantagens mais atrativas.

Assim, será possível mostrar como os seus produtos podem sanar as dores do cliente, estimulando a sua decisão de compra.

 

Otimização do SEO do site 

Quem já trabalha com o SEO, sabe que adotar boas práticas dentro do site é de suma importância para manter a página nos primeiros resultados do Google.

Afinal, nos mecanismos de busca, sempre serão priorizados os anúncios mais acessados, que possuem as informações mais completas e palavras-chave que identifiquem o produto em questão.

Nesse sentido, evite termos muito genéricos, crie títulos atrativos, cuide da legibilidade com uma boa revisão ortográfica e evite copiar o anúncio concorrente.

 

Reforçar a autoridade da sua marca 

Quando a página de um produto vem acompanhada com informações técnicas detalhadas, as pessoas entendem que o anunciante é expert no assunto.

Nesse sentido, é reforçada a autoridade da sua marca, afinal, é transparecido o seu conhecimento sobre aquele produto.

Não somente o conhecimento sobre o assunto, mas também podemos mencionar aqui a prova social. 

Quando a sua loja já possui autoridade e além de vender produtos de qualidade, também oferecer uma experiência de compra diferenciada, automaticamente você terá comentários e avaliações positivas na sua loja.

E muitos compradores avaliam os comentários sobre o produto antes de efetuar a compra. 

 

Mostre o seu diferencial 

Uma excelente descrição do produto no e-commerce atrai os visitantes por gerar valor para sua empresa.

Por isso, a utilização dessa ferramenta é super importante para apresentar os diferenciais dos produtos anunciados.

Explorar a descrição do produto é o primeiro passo para mostrar que a sua loja é única e oferece produtos diferenciados. 

Mas não se limite ao produto, ok? Muitas vezes, o diferencial da sua loja está no seu atendimento, na embalagem, no layout do seu site, nas suas promoções.

O ideal é casar todas essas estratégias e conhecer muito bem o seu público. 

 

Como criar uma descrição de produto que venda mais 

Agora que você viu a importância de uma boa descrição de produtos, que tal pôr a mão na massa e atualizar os seus anúncios?

Para te ajudar nessa missão, aqui vão algumas dicas para você criar uma descrição de produto que vende mais, confira.

 

Escreva para o seu público alvo

Na hora de criar uma descrição de produto, é necessário saber o que as pessoas esperam daquele produto.

E para saber isso, é necessário conhecer o seu público alvo.

Então, crie uma persona para ser mais assertivo nas informações. A persona é aquele cliente ideal. Não basta dizer que o seu público é o feminino. É preciso ir além, entender se você está conversando com uma mulher que possui um empreendimento, possui filhos, gosta de viajar, etc. 

Sabendo para quem você está oferecendo aquele produto, sabendo para quem ele será útil, fica mais fácil utilizar argumentos de convencimento. Inclusive para a criação de um storytelling, que vamos falar mais à frente. ;D

 

Utilize Palavras-Chave

As palavras-chave devem aparecer naturalmente em títulos e descrições, para ter uma melhor otimização do SEO.

Falamos grego? Calma, vamos explicar. Quando falamos de SEO e palavras-chave estamos relacionando tudo ao mesmo objetivo: que a sua loja virtual seja encontrada entre os primeiros resultados nos sites de busca.

Para isso você precisará reservar um bom tempo de pesquisa e teste. Uma dica é estudar como o seu produto está sendo pesquisado no Google Trends, por exemplo.

Outra dica, é pesquisar nas plataformas de marketplace, como Mercado Livre, Magalu e Americanas, por exemplo. 

Faça um teste, escreva lá: caneca, você vai ser bombardeado com todos os tipos de canecas e vai demorar horas até encontrar a ideal.

Agora, se você pesquisar por “caneca personalizada Star Wars”, o resultado será mais específico, certo? 

Siga essa linha de raciocínio e faça com o que o público encontre mais facilmente o que procura usando as palavras-chave certas e que descrevam exatamente o que você está vendendo.

 

Escreva para quem tem pressa

Sem enrolação: escreva de forma objetiva que prenda a atenção do seu visitante.

A formatação também é extremamente importante, então, trabalhe bem nesse aspecto.

Geralmente, quem está fazendo uma busca por produtos, está com diversas janelas abertas, muitas vezes concorrentes, e você precisa se destacar nesse mar de informações.

Então, foque no destaque de palavras com negritos e use bullet points (tópicos) na descrição para atrair os olhos do leitor para as principais informações.

E, claro, não deixe de dar aquela revisada básica para conferir se não tem nenhum erro de português, ok?

 

Utilize a técnica de Storytelling

O Storytelling é uma estratégia bastante utilizada no marketing e você pode aplicar ela na descrição do produto também!

Basicamente, a ideia do storytelling é vender o produto através de narrativas. 

Então, aproveite o espaço das descrições para dar aquele “glow up” narrativo ao texto. 

Conte uma história, envolva o seu cliente em uma rápida jornada ajudando ele a entender mais sobre a sua marca e o seu produto.

Aqui, você pode conversar diretamente com aquela mulher empreendedora que falamos mais cedo, e explicar como o seu produto pode otimizar as tarefas do dia a dia, por exemplo.

Explore esses pontos para dar aquele “tempero” no seu produto e assim, cativar o visitante.

 

Dica extra: título do anúncio 

A nossa dica extra aqui é criar um título de anúncio chamativo e certeiro!

O título parece uma linha curta e de baixa relevância, mas essa é uma interpretação completamente errônea!

Os títulos fazem parte da estratégia de otimização de SEO e por isso, é preciso que eles sejam bem criados.

O título é a primeira descrição que o cliente encontrará ao procurar um produto no Google.

Então, de nada vale criar uma descrição completa do produto se o título for muito vago.

Capriche, coloque as informações essenciais do produto, mas de forma resumida. 

Digamos que você vende eletrônicos, vamos pegar um mouse, por exemplo. Você vai colocar no título: “Mouse + marca + bluetooth + cor”, e por aí vai.

Nesse cenário, se o seu título for completo, o SEO da sua loja será beneficiado, afinal estão lá as informações que o usuário buscou. 

 

Confira 3 exemplos de descrições de produto 

Tem muita descrição “meia-boca” na internet, em contrapartida, há lojas virtuais que capricham na descrição de produtos, mostrando que dão conta do recado quando o assunto são os detalhes.

Então, para te inspirar, trouxemos aqui 3 exemplos interessantes, confirma:

 

Tadah!

A Tadah! é uma loja virtual voltada para a venda de móveis e decoração. 

O interessante da Tadah! É a forma como a narrativa dos produtos é criativa e envolvente.

Olha só como eles descrevem o produto:

Boas práticas identificadas:

  • Uso de negritos para chamar a atenção do leitor a trechos específicos do texto;
  • Texto alinhado à esquerda, ajudando que a leitura não se perca;
  • Informações técnicas e essenciais como dimensões, materiais e peso suportado;
  • Storytelling com dicas de como o produto pode ser utilizado.

Época Cosméticos 

A Época é uma loja virtual de cosméticos e perfumaria que trabalha com produtos nacionais e importados.

Tendo em vista a ampla gama de produtos e sua relevância no e-commerce, a Época capricha na descrição dos produtos, trazendo bastante detalhes.


Boas práticas identificadas

  • Bullet points;
  • Indicações;
  • Dicas de uso;
  • Apresentação dos benefícios;
  • Descrição completa sobre o produto;
  • Especificações;
  • Recomendações.

Netshoes

A Netshoes é um dos maiores e-commerces do ramo de artigos esportivos, além disso, no quesito descrições a empresa é bastante assertiva.

Veja abaixo um exemplo de descrição de Tênis:

Boas práticas identificadas

  • Uso de intertítulos e negritos tornam o texto facilmente escaneável;
  • A separação da descrição em intertítulos (blocos menores de texto) que facilita a leitura dinâmica;
  • Apresentação da tecnologia;
  • Grande detalhamento.

Conclusão 

Criar a descrição do produto perfeito é trabalhoso, além disso, exige um amplo conhecimento sobre o produto que está sendo descrito.

Mas isso não é impossível!

Como você pôde ver ao longo desse artigo, existem algumas estratégias que podem te ajudar nessa missão.

E para ter um apoio completo na hora de cadastrar e preencher as informações do seu anúncio, traga a sua loja para a Tedsys! Nós te ajudamos com toda jornada para montar e personalizar a sua loja virtual. É só entrar em contato conosco!

Até a próxima e boas vendas!

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