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O que vender na internet: 15 ideias de produtos para começar sua loja virtual

Nos últimos anos, o e-commerce ganhou um destaque especial nas vendas como um todo, e um dos motivos é a maior aderência do público às compras online. Nesse cenário, começar uma loja virtual se tornou bastante vantajoso, tendo em vista a facilidade de venda.

Mas sabemos que começar a vender online não é tão simples assim e muitos lojistas travam no momento de selecionar os produtos certos para colocar à venda na internet. Por isso, vamos te dar uma mãozinha nessa escolha com dicas estratégicas para aumentar suas vendas!

Nesse artigo, separamos 15 ideias de produtos que já possuem uma procura significativa nas lojas de e-commerce e marketplaces, então anote aí:

Vantagens de vender na internet

Se ainda tem dúvida do que vender, provavelmente deve estar se perguntando, também, qual seria a vantagem de mudar ou iniciar uma estratégia de vendas voltada para o virtual, certo?

Aqui estamos falando com você, lojista, que já possui uma loja física, com seus clientes regulares e estratégias comerciais e de marketing voltadas para o clássico boca a boca, panfletos e também, promoções limitadas ao clientes que visitam sua loja, por exemplo.

E estamos falando também, com você que ainda não trabalha com vendas, mas que quer pegar essa fatia grande de bolo que o varejo online está oferecendo.

Em ambos os casos, entendemos que há o receio de arriscar, toda mudança gera esse tipo de preocupação. Por isso, vamos te mostrar, primeiro, quais os benefícios e facilidades que essa mudança pode proporcionar.

 

1 – Investimento inicial mais baixo

Montar uma loja física é bastante trabalhoso e requer altos investimentos para que a loja esteja pronta para atender os clientes.

E aqui estamos falando, por exemplo, de estudar o mercado local. O seu ponto físico possui localização estratégica? Quão difícil é para o consumidor encontrar a sua loja?

Vamos pegar uma loja de conveniência como exemplo. Para as conveniências que estão localizadas junto aos posts de gasolina o público destaque seria aquele que tem automóvel ou mora próximo ao estabelecimento.

Dessa forma, vale analisar que talvez seus custos com estacionamento, por exemplo, não precise entrar na conta ao final do mês.

Além disso, pense também no aluguel, gasto com funcionários, luz, materiais de trabalho, estrutura física em conformidade com todas as precauções de segurança e sanitárias necessárias, fora o investimento destinado ao seu produto, que inclui fornecedores, estoque, sistemas, etc.

Ufa, bastante coisa, certo? Agora pense em cortar boa parte desses gastos e ainda conseguir vender mais. Mas como?

Para começar no meio digital,  você precisa comprar um domínio para a sua loja virtual, escolher uma boa plataforma de gestão de e-commerce e gestão empresarial, de preferência, uma que abrace essas duas necessidades. Afinal, centralizar a administração de tudo em um só lugar, é economizar tempo e dor de cabeça.

E focar praticamente todo o seu esforço financeiro no seu produto (estoque, fornecedores, promoções, divulgação, frete).

 

2 – Alcance mais amplo de consumidores

Com a loja virtual, a sua empresa pode alcançar pessoas em qualquer lugar do mundo.  Simples assim.

Aqui, podemos usar novamente o exemplo anterior, sobre localização da física da loja. Trabalhar com esse único modelo de vendas limita demais as opções de alcance. Acaba que seus clientes se resumem aos que moram na sua cidade ou, até, no mesmo bairro.

Vender online é uma oportunidade para todo tipo de negócio. Pequenos e grandes empreendedores conseguem ter acesso à mesma parcela do público. Claro, com investimentos diferenciados, mas com o mesmo alcance.

Por isso, é importante estruturar a gestão do seu negócio desde o básico, pois se você estiver fazendo tudo dentro do planejado, suas vendas irão escalar para qualquer canto que o seu público estiver.

Já pensou, um dos seus clientes mais fiéis mudou de cidade e não consegue viver sem o seu produto. Você vai perder essa oportunidade ou estreitar ainda mais o seu relacionamento com ele?

 

3 – Comodidade

Todo mundo pode fazer tudo do conforto da sua casa. Você pode administrar seu negócio de qualquer canto e seu cliente pode comprar os seus produtos do sofá de casa dele.

Chega de perder tempo no trânsito caótico, gastos com gasolina, estacionamento, aglomerações e filas. Se podemos evitar todo esse estresse, por que não?

Por isso, as vendas e compras online são uma vantagem para lojistas e consumidores. Você, lojista, pode direcionar o valor total que seria gasto em cada um desses momentos para auxiliar em outras estratégias que realmente tenham impacto direto nas suas vendas.

Outra vantagem em relação à comodidade é que grande parte das empresas também já possuem estrutura online para lhe atender. Pagamentos em bancos, gestão de entregas, estoque e logística. Tudo, hoje, controlado e realizado virtualmente. Vender online, é só mais um passo.

 

4 – Venda 24h 

Quer uma vantagem mais prática que essa?

Você não precisar parar suas vendas nos feriado, porque passou do horário comercial ou porque faltou luz. A sua loja virtual fica “aberta” 24h por dia, todos os dias! Você vende dormindo.

Mas, novamente, para o seu negócio ter condições de atender essa demanda, você tem que ter controle de tudo e em tempo real.

Você precisa ter acesso a relatórios diários dos produtos que foram vendido, disponibilidade de estoque, frete. Tudo que a sua operação não falhe.

Inclusive, no atendimento. Sim, o consumidor que realiza uma compra às 3 horas da madrugada, pode ter dúvidas sobre o produto e quando falamos desse consumidor 5.0, temos que levar em consideração o seu senso de urgência e exigência. Um atendimento online eficiente e ágil, é fundamental. Pense nisso!

 

Como escolher o produto certo para vender na internet

Para escolher o produto certo para vender na internet não há segredo. Primeiramente, é necessário um estudo de mercado, para compreender o que está em alta e se você, empreendedor, possui alguma afinidade com segmento.

Como assim? Quando você vai discursar e defender um ponto de vista, você com certeza, já entende sobre o assunto e possui autoridade o suficiente para conquistar o convencimento do público, certo?

Com a venda de produtos online, não é muito diferente. O ideal, para quem está começando, é que você já conheça o seu produto e entenda como ele pode ser a solução para o consumidor.

Mas digamos que, de acordo com a pesquisa de mercado que você realizou, foi visto que o produto não é escalável. Você pode trabalhar com variações desse produtos ou produtos complementares. O que facilita, é que você já possui um conhecimento prévio do público. Agora é direcionar esforços para o que lhe trará mais lucro.

Dessa forma, é possível ter uma maior autoridade, afinal, as pessoas confiam mais em quem sabe bem o que vende. O importante, a princípio, é focar em um nicho específico e assim, turbinar a divulgação e vendas.

A seguir, vamos falar sobre alguns seguimentos que nunca saem da tendência e estão sempre na mira do público, confira!

 

1. Materiais de construção

O crescimento na venda virtual dos materiais de construção se dá devido à crescente necessidade das empresas de se adaptar.

Com a pandemia da Covid-19, essa foi umas das indústrias que teve uma necessidade imperativa de se adaptar às vendas online, por ser um serviço essencial. Afinal, seus clientes não poderiam sair de casa, mas as vendas não poderiam parar.

Por isso, sabemos que este segmente segue com vantagem. A procura por materiais de construção é sempre contínua.

 

2. Padarias

Nos últimos anos, comprar alimentos via delivery tornou-se um fenômeno, graças à ascensão de plataformas famosas nesse ramo, como o Rappi e IFood. 

Trabalhar com venda de alimentos sempre foi uma escolha positiva. E o público que já está acostumado a fazer pedidos de restaurantes, com certeza também verá com um diferencial, ter acesso a produtos de panificação. 

Outra vantagem é poder fidelizar esse cliente para compras diárias. Pense com a gente, não é todo dia que o consumidor opta por pedir comida de restaurante ou comer uma pizza de noite.

Mas todo dia é bom ter aquele pão fresquinho no café da manhã, não é mesmo?

 

3. Você pode vender moda e acessórios na internet

O grande público consumidor de moda e acessórios está conectado na internet, então seria um imenso desperdício perder esses potenciais clientes, não é mesmo?

O interessante das lojas virtuais de moda e acessórios é que elas combinam super bem com as redes sociais, uma das principais fontes de captação de clientes.

 

4. Perfumaria e cosméticos

Perfumes e cosméticos são cada vez mais procurados online. De acordo com levantamento da Escola de E-commerce, esse é um segmento que está entre as 5 categorias mais vendidas por anos seguidos.

Então investir em lojas virtuais nesse segmento é uma boa oportunidade para se dar bem nas vendas.

 

 

5. Calçados

Mais um segmento que pode ser bastante explorado. Só em 2020, as vendas de calçados online cresceu 26,7%, de acordo com o site Seu Dinheiro.

E esse produto ainda te oferece uma gama de opções. Você pode vender apenas calçados esportivos, ou calçados femininos, calçados produzidos de forma 100% sustentável.

Estude o publico ideal para você e venda mais!

 

6. Joalheria

Vender joias online tem vantagens como: peso do produto, facilidade para encontrar fornecedores, embalagens pequenas.

Segundo o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), o mercado de semi joias fatura R$ 600 milhões ao ano. Além disso, ainda possui um público potencial significativo.

Mas, assim como os calçados, nesse caso, também é importante definir o público certo antes de começa a vender, ok?

 

7. Casa e decoração

Comprar artigos de casa e decoração é trend na internet, graças às constantes inspirações que as pessoas encontram nas plataformas de ideias, como o Pinterest ou perfis no instagram voltados para esse fim.

E ainda, esse é outro segmento que também ganhou destaque por causa da pandemia. Passando mais tempo em casa, o consumidor resolveu adequar o ambiente para o home office, assim como, mudar a decoração, colocar em prática aquela ideia antiga de mudar móveis de lugar e redecorar o quarto, por exemplo.

 

8. Pet shop

Os cuidados com os pets também são uma aposta certa para vender online, confira:

Dados divulgados pelo Instituto Pet Brasileiro (IPB), revelam que são mais de 141,6 milhões de pets dentro dos lares brasileiros. E o setor ainda faturou R$ 40,1 bilhões no ano passado.

Por que não fazer parte do público que pegou uma parcela desse faturamento?

 

9. Lanchonete

O delivery de comida é sucesso há muitos anos, desde os clássicos telefonemas para os estabelecimentos de alimentação até as vendas atuais, por aplicativos.

Caso decida por ter uma venda, para sua lanchonete, exclusivamente online, você consegue economizar na estrutura, contratação de profissionais, atendimento. E o seu diferencial será oferecer um produto único, com um ingrediente exclusivo ou combos promocionais, por exemplo.

 

10. Papelaria

Com o impulsionamento do home office, o comércio de papelaria é uma grande oportunidade de vendas.

Investir em um bom marketing e variedade de produtos e a sua papelaria será um sucesso.

 

11. Suplementos e produtos naturais

O crescimento da influência fitness e de hábitos mais saudáveis mudou o dia-a-dia do consumidor a sua preocupação com a saúde. 

Hoje, as lojas que oferecem suplementos e produtos naturais são um apelo especial para o consumidor que está mais consciente dos cuidados que precisa ter com o seu bem estar. Ou seja, esse é um nicho que, com certeza, não vai sair de moda.

 

12. Loja de presentes

Não tem erro, as datas comemorativas estão sempre aí, atraindo cada vez mais pessoas que querem presentear seus entes queridos e amigos.

Uma loja de presentes pode tanto atender a um público específico, por exemplo, presentes focados no público que gosta de quadrinhos e produtos geek.

Ou, pode oferecer uma variedade maior para dia crianças, dias dos pais, dia das mães, produtos religiosos e por aí vai.

 

13. Eletrônicos e informática

O e-commerce de eletrônicos e informática é, sem dúvidas, um sucesso. Temos aqui, um foco em consumidores que querem estar sempre atualizados no mundo da tecnologia. 

Aparelhos celulares de última geração e computadores melhores para trabalhar de casa são sempre os mais pesquisados. E hoje, temos ainda, as casas inteligentes com tudo realizado através de comando de voz ou de aparelhos eletrônicos.

Só fiquei atento(a) para oferecer sempre os produtos mais atuais, já que esse mercado está sempre em constante evolução.

 

14. Loja de conveniência

O e-commerce não deixa de ser considerado como uma loja de conveniência, já que por conceito, uma loja de conveniência oferece maior comodidade ao consumidor por ser perto da sua casa.

 

Nesse sentido, você oferece uma diversidade maior de produtos, entre comidas, bebidas e bomboniere em um único lugar. Mesmo princípio estratégico da padaria, mas com produtos diferentes. 

 

15. Autopeças

O negócio online de acessórios de automóveis movimenta aproximadamente R$ 483 milhões todo ano, de acordo com dados da Escola de E-commerce.

Além disso, temos também marketplaces que disponibilizam essa categoria de produto para venda. Se você escolher um bom fornecedor, trabalhar com a venda de autopeças é uma oportunidade bastante interessante de vendas.

Mas não se esqueça de se certificar que os produtos são de qualidade, afinal, clientes do ramo auto são bem exigentes. 

 

Como ter sucesso na hora de vender na internet?

Agora que você viu os principais segmentos para investir em uma loja virtual, então está na hora de conhecer as estratégias necessárias para ter sucesso nas vendas.

Então, independente da sua escolha, tenha em mente que você deve:

 

Ter uma loja virtual estruturada e com layout agradável

A experiência do cliente na sua loja virtual é um dos fatores que definirá se ele fechará a compra com você ou não.

Por isso, dedique tempo e estudos para estruturar a sua loja virtual, para que ela seja de fácil utilização e que o layout seja agradável e acessível ao público.

 

Ter uma loja virtual segura

Quando o assunto são os dados sensíveis dos clientes (como dados bancários, bem como dados pessoais) é superimportante que a loja virtual assegure que a compra seja segura.

Erros relacionados à cibersegurança geram desconfiança por parte do público, que pode não voltar a comprar mais com você.

Para saber mais sobre questões de segurança em sua loja virtual, veja aqui nosso artigo sobre certificados SSL e TLS.

 

Cuide da logística para vender na internet

Analise bem como será a logística de armazenamento e entrega dos produtos. 

Não basta criar uma boa estratégia de marketing e não conseguir entregar em tempo hábil os pedidos.  

 

Ter canais de atendimento ao consumidor

O suporte ao cliente é necessário desde a pré-venda até o pós-venda. 

Nesse sentido, as lojas virtuais precisam disponibilizar diversos canais de atendimento ao consumidor para que eles tirem suas dúvidas e tenham as devidas orientações.

Seja por e-mail, Whatsapp, aplicativo da loja, telefone, chatbot. O cliente tem que achar a sua loja e ajuda da forma mais rápida possível.

 

Construir um funil de vendas

Para ter um crescimento de vendas, é necessário investir tempo na criação do processo.

E uma das primeiras fases a ser estruturada é o seu funil de vendas, que deve ser executado do princípio ao fim.

Ou seja, você precisa atrair o cliente, mostrar que você tem a solução para os problemas dele e que convencê-lo de comprar o seu produto.

Além disso, é necessário acompanhar o andamento das negociações e os gargalos desse funil. Fazer um estudo completo do seu mercado.

 

Definir as personas da sua loja é importante para vender na internet

Definir a persona da sua loja virtual é um ponto chave para conseguir montar a estratégia da sua loja e essa definição vem antes, ainda do seu funil de vendas.

A persona é a idealização do seu cliente ideal, e é comum que você mais de um perfil de cliente ideal.  objetivo da persona é que entenda de forma detalha quem é o seu público, se é o Marcos, pai solteiro, gosta de frequentar academia, mora em apartamento e está em busca aparelhos de academia para treinar em casa.

Ou se você está falando com a Aline, mora sozinha, formada em moda, que acabou de abrir um negócio online para vender roupas e está em busca de um sistema que a ajude a gerenciar todas as etapas do seu negócio.

Viu como a persona é muito mais específica que o público-alvo? E esses são apenas alguns exemplos básicos, no geral elas são ainda mais completas.

Mas é através dela que você poderá personalizar sua comunicação e torná-la mais efetiva e persuasiva.

 

Ter um bom planejamento de Marketing é um diferencial para vender na internet

Quando o assunto é marketing digital, as melhores estratégias para alavancar a visibilidade da sua empresa são as que possuem um planejamento bem definido.

Não adianta você “atirar para todos os lados”, investir em Ads (anúncios pagos), criar vídeos, fazer 5 publicações por dia nas redes sociais, se o seu público não acessa nenhum desses canais.

Crie uma estratégia com quem entende do assunto (assessoria ou agência especializada) e direcione, de forma planejada  seus investimentos,. Assim que tudo estiver definido e suas campanhas estiverem dando retorno seus clientes virão até a sua loja de forma orgânica.

 

Integre o estoque de sua loja física com sua loja virtual

Caso você já tenha uma loja física e uma virtual, e esteja encontrando problemas para integrar o estoque de ambas, sabia que o PDV da sua loja física e da loja virtual podem funcionar sinergicamente?

Bem, para que isso ocorra, é necessário que as vendas de uma sejam consideradas nos registros da outra.

Dessa forma, é de suma importância que o controle de estoque e fluxo de caixa estejam integrados.

Nesse contexto, a principal alternativa para integrar lojas físicas e virtuais é utilizar um sistema de gestão empresarial.

A integração do PDV e e-commerce pode ser otimizada através de práticas que podem ser adotadas para maximizar a experiência do seu cliente em suas lojas física e virtual. 

 

Conclusão

Como você pôde notar, para começar a vender online, não basta apenas definir qual em segmento investir. Na realidade, existe uma estrutura que deve ser preparada para começar nessa jornada.

Nada é impossível com um bom planejamento, bem como estratégias próprias para o seu negócio!

Por isso, foque em estudar num estudo de mercado detalhado, entenda a necessidade do seu público e saiba qual solução apresentar para ele.

E aí, esse conteúdo foi relevante para você? Então, leia mais sobre negócios e vendas acessando os artigos que disponibilizamos aqui no blog!

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